quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Turma: 62 - Geografia - Prof. Evandro - 16/11 - 21/11.

 

Nome:                                                        Turma: 62                      Data: 16/11 – 21/11

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana, vamos trabalhar com a água. Após tem uma tarefa para o dia 21/11.

2º Momento: - Seguem as páginas do livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Águas

102 até 110

3º Momento: Leitura do texto.

Planeta água

      “Terra, Planeta Água” é um dos versos de uma música do início da década de 1980. Até hoje essa canção é muito lembrada quando o tema é a importância da água e da preservação desse recurso natural.

      Muitas vezes se diz que a Terra poderia ser chamada de "Planeta Água", como na música, porque 70% da superfície terrestre é coberta por água. A porção restante corresponde às terras emersas (continentes e ilhas). De toda a água que existe na Terra, apenas uma pequena parcela corresponde às águas doces e está disponível para o consumo imediato. A maior parte, quase a totalidade, corresponde às águas salgadas.

     A quantidade de água no planeta é a mesma há bilhões de anos. Isso só é possível porque a água está em constante movimento. As diferenças de temperatura fazem com que a água circule constantemente entre terras emersas, oceanos e atmosfera, promovendo o ciclo da água – ou ciclo hidrológico. Ao utilizar a água e desenvolver diversas atividades, os seres humanos interferem nesse ciclo.

 


Oceanos e mares

      Oceano é uma grande massa líquida salgada que circunda os continentes. Os mares são menores que os oceanos, apresentam menor profundidade e maior variedade de temperatura, salinidade (maior ou menor quantidade de sais minerais presentes nas águas dos oceanos ou em alguns tipos de solo.)e transparência das águas.

       Além dos diversos usos humanos (pesca, transporte, lazer, extração de sal e outros minerais, produção de energia maremotriz (energia renovável gerada pela força das marés, fenômeno de alteração do nível das águas de mares e oceanos causada pela interferência gravitacional da Lua e do Sol.) etc.), os oceanos e mares têm grande importância para a dinâmica ambiental terrestre.

     As primeiras formas de vida desenvolveram-se nos oceanos há mais de 3,5 bilhões de anos. Hoje, os oceanos apresentam uma rica biodiversidade, que inclui desde minúsculas algas até a baleia-azul, o maior animal do mundo.

     No relevo, oceanos atuam desgastando as rochas e transformando as feições do litoral. Também desempenham papel fundamental no ciclo da água e, portanto, no equilíbrio climático:

      • moderam as variações de temperatura ao absorver grande parte da radiação solar que atinge a Terra, liberando esse calor com a evaporação da água, que vai para a atmosfera formar nuvens e chuvas;

      • abrigam várias espécies de algas responsáveis pela produção de mais da metade do oxigênio que se encontra na atmosfera terrestre (as algas também servem de alimento para animais marinhos).


Rios e bacias hidrográficas

       Rios são cursos-d ‘água que se formam a partir do derretimento das geleiras ou da água das chuvas que vão penetrando pelo solo até formar estoques de água subterrânea.

       Nos locais onde essa água emerge para a superfície, geralmente nas partes mais altas do relevo, formam-se as nascentes dos rios.

         Visíveis ou ocultos, no campo ou na cidade, todos os rios fazem parte de uma bacia hidrográfica, área constituída por um rio principal e seus afluentes, as formas de relevo, a

vegetação, as rochas e os solos, além dos diferentes tipos de ocupação humana. Geralmente a bacia hidrográfica recebe o nome do rio principal que dela faz parte.


 




4º Momento: Atividades – registrar no caderno

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo (WhatsApp) da turma, me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

1. Qual o percentual de água salgada e de água doce no planeta Terra?

 

2. Por que nem toda água doce da Terra está disponível para consumo imediato?

 

3. Observe o mapa Mundo: Oceanos e mares e responda às questões.

a) Que oceano separa a América da África?

 

b) Que oceanos banham a Ásia?

 

c) Que mar separa a África da Europa? E a África da Ásia?

 

d) Que oceano banha o litoral do Brasil?

 

4. Observe o figura: Bacias hidrográficas:

a) Qual é o divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios A e B?

b) Observe o curso do rio principal em cada uma das bacias. Explique a relação entre as altitudes, as formas do relevo e as características do curso de cada uma delas.

 

c) Imagine que um dos rios principais é o rio Manso, o outro é o rio Bravo, e que esses nomes têm relação com as características deles. Sabendo disso, identifique os rios A e B.

 

d) Qual das bacias tem rios mais favoráveis à navegação? Explique.

 

e) Por que os mananciais e cabeceiras são protegidos por lei?

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Fonte: Geografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.


Atividades para o dia 21/11:

Clique no link para responder às questões: bom trabalho.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeamo3zDt_ZB7rCvKbiPawp3d5HykZFQam2gQj_2saIjBBSSg/viewform?usp=sf_link

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