quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Turma 72 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (16 a 21/11/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 33

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 72 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 16 a 21/11/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😊


Nesta semana, a atividade de Ensino Religioso será relacionada ao Dia Nacional da Consciência Negra – o dia 20 de novembro.

 


Por que 20 de novembro é o dia da Consciência Negra?

     O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluído no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, instituído oficialmente pela lei federal 12.519. A regulamentação não transformou a data em feriado nacional e fica a critério de cada estado e cidade optar por ser feriado ou não. 

[...]

     O 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco. Considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro, Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes.

     Apesar de oficializada somente em 2011, a escolha da data em memória de Zumbi ocorreu na década de 1970 e partiu das conversas de quatro universitários gaúchos: Oliveira Silveira, Vilmar Nunes, Ilmo da Silva e Antônio Carlos Côrtes. Eles frequentavam rodas de conversa que questionavam a legitimidade do 13 de maio, data da abolição da escravatura, para o povo negro.

     Para eles, a data não representava, de fato, a liberdade dos negros escravizados, pois depois da assinatura da Lei Áurea eles não receberam nenhum tipo de assistência do poder público para iniciar suas vidas de forma digna. Portanto, o 20 de novembro, em memória de Zumbi e sua luta histórica, era mais apropriado para o movimento negro brasileiro. 

Referência do texto: <https://almapreta.com/editorias/realidade/por-que-20-de-novembro-e-o-dia-da-consciencia-negra>.


Nesta atividade, estudaremos uma característica importante das religiões de matriz africana (como a Umbanda, o Batuque e o Candomblé): a oralidade.

A oralidade está relacionada ao aprendizado através da fala e da escuta. É uma das importantes características da tradição africana de aprendizado, através dos saberes dos griôs. Na cultura africana e afro-brasileira, os griôs são os guardiões da memória e da tradição de um povo, responsáveis por transmitir esses conhecimentos para os mais novos.



A expressão oral (fala) é uma das primeiras formas do processo de transmissão do sagrado, que é passado de geração a geração, ou seja, os mais velhos ensinam os mais novos. Esses ensinamentos estão ligados às histórias de criação do mundo e do homem, de explicações sobre os acontecimentos da vida, dos fenômenos naturais, da origem divina e da vida em sociedade. Ainda hoje encontramos tradições religiosas que mantém seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade, como, por exemplo, nas culturas indígenas, africanas e outras.

Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 114.

 

Copie e responda as atividades abaixo:

 

1. Você já aprendeu algo através de histórias contadas por alguém? Quem contou essas histórias para você?

2.   Escreva um parágrafo para explicar o que você aprendeu sobre a oralidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.