quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Turma 62 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (16 a 21/11/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 33

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 62 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 16 a 21/11/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😊


Nesta semana, a atividade de Ensino Religioso será relacionada ao Dia Nacional da Consciência Negra – o dia 20 de novembro.

 

 Por que 20 de novembro é o dia da Consciência Negra?

     O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluído no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, instituído oficialmente pela lei federal 12.519. A regulamentação não transformou a data em feriado nacional e fica a critério de cada estado e cidade optar por ser feriado ou não. 

[...]

     O 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco. Considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro, Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes.

     Apesar de oficializada somente em 2011, a escolha da data em memória de Zumbi ocorreu na década de 1970 e partiu das conversas de quatro universitários gaúchos: Oliveira Silveira, Vilmar Nunes, Ilmo da Silva e Antônio Carlos Côrtes. Eles frequentavam rodas de conversa que questionavam a legitimidade do 13 de maio, data da abolição da escravatura, para o povo negro.

     Para eles, a data não representava, de fato, a liberdade dos negros escravizados, pois depois da assinatura da Lei Áurea eles não receberam nenhum tipo de assistência do poder público para iniciar suas vidas de forma digna. Portanto, o 20 de novembro, em memória de Zumbi e sua luta histórica, era mais apropriado para o movimento negro brasileiro. 

Referência do texto: <https://almapreta.com/editorias/realidade/por-que-20-de-novembro-e-o-dia-da-consciencia-negra>.

 

Na atividade da semana anterior, iniciamos o estudo sobre ritos e símbolos religiosos. Nesta semana, conheceremos o Monumento do Bará, no Mercado Público de Porto Alegre, um símbolo importante para as religiões de matriz africana da capital gaúcha.

 

Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):



O Mercado Público é uma referência essencial para o universo afro-religioso da cidade e do estado. Tanto que é o primeiro lugar onde os filhos de santo realizam o seu “passeio”, quando levantam do chão e estão prontos para exercer seus ofícios religiosos. Construído por negros escravos, o Mercado carrega grande força mística, atribuída ao axé do Bará mais antigo da cidade.

A importância simbólica que o Mercado tem para os seguidores das religiões afro-gaúchas se dá pelo fato de acreditarem que no centro do prédio esteja assentado o Orixá Bará, que na concepção africana, é a entidade que abre os caminhos, sendo também o guardião das casas e cidades. Ali estaria “assentado” o Orixá (divindade cultuada pelo batuque) em forma, imagina-se, de uma pedra. Este objeto, também chamado pelos religiosos de Ocutá, estaria enterrado na área central do Mercado, significando que o Orixá está ali, para ser visitado, cultuado e receber oferendas. O Bará representa também o trabalho, a fartura e o início de todas as coisas. Por isto é muito comum ver religiosos em seus ritos jogarem moedas no centro do Mercado, principalmente perto da Banca Central. 

Referência do texto: <https://jornaldomercado.com.br/o-bara-do-mercado-mito-ou-realidade/>.

 

Você sabia? 

O Monumento do Bará, no Mercado Público, faz parte do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre. É um projeto que busca visibilizar a comunidade negra, com a construção de obras de arte em espaços públicos da cidade.

 

Copie e responda as atividades abaixo:

 

1.  Você já visitou o Mercado Público de Porto Alegre? Se sim, já conhecia o Monumento do Bará?

 

2. Por que o Monumento do Bará, no Mercado Público de Porto Alegre, é um símbolo importante para as religiões de matriz africana?

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