quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 16/11 - 21/11

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 16/11 – 21/11

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos trabalhar com os aspectos naturais do continente africano.

2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Continente africano

220 até 231

Sugiro fazer as questões pelo Formulários Google: Clique no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJ7rzT9M-PKC4bNlPPnA93De2WxmifvtHJr_N0d7TJH515lw/viewform?usp=sf_link


3º Momento:  Fazer a leitura do texto.

Relevo

       O relevo do continente africano é antigo e suas altitudes são relativamente baixas. É constituído predominantemente por planaltos bastante desgastados pelos processos erosivos, com altitudes médias inferiores a 1 500 metros. Entre os planaltos há áreas de depressão cobertas por lagos e cortadas por importantes rios. As planícies não são muito extensas, localizando-se ao longo do curso dos rios e no litoral.

       Algumas formações destacam-se no relevo africano, como:

• Cadeia do Atlas: localizada no noroeste do continente, entre a planície úmida do litoral e o deserto do Saara. Trata-se de conjunto montanhoso, com picos acima de 4 000 metros.

• Cadeia Drakensberg: localizada no sul do continente, é uma formação antiga onde se localizam os Montes Thabana Ntlenyana, cujas altitudes podem atingir quase 3 500 metros.

• Planaltos Orientais: localizados no leste do continente, em áreas de instabilidade geológica com ocorrência de vulcões e sujeitas a terremotos. Trata-se de planaltos vulcânicos, destacando-se o Planalto da Etiópia e o dos Grandes Lagos. Na região, há uma grande falha geológica direcionada no sentido norte-sul, denominada Rift Valley, e depressões alongadas onde se situam centenas de lagos, com destaque para os lagos Vitória, Tanganica e Niassa.



Hidrografia, Clima e vegetação

       Alguns rios africanos estão entre os maiores do mundo, como o Nilo e o Congo. A maioria deles atravessa planaltos e apresenta cursos irregulares com cascatas e vales estreitos. Essa característica dificulta a utilização para a navegação, mas, por outro lado, apresenta grande potencial de utilização para geração de energia.

       O Nilo tem sua nascente localizada no Lago Vitória, na porção centro-oriental do continente. Ao longo de seu curso, passa por diferentes países e atravessa o Saara. É bastante utilizado para geração de energia, irrigação e transporte.

      O rio Congo nasce no Planalto Oriental e deságua no oceano Atlântico. A bacia do Congo tem alto potencial energético, contando com mais de quarenta usinas hidrelétricas instaladas.

       Na África Ocidental, o rio Níger é importante para a agricultura e a produção de energia, destacando-se pela presença de áreas petrolíferas na região de seu delta. Na África Setentrional, o rio Zambeze é aproveitado para a produção de energia e para a pesca. Apresenta em seu curso as Cataratas de Vitória, consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco.

      O continente africano também apresenta muitos lagos, principalmente na porção centro- -oriental. O maior lago da África, localizado no Planalto dos Grandes Lagos, é o Vitória, cuja superfície ultrapassa 68 mil km².

      Do ponto de vista do clima e da vegetação, o continente africano é caracterizado pelo que se denomina “paisagem em espelho”. Isto quer dizer que, comparando-se as áreas ao norte e ao sul da linha do equador, são observadas semelhanças na ocorrência espacial dos tipos de clima, que por sua vez influenciam os tipos de vegetação.

     A maior parte da África está localizada na zona térmica intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). Este é um dos principais fatores que se relacionam à ocorrência, na maior parte do território, de tipos de clima com médias de temperatura elevada, embora variem quanto à umidade por causa de outros fatores, como a atuação de correntes marítimas.




  



4º momento: Atividades

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

Link resumo: https://youtu.be/Xgnk2_1YAWc

1) Entre que altitudes se encontra a maior parte do território africano?

2) Qual o pico mais elevado da África? Qual sua altitude?

3) Que formações vegetais ocorrem nas áreas de clima equatorial?

4) Que tipo de clima está associado à ocorrência das estepes?

5) Explique o padrão de distribuição dos climas e formações vegetais no território africano.

6) Compare os mapas de clima e vegetação com o mapa físico e responda às questões:

Observe atentamente os mapas – clima, relevo e vegetação e responda às questões a, b e c.

a) O que você observa sobre a rede hidrográfica nas áreas de clima desértico?

 

b) Que tipo de vegetação ocorre no Planalto da Etiópia? Como essa ocorrência se relaciona com o relevo e com o clima da região?

 

c) A Bacia do Congo é a segunda maior em volume de água do mundo. Que relação há entre esse fato e os tipos de clima e de vegetação que ocorrem nessa região?


Atividade extra para o dia 21/11: Clique no link e responda, bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.