quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Turma 92 - História - Professora Suélen - semana 31

 

Ø  Leia o texto abaixo. Esse conteúdo está no seu livro de História entre as páginas 150 e 163. Recomendo a leitura das páginas 152 e 153.

Ø  Depois, copie e faça a atividade abaixo em seu caderno. Envie fotos das atividades realizadas para o whats da professora.

 

 

Ditadura civil militar no Brasil (1964-1985)

 

A Ditadura civil militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis. Esse golpe visou à derrubada do presidente João Goulart e deu início a um período de 21 anos marcado pelo autoritarismo e pela repressão realizada pelo Estado. Encerrou-se em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.

 

Presidentes militares

Ao longo dos 21 anos da Ditadura Militar, o nosso país teve cinco presidentes, todos eleitos por meio de eleições indiretas, ou seja, sem a participação da população. Os cinco presidentes militares foram:

·           Humberto Castello Branco (1964-67)

·           Artur Costa e Silva (1967-69)

·           Emílio Gastarrazu Médici (1969-74)

·           Ernesto Geisel (1974-79)

·           João Figueiredo (1979-85)


Repressão

A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual muitas irregularidades foram cometidas pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, assassinatos, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.

 

Economia

A economia na ditadura teve fases distintas, cada qual com suas peculiaridades. No final do período de 21 anos, a ditadura deixou um saldo de endividamento, inflação elevada e uma grande desigualdade social. As distintas fases da política econômica durante a ditadura foram:

·      Uma fase voltada para a contenção de gastos, da qual se destacam o desaquecimento do consumo e a diminuição do salário dos trabalhadores. Ocorreu entre 1964-67.

·      O período do “milagre econômico”, marcado por expansão do crédito, do consumo, pela realização de grandes obras públicas e crescimento econômico notável e acelerado. Ocorreu entre 1968-73. Apesar do crescimento econômico, a desigualdade social aumentou durante a ditadura.

·      Continuidade da política desenvolvimentista do período do milagre, mas voltada para a diversificação da matriz energética do país e o desenvolvimento de indústria de base, com forte endividamento do governo. Ocorreu entre 1974-80.

·      Tentativas de controlar os efeitos da crise combatendo a inflação e a dívida externa. Ocorreu entre 1980-85.

 

A propaganda era amplamente utilizada pelo governo ditatorial. Mesmo com a crescente desigualdade social, aumento da pobreza e diminuição dos salários, o governo investia em propagandas para difundir a ideia de que a o país e a economia estavam bem. Era proibido noticiar o contrário disso. Além disso, noticiar as mortes pelos agentes da ditadura também era proibido. Havia censura nos meios de comunicação (jornais, rádio e televisão).

 

 

ATIVIDADE

1.    Observe o gráfico e a charge abaixo, depois escreva, no mínimo, 6 linhas comentando os dois.









  Recado: a Feira do Livro de Porto Alegre, que vai do dia 30 de outubro a 15 de novembro, está acontecendo de forma online devido à pandemia. Acesse pelo link a seguir: https://feiradolivropoa.com.br/ .



 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.