segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Turma 92 - Educação Física - Professor Guilherme

                                                                          


 

ATIVIDADES DOMICILIARES

Turma 91/92 - Educação Física - Professor Guilherme

 

Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

 

Atividade de Educação física.

 

Professor: Guilherme Neto

Turma: 91/92

Atividades referentes ao período de: 09/11/2020 à 13/11/2020.

NOME:

 

Instruções:

A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.

DEVE SER ENTREGUE ATRAVÉS DA FOTO DO CADERNO POR WHATSAPP OU EMAIL.

 

REGRAS DO BASQUETE II

INFRAÇÕES DO RELÓGIO

Para garantir maior dinamicidade às partidas, algumas regras do basquete que envolvem tempo de posse de bola são aplicadas:

– Regra dos 3 segundos: um jogador não pode ficar na área restrita do garrafão sem a posse de bola por mais de 3 segundos;

– Regra dos 5 segundos: um jogador em posse de bola que esteja sendo marcado por um adversário não pode segurar a bola por mais de 5 segundos consecutivos sem tentar realizar um drible ou passar a bola;

– Regra dos 8 segundos: um time que estiver com a posse de bola em sua metade defensiva da quadra tem 8 segundos para avançar até a metade ofensiva;

– Regra dos 24 segundos: um time que estiver em posse de bola tem até 24 segundos para arremessar a bola em direção à cesta. Se o cronômetro zerar enquanto a bola estiver no ar, a jogada permanece válida. Se o ataque ficar com o rebote ofensivo, ele volta a ter 24 segundos para construir outra jogada, desde que a bola tenha batido no aro na tentativa anterior de arremesso.

Em todos os casos, se o jogador/equipe ultrapassar o limite máximo de segundos, perderá a posse de bola e o adversário ganhará a reposição na linha lateral mais próxima.

FALTAS

Assim como em outros esportes coletivos, existem regras do basquete que aplicam faltas durante o andamento da partida. Elas podem receber diferentes classificações:

Faltas defensivas: 
– Bloqueio irregular: quando um adversário faz o movimento do arremesso em direção à cesta, seu braço não pode ser tocado. Se o jogador da defesa tocá-lo, será considerada falta em forma de lances livres, com valor equivalente aos pontos que envolvem a jogada. Ou seja, se o jogador tentou um arremesso de dois pontos e sofreu a falta, ele receberá dois lances livres. Se tentar um arremesso de três pontos, receberá três lances livres.
         Caso o jogador, mesmo sofrendo a falta, acerte a cesta, seu time receberá os pontos correspondentes e ainda terá um lance livre como “bônus”. Assim, se ele tenta um arremesso de três pontos, sofre a falta durante o movimento, ainda assim acerta a cesta e converte o lance livre adicional, sua equipe fará quatro pontos numa única jogada.

– Bloqueio na descendente: quando se faz um arremesso em direção à cesta e a bola, após atingir o ápice da parábola, começa a fazer o movimento descendente (“caindo”), o jogador da defesa não pode tocá-la. Caso ele encoste na bola, será considerada uma cesta automática e o time que arremessou ganhará os pontos correspondentes (2 ou 3 dependendo de onde foi feito o lançamento).

– Falta comum: contato físico exagerado, utilizado para desequilibrar o oponente. O time que sofre a falta repõe a bola na linha lateral mais próxima.
A cada período, a partir da 5ª falta defensiva comum e/ou bloqueio irregular, a defesa dá ao adversário o direito a dois lances livres automaticamente.

Na NBA, em conjunto com esta regra, outra também é aplicada: mesmo que um time não tenha atingido esse número de faltas, da 2ª falta em diante nos dois últimos minutos de cada período, o adversário recebe dois lances livres automaticamente.

OBS: Quando um jogador atinge cinco faltas pessoais durante o mesmo jogo, ele é excluído da partida e deve ser substituído por um de seus companheiros que esteja no banco de reservas.

Faltas ofensivas:
– Um jogador que esteja em posse da bola e parta para cima do adversário, causando contato exagerado com o mesmo, pode ser creditado com uma falta;

– Andada: um jogador em posse da bola não pode caminhar segurando a mesma em suas mãos. Da mesma forma, ele não pode retirar os dois pés do chão simultaneamente, simulando um arremesso ou passe e “pousar” com a posse da bola;

– Carregada: um jogador em posse da bola não pode, enquanto dribla, repousá-la em uma de suas mãos e continuar correndo;

– Drible duplo: após receber um passe, o jogador pode segurar a bola com as duas mãos, conduzi-la (“quicando” no chão) e segurá-la novamente com as duas mãos. Caso ele volte a conduzi-la, será creditado com uma falta de “drible duplo”. Da mesma forma, ele não pode dar dois tapas ou toques na bola enquanto a conduz antes que ele toque uma vez no chão.

Todas as faltas dão a posse de bola ao time adversário, que deve fazer a reposição na linha lateral mais próxima. O acúmulo de faltas ofensivas não causa exclusão do jogador da partida, bem como elas não se tornam lances livres.

Falta técnica:
          Uma falta técnica é atribuída quando ocorre conduta antidesportiva, como xingamentos, provocações, faltas violentas e envolvimento em brigas. Pode ser creditada contra um jogador em quadra, reservas e até comissão técnica. Existem variações nas ligas, porém a FIBA sugere que o acúmulo de duas faltas técnicas no mesmo jogo resulte na exclusão do jogador/técnico que a cause.
         Quando uma falta técnica ocorre, o time adversário recebe automaticamente o direito a dois lances livres, podendo escolher o jogador responsável pelos arremessos.

Falta flagrante:
          Uma falta flagrante é uma variação da técnica, atribuída quando ocorre violência excessiva, que coloque em risco a integridade física do atleta agredido. O árbitro classifica este tipo de violação como gravidade 1 ou 2. O jogador é expulso da partida se acumular duas faltas flagrantes de gravidade 1 ou excluído automaticamente se cometer uma falta flagrante de gravidade 2.
          O time adversário recebe o direito a dois lances livres, sem direito ao rebote. Após os ambos serem realizados, a equipe permanece com a posse de bola no meio da quadra e pode armar outro ataque.

Atividades:

1-    Quando um jogador atinge................faltas pessoais durante o mesmo jogo, ele é excluído da partida e deve ser substituído por um de seus companheiros que esteja no banco de reservas.

a)    Três.

b)    Quatro.

c)    Cinco.  

d)    Seis.

e)    Sete.

2-    O trecho abaixo fala sobre qual infração de relógio?

“um jogador em posse de bola que esteja sendo marcado por um adversário não pode segurar a bola por mais de 5 segundos consecutivos sem tentar realizar um drible ou passar a bola;”

a)    Regra dos 24 segundos.

b)    Regra dos 8 segundos.

c)    Regras dos 5 segundos.  

d)    Regra dos 3 segundos.

e)    Regra dos 30 segundos.

3-    Qual das opções abaixo não é considerada uma falta segundo o texto?

a)      Faltas defensivas.

b)      Falta comum.

c)      Falta técnica.

d)      Falta ofensiva.

e)      Falta correta. 

 

 

 

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