Atividades domiciliares n.º 33/Turma 72/ Ciências/Prof.ª Andrea.
Nome do aluno:
Período de:16/11 à 20/11/20
Datas das Aulas: 16/11 e 20/11/20 (03 períodos)
Instruções:
Copiar no caderno de Ciências.
Consultar o livro de Ciências nas Páginas 99 e 100/ livro de Ciências Teláris/7ºano .
Assistir aos vídeos indicados no final da atividade,para melhor compreensão dos conteúdos.
Atividade domiciliar 33:Diversidade de Ecossistemas/ Ecossistemas Aquáticos/Cadeia alimentar aquática.
Cadeia alimentar aquática
A cadeia alimentar ou cadeia trófica, é uma sequência de transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual observamos organismos servindo de alimento para outros. As cadeias alimentares são compostas por organismos divididos em três categorias:
Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia alimentar como as plantas e as algas.
Consumidores: Organismos que necessitam alimentar-se de outros organismos, ou seja, seres heterotróficos.
Decompositores: Organismos que realizam decomposição, processo em que esses seres retiram da matéria orgânica morta a energia necessária para sua sobrevivência e devolvem importantes substâncias para o meio.
O esquema básico de uma cadeia alimentar não varia muito entre um sistema terrestre e um sistema aquático.A cadeia alimentar aquática é composta da seguinte maneira:
Produtores primários:São as algas e as bactérias que também realizam a fotossíntese.
Consumidores primários:São geralmente animais herbívoros que se alimentam de algas microscópicas ou macroscópicas e até mesmo de bactérias. Este nível geralmente consiste em zooplâncton e outros organismos herbívoros.
Consumidores secundários:Os consumidores secundários destacam-se como animais carnívoros, alimentando-se dos herbívoros do nível inferior. Eles podem ser peixes, artrópodes, aves aquáticas ou mamíferos.
Consumidores terciários:Os consumidores terciários são os super-carnívoros, animais carnívoros que se alimentam de outros carnívoros, aqueles que formam o elo de ligação dos consumidores secundários.
Um exemplo da descrição de cadeia alimentar seria:O fitoplâncton, que é formado por organismos fotossintetizantes, é o produtor. O fitoplâncton serve de alimento para o krill, que se comporta, portanto, como consumidor primário. O krill serve de alimento para o pinguim, que pode ser classificado como consumidor secundário. Por fim, a foca alimenta-se do pinguim, se comportando como um consumidor terciário.
fontes pesquisados:https://www.peritoanimal.com.br/cadeia-alimentar-aquatica-23272.html
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-cadeia-trofica.htm
Assista aos vídeos para auxiliar na compreensão do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=eWSlmEnb_Mo
https://www.youtube.com/watch?v=rXrdnsKu-9A
Encaminhe suas dúvidas, de Segunda a Sexta, das 8h às 17h para meu whatsapp ou para o email:professora.andreaxavier@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.