quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Turma 82 - História Professora Suélen - semana 32

 


Ø  Leia o texto abaixo, copie as questões e as responda em seu caderno.

Ø  Envie fotos das atividades realizadas para o whats da professora.

 

Imperialismo

O Imperialismo (também chamado de neocolonialismo), século 19 e 20, foi uma política expansionista, que visava a dominação política, econômica, social e cultural de outros países. Foram as nações europeias, que na busca por aperfeiçoar suas indústrias, exploraram a África e a Ásia. Lembre-se de que a Revolução Industrial ocorreu primeiro na Europa central. As nações europeias buscavam mão-de-obra barata e matérias-primas nos locais que dominaram.

As matérias-primas são recursos naturais, materiais ou substâncias que são utilizados para produzir uma determinada mercadoria. Por exemplo, o algodão pode ser utilizado para a produção de tecidos; os tecidos são utilizados para produzir roupas; o ferro é um metal extraído da natureza e pode ser utilizado para construir máquinas.

 

Imperialismo na África

A Conferência de Berlim, que ocorreu em 1884 e 1885, contou com quatorze nações da época e tinha o objetivo de organizar a ocupação e a exploração do continente africano. A Conferência de Berlim ficou conhecida como a “partilha da África”, pois dividiu o território do continente africano entre nações europeias. Entre as consequências do imperialismo para a África estão:

Ø   Demarcação artificial de fronteiras. Observe o mapa. Reinos e nações africanas foram desmantelados e retirados dos locais onde viviam através de forças armadas e guerras. Muitas pessoas morreram e ficaram feridas nessas ações.

Ø   As rivalidades já existentes entre grupos africanos foram ampliadas por ações europeias. Pensavam que seria mais fácil dominar os territórios africanos se houvesse disputas entre grupos africanos.

Ø   A exploração europeia deixou marcas na economia e na política dos países africanos. Quase a totalidade dos territórios africanos se libertaram do domínio europeu somente no século 20. O imperialismo é o principal motivo para hoje existirem tantos países pobres no continente africano.

Ø   A violência levada ao continente pelo imperialismo deixou marcas em todas as sociedades africanas. Grupos étnico foram extintos, pessoas foram escravizadas e submetidas a muitas formas de tortura. Um caso bastante conhecido é o da ocupação belga (Bélgica) no Congo. Os belgas, sob o governo de Leopoldo II da Bélgica, ocuparam o Congo para extrair matérias-primas para as indústrias, tais como marfim, borracha e cacau. A partir de 1890, a borracha se tornou um produto valioso no mercado mundial, já que era utilizada nas produção de em cabos telegráficos e telefônicos, fiações, indústria de automóveis, etc.

ATIVIDADES

1.    Leia a página 218 do seu livro de História. Nessa página estão descritas outras matérias-primas que existem na África e que eram utilizadas nas indústrias europeias. Observe o mapa da página 219, ele mostra como o continente africano ficou após a Conferência de Berlim.

2.    Explique o que é matéria-prima.

3.    Quais as consequências do imperialismo para os países africanos?

4.    De qual evento histórico trata a charge abaixo? Explique.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.