Atividades Domiciliares n° 33 Língua Portuguesa Prof° Lucienne Flores Gross
Período de: 16/11 à 21/11
Instruções: Leia o texto "Racismo, discriminação, preconceito", de Maria Aparecida da Silva e
responda as questões!
Nome: Turma:
TEXTO - Racismo, discriminação, preconceito
Colocando os pingos nos “is”.
Maria Aparecida da Silva
Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura,
no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um
jogador branco do Palmeiras (Paulo Nunes) teria praticado contra dois
jogadores negros, Rincón (Corinthians) e Wagner (São Paulo), em momentos distintos.
Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à
sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo
das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização
do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo
tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco
constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita
essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe
tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e
racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas
expressões.
Estabelecendo diferenças
O preconceito é basicamente um sentimento negativo (é necessário
que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito
negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é
fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os
preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas
e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns
em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos.
O racial é um deles.
A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes
práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos.
No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar,
impedir, dificultar, preterir pessoas (predominantemente negras, no caso
brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.
O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas
instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol
de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores
de opinião. A dificuldade de defini-lo – e assumir sua existência entre
nós – vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa,
cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência
(afora os racistas declarados), deseja se identificar.
Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.
Entendendo o texto:
01 - A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo
ao texto, tem o valor equivalente a:
(A) reagindo contra algo ofensivo;
(B) dizendo a verdade;
(A) reagindo contra algo ofensivo;
(B) dizendo a verdade;
(C) esclarecendo uma dúvida;
(D) argumentando contrariamente a algo;
(E) examinando melhor a questão.
(D) argumentando contrariamente a algo;
(E) examinando melhor a questão.
02 - “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em
que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:
(A) o afastamento do jogador racista é iminente;
(B) a injustiça do ato foi flagrante;
(C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
(D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
(E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.
(D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
(E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.
03 - O objeto maior do artigo é:
(A) distinguir termos que se confundem;
(B) combater o racismo;
(C) criticar a hipocrisia social;
(D) provocar humor;
(E) condenar a discriminação no futebol.
(B) combater o racismo;
(C) criticar a hipocrisia social;
(D) provocar humor;
(E) condenar a discriminação no futebol.
04 - “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo
que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
(A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
(B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
(C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
(D) afora a verdade dos fotos, controvérsias;
(E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.
05 - Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que
mostra preconceito e não discriminação é:
(A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
(B) os negros não podem viajar na primeira classe;
(C) não se servem negros naquele restaurante;
(B) os negros não podem viajar na primeira classe;
(C) não se servem negros naquele restaurante;
(D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
(E) os negros só podem estudar em escolas públicas.
06 - Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa
em que há uma modificação de forma e sentido é:
(A) Jogadores negros;
(B) momentos distintos;
(C) sentimento negativo;
(D) opiniões inexatas;
(E) disposição psicológica.
(A) Jogadores negros;
(B) momentos distintos;
(C) sentimento negativo;
(D) opiniões inexatas;
(E) disposição psicológica.
07 – “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve
troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
(A) O jogador percorreu todo o mundo;
(B) O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
(C) Ele conhecia todo o mundo na festa;
(D) Via todo o mundo em seus filmes;
(E) Todo o mundo está poluído.
08 – “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
(A) Espanto;
(B) Alegria;
(C) Arrependimento;
(D) Tristeza;
(E) Surpresa.

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