|
Nome:
Turma: 62 Data: 16/11 – 21/11 |
1º Etapa: Nesta semana, vamos trabalhar com a água. Após tem uma tarefa para o dia 21/11.
2º Momento: - Seguem as páginas do livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.
|
Conteúdos |
Páginas para leitura
– Livro didático |
|
Águas |
102 até 110 |
3º Momento: Leitura do
texto.
|
Planeta
água “Terra, Planeta Água” é um dos versos
de uma música do início da década de 1980. Até hoje essa canção é muito
lembrada quando o tema é a importância da água e da preservação desse recurso
natural. Muitas vezes se diz que a Terra poderia
ser chamada de "Planeta Água", como na música, porque 70% da
superfície terrestre é coberta por água. A porção restante corresponde às
terras emersas (continentes e ilhas). De toda a água que existe na Terra, apenas
uma pequena parcela corresponde às águas doces e está disponível para o consumo
imediato. A maior parte, quase a totalidade, corresponde às águas salgadas. A quantidade de água no planeta é a
mesma há bilhões de anos. Isso só é possível porque a água está em constante
movimento. As diferenças de temperatura fazem com que a água circule
constantemente entre terras emersas, oceanos e atmosfera, promovendo o ciclo
da água – ou ciclo hidrológico. Ao utilizar a água e desenvolver diversas
atividades, os seres humanos interferem nesse ciclo. Oceanos
e mares Oceano é uma grande massa líquida
salgada que circunda os continentes. Os mares são menores que os oceanos,
apresentam menor profundidade e maior variedade de temperatura, salinidade
(maior ou menor quantidade de sais minerais presentes nas águas dos oceanos
ou em alguns tipos de solo.)e transparência das águas. Além dos diversos usos humanos (pesca,
transporte, lazer, extração de sal e outros minerais, produção de energia
maremotriz (energia renovável gerada pela força das marés, fenômeno de
alteração do nível das águas de mares e oceanos causada pela interferência gravitacional
da Lua e do Sol.) etc.), os oceanos e mares têm grande importância
para a dinâmica ambiental terrestre. As primeiras formas de vida desenvolveram-se
nos oceanos há mais de 3,5 bilhões de anos. Hoje, os oceanos apresentam uma
rica biodiversidade, que inclui desde minúsculas algas até a baleia-azul, o
maior animal do mundo. No relevo, oceanos atuam desgastando as
rochas e transformando as feições do litoral. Também desempenham papel
fundamental no ciclo da água e, portanto, no equilíbrio climático: • moderam as variações de temperatura
ao absorver grande parte da radiação solar que atinge a Terra, liberando esse
calor com a evaporação da água, que vai para a atmosfera formar nuvens e
chuvas; • abrigam várias espécies de algas
responsáveis pela produção de mais da metade do oxigênio que se encontra na
atmosfera terrestre (as algas também servem de alimento para animais
marinhos). Rios e bacias hidrográficas Rios são cursos-d ‘água que se formam
a partir do derretimento das geleiras ou da água das chuvas que vão
penetrando pelo solo até formar estoques de água subterrânea. Nos locais onde essa água emerge para
a superfície, geralmente nas partes mais altas do relevo, formam-se as
nascentes dos rios. Visíveis ou ocultos, no campo ou na
cidade, todos os rios fazem parte de uma bacia hidrográfica, área
constituída por um rio principal e seus afluentes, as formas de relevo, a vegetação, as rochas
e os solos, além dos diferentes tipos de ocupação humana. Geralmente a bacia
hidrográfica recebe o nome do rio principal que dela faz parte. |
|
4º Momento: Atividades – registrar no caderno ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou
no grupo (WhatsApp) da turma, me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou
envio de tarefas. 1. Qual o percentual
de água salgada e de água doce no planeta Terra? 2. Por que nem toda
água doce da Terra está disponível para consumo imediato? 3. Observe o mapa
Mundo: Oceanos e mares e responda às questões. a) Que oceano separa
a América da África? b) Que oceanos banham
a Ásia? c) Que mar separa a
África da Europa? E a África da Ásia? d) Que oceano banha o
litoral do Brasil? 4. Observe o figura:
Bacias hidrográficas: a) Qual é o divisor
de águas entre as bacias hidrográficas dos rios A e B? b) Observe o curso do
rio principal em cada uma das bacias. Explique a relação entre as altitudes,
as formas do relevo e as características do curso de cada uma delas. c) Imagine que um dos
rios principais é o rio Manso, o outro é o rio Bravo, e que esses nomes têm
relação com as características deles. Sabendo disso, identifique os rios A e
B. d) Qual das bacias
tem rios mais favoráveis à navegação? Explique. e) Por que os
mananciais e cabeceiras são protegidos por lei? _____________ Fonte:
Geografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais
/ Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov
Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. |
Atividades para o dia 21/11:
Clique no link para responder às questões: bom trabalho.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.