ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ROSENARA
16/11/20
até 20/11/20
NOME:________________________________________________TURMA:__
Semana da
Consciência Negra
No
Brasil, a data foi instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o
tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular
obrigatório nas escolas.
Em
2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência
Negra”. Escolha em referência à morte de
Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.
A
diversidade étnica do povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da
data em questão, no entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano para
refletirmos sobre a situação da população negra no país até os dias atuais,
pois é o segmento populacional mais atingido pela violência e pelas desigualdades sociais e econômicas.
Na disciplina
de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que iniciará com uma
interpretação textual de uma música de um dos representantes culturais que
defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas marcas das
desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.
No
dia 20 de Novembro realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o
horário será divulgado no decorrer da semana.
Um sorriso negro, um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego, fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade
..Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é luto
negro é...a solidão
Refrão
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade.. (um sorriso negro !)
Refrão
QUESTÕES REFLEXIVAS:
1)
Dona Ivone Lara
interpretou a música Sorriso Negro, na década de 80, para elevar o
orgulho negro, diante de uma sociedade racista. O que você acha que mudou (em
relação ao assunto da música) nos últimos 40 anos?
2)
Explique o que você entendeu sobre o refrão
da música:
Um sorriso negro, um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego, fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade
3) A
identidade negra é debatida no texto ao demonstrar as ideias contrárias de cor
de respeito e de inspiração com a ideia do silêncio, de luto
e de solidão, representada pelo negro que sempre se viu sozinho e
injustiçado por uma sociedade racista. Comente sua opinião sobre isso:
4) A
música relembra a situação do negro escravo, que não teve opção na antiguidade.
Mas, na atualidade, qual a situação do negro na sociedade brasileira?Justifique
sua resposta.
5) Quando
é mencionado na letra da música que negro é a voz da verdade, podemos
fazer algumas suposições, o que você pensa sobre isso?
6) Por
que negro também é saudade? O que a palavra saudade representa
para o negro socialmente injustiçado?
8) Você
já vivenciou/presenciou situações de preconceito racial? Explique o que aconteceu
e transforme essa ocorrência em uma situação positiva, através de uma postura
antirracista.
9) Reflita
e escreva sobre a afirmação: “Ainda que brancos também amarguem elevados
índices de desigualdade social, a situação é bem pior para os negros em todos os
campos da vida: acesso a saúde, exposição à violência urbana, desemprego,
déficit de moradia, chances educacionais, etc.” (https://www.geledes.org.br/do-racismo-ao-antirracismo-racista-desafios-para-a-educacao/)

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