segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Turma 71, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA ROSENARA

16/11/20 até 20/11/20

NOME:________________________________________________TURMA:__

Semana da Consciência Negra

            No Brasil, a data foi instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório nas escolas.

            Em 2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Escolha em referência à morte  de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

            A diversidade étnica do povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da data em questão, no entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano para refletirmos sobre a situação da população negra no país até os dias atuais, pois é o segmento populacional mais atingido pela violência  e pelas desigualdades sociais e econômicas.

Na disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que iniciará com uma interpretação textual de uma música de um dos representantes culturais que defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas marcas das desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.

            No dia 20 de Novembro realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o horário será divulgado no decorrer da semana.

 


Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

 

Um sorriso negro, um abraço negro

Traz....felicidade

Negro sem emprego, fica sem sossego

Negro é a raiz da liberdade

 

..Negro é uma cor de respeito

Negro é inspiração

Negro é silêncio, é luto

negro é...a solidão

 

Refrão

 

Negro que já foi escravo

Negro é a voz da verdade

Negro é destino é amor

Negro também é saudade.. (um sorriso negro !)

 

Refrão


 

 

            QUESTÕES REFLEXIVAS:

1)    Dona Ivone Lara interpretou a música Sorriso Negro, na década de 80, para elevar o orgulho negro, diante de uma sociedade racista. O que você acha que mudou (em relação ao assunto da música) nos últimos 40 anos?

2)    Explique o que você entendeu sobre o refrão da música:

Um sorriso negro, um abraço negro

Traz....felicidade

Negro sem emprego, fica sem sossego

Negro é a raiz da liberdade

3)    A identidade negra é debatida no texto ao demonstrar as ideias contrárias de cor de respeito e de inspiração com a ideia do silêncio, de luto e de solidão, representada pelo negro que sempre se viu sozinho e injustiçado por uma sociedade racista. Comente sua opinião sobre isso:

4)    A música relembra a situação do negro escravo, que não teve opção na antiguidade. Mas, na atualidade, qual a situação do negro na sociedade brasileira?Justifique sua resposta.

5)    Quando é mencionado na letra da música que negro é a voz da verdade, podemos fazer algumas suposições, o que você pensa sobre isso?

6)    Por que negro também é saudade? O que a palavra saudade representa para o negro socialmente injustiçado?

7)    O que pode ser feito para modificar, de forma positiva, a visão antiquada que se tem sobre o negro na sociedade brasileira?

8)    Você já vivenciou/presenciou situações de preconceito racial? Explique o que aconteceu e transforme essa ocorrência em uma situação positiva, através de uma postura antirracista.

9)    Reflita e escreva sobre a afirmação: “Ainda que brancos também amarguem elevados índices de desigualdade social, a situação é bem pior para os negros em todos os campos da vida: acesso a saúde, exposição à violência urbana, desemprego, déficit de moradia, chances educacionais, etc.” (https://www.geledes.org.br/do-racismo-ao-antirracismo-racista-desafios-para-a-educacao/)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.