segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Turma 91, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA ROSENARA

16/11/20 até 20/11/20

NOME:________________________________________________TURMA:__

Semana da Consciência Negra

            No Brasil, a data foi instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório nas escolas.

            Em 2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Escolha em referência à morte  de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

            A diversidade étnica do povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da data em questão, no entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano para refletirmos sobre a situação da população negra no país até os dias atuais, pois é o segmento populacional mais atingido pela violência  e pelas desigualdades sociais e econômicas.

Na disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que iniciará com uma interpretação textual de uma música de um dos representates culturais que defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas marcas das desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.

            No dia 20 de Novembro realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o horário será divulgado no decorrer da semana.

 

 



Um Corpo no Mundo

Luedji Luna

Atravessei o mar, um sol
Da América do Sul me guia
Trago uma mala de mão
Dentro uma oração, um adeus

Eu sou um corpo, um ser, um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar, ô
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte

Atravessei o mar, um sol
Da América do Sul me guia
Trago uma mala de mão
Dentro uma oração, um adeus

Eu sou um corpo, um ser, um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar, ô
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte

Je suis ici, ainda que não queiram, não
Je suis ici, ainda que eu não queira mais
Je suis ici, agora

Cada rua dessa cidade cinza
Sou eu
Olhares brancos me fitam
Há perigo nas esquinas
E eu falo mais de três línguas

E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?

Je suis ici, ainda que não queiram, não, ô
Je suis ici, ainda que eu não queira mais
Je suis ici, agora

Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?

E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor...


 

            QUESTÕES REFLEXIVAS:

1)    Um Corpo No Mundo é uma proposta para se pensar a identidade, é um olhar da artista sobre si mesma a partir do contato com imigrantes africanos em São Paulo, e uma busca de reconhecimento de si mesma no outro, uma necessidade de conexão com a ancestralidade através do encontro com quem migrou. Pensando na explicação dada, fale a respeito da identidade do negro no Brasil atual.

2)    A expressão francesa Je suis ici significa EU ESTOU AQUI. Por que você acha que autora usou essa expressão em outro idioma? E por que a intérprete diz Je suis ici, ainda que não queiram não?

3)    A  música de Luedji Luna é um exemplo sublime sobre a representativadade cultural da mulher negra na sociedade brasileira. Qual seu ponto de vista sobre isso?

4)    Explique os versos:

Cada rua dessa cidade cinza sou eu

Olhares brancos me fitam

Há perigo nas esquinas

5)    Quando o texto expressa o verso E eu falo mais de três línguas podemos refletir sobre o fato de que muitos negros têm que fazer um esforço extraordinário para conseguir o seu lugar na sociedade. Por que tal esforço extraordinário?

6)    Em certo momento da canção, Luedji diz Je suis ici,ainda que eu não queira mais. Por que você acha que o eu-lírico não quis mais estar onde estava? Será que isso pode ser reflexo dos ataques racistas que o negro sofre no Brasil? Desenvolva sua resposta.

7)    E a palavra amor cadê?

O verso acima denota o que, basicamente, falta às pessoas para uma sociedade mais justa: amor, empatia, diálogo. De que forma as três palavras citadas podem transformar a sociedade brasileira?

8)    O que pode ser feito para modificar, de forma positiva, a visão antiquada que se tem sobre o negro na sociedade brasileira?

9)    Você já vivenciou/presenciou situações de preconceito racial? Explique o que aconteceu e transforme essa ocorrência em uma situação positiva, através de uma postura antirracista.

10)  Reflita e escreva sobre a afirmação: “Ainda que brancos também amarguem elevados índices de desigualdade social, a situação é bem pior para os negros em todos os campos da vida: acesso a saúde, exposição à violência urbana, desemprego, déficit de moradia, chances educacionais, etc.” (https://www.geledes.org.br/do-racismo-ao-antirracismo-racista-desafios-para-a-educacao/)

 

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