segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Turma 72 Língua Portuguesa Prof° Lucienne Flores Gross ( 16/11 à 21/11)

                                                                             

 Atividades Domiciliares  n° 33 Língua Portuguesa  Prof° Lucienne Flores Gross

Período de: 16/11 à 21/11

Instruções: Leia o texto "Racismo, discriminação, preconceito", de Maria Aparecida da Silva e 

responda as questões!

    Nome:                                                          Turma:                                                   


TEXTO - Racismo, discriminação, preconceito 




  Colocando os pingos nos “is”.
                        
                   
                                                            Maria Aparecida da Silva

Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura,
 no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um
 jogador branco do Palmeiras (Paulo Nunes) teria praticado contra dois  
  jogadores negros, Rincón (Corinthians) e Wagner (São Paulo), em momentos distintos.
         Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à
 sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo
 das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização
 do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo
 tempo a expressão pre  conceito, quando as situações em foco
 constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita
 essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe 
tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e
 racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas
 expressões.
         Estabelecendo diferenças
         O preconceito é basicamente um sentimento negativo (é necessário
 que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito
 negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é 
fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os
 preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas 
e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns
 em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. 
     O racial é um deles.
         A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes
 práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. 
    No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar,
 impedir, dificultar, preterir pessoas (predominantemente negras, no caso
 brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.
         O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas
 instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol 
de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores
 de opinião. A dificuldade de defini-lo – e assumir sua existência entre 
nós – vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, 
cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência
  (afora os racistas declarados), deseja se identificar.

         Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


Entendendo o texto:

01 - A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo
 ao texto, tem o valor equivalente a:
     (A) reagindo contra algo ofensivo;
     (B) dizendo a verdade;
     (C) esclarecendo uma dúvida;
     (D) argumentando contrariamente a algo;
     (E) examinando melhor a questão.

02 - “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em
 que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:

     (A) o afastamento do jogador racista é iminente;
     (B) a injustiça do ato foi flagrante;
     (C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
     (D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
     (E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.

03 - O objeto maior do artigo é:
     (A) distinguir termos que se confundem;
     (B) combater o racismo;
     (C) criticar a hipocrisia social;
     (D) provocar humor;
     (E) condenar a discriminação no futebol.


04 - “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo 
que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:

     (A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
     (B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
     (C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
     (D) afora a verdade dos fotos, controvérsias;
     (E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.

05 - Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que 
mostra preconceito e não discriminação é:
     (A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
     (B) os negros não podem viajar na primeira classe;
     (C) não se servem negros naquele restaurante;
     (D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
     (E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


06 - Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa
 em que há uma modificação de forma e sentido é:
     
(A) Jogadores negros;
     (B) momentos distintos;
     (C) sentimento negativo;
     (D) opiniões inexatas;
     (E) disposição psicológica.


07 – “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve
 troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
(A)      O jogador percorreu todo o mundo;
(B)      O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
(C)      Ele conhecia todo o mundo na festa;
(D)             Via todo o mundo em seus filmes;
(E)      Todo o mundo está poluído.

08 – “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
(A)       Espanto;
(B)       Alegria;
(C)               Arrependimento;
(D)       Tristeza;
(E)       Surpresa.




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