ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ROSENARA
16/11/20
até 20/11/20
NOME:________________________________________________TURMA:__
Semana da
Consciência Negra
No
Brasil, a data foi instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o
tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular
obrigatório nas escolas.
Em
2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência
Negra”. Escolha em referência à morte de
Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.
A
diversidade étnica do povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da
data em questão, no entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano
para refletirmos sobre a situação da população negra no país até os dias
atuais, pois é o segmento populacional mais atingido pela violência e pelas desigualdades sociais e econômicas.
Na disciplina
de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que iniciará com uma
interpretação textual de uma música de um dos representates culturais que
defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas marcas das
desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.
No
dia 20 de Novembro realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o
horário será divulgado no decorrer da semana.
Um Corpo no Mundo
Atravessei o mar, um sol
Da América do Sul me guia
Trago uma mala de mão
Dentro uma oração, um adeus
Eu sou um corpo, um ser, um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar, ô
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte
Atravessei o mar, um sol
Da América do Sul me guia
Trago uma mala de mão
Dentro uma oração, um adeus
Eu sou um corpo, um ser, um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar, ô
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte
Je suis ici, ainda que não queiram, não
Je suis ici, ainda que eu não queira mais
Je suis ici, agora
Cada rua dessa cidade cinza
Sou eu
Olhares brancos me fitam
Há perigo nas esquinas
E eu falo mais de três línguas
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
Je suis ici, ainda que não queiram, não, ô
Je suis ici, ainda que eu não queira mais
Je suis ici, agora
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
Je suis ici, e a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor, cadê?
E a palavra amor...
1) Um
Corpo No Mundo é uma proposta para se pensar a identidade, é
um olhar da artista sobre si mesma a partir do contato com imigrantes africanos
em São Paulo, e uma busca de reconhecimento de si mesma no outro, uma
necessidade de conexão com a ancestralidade através do encontro com quem migrou.
Pensando na explicação dada, fale a respeito da identidade do negro no Brasil
atual.
2) A
expressão francesa Je suis ici significa EU ESTOU AQUI. Por que você acha que
autora usou essa expressão em outro idioma? E por que a intérprete diz Je
suis ici, ainda que não queiram não?
3) A música de Luedji Luna é um exemplo sublime
sobre a representativadade cultural da mulher negra na sociedade brasileira.
Qual seu ponto de vista sobre isso?
4) Explique
os versos:
Cada
rua dessa cidade cinza sou eu
Olhares
brancos me fitam
Há
perigo nas esquinas
5) Quando
o texto expressa o verso E eu falo mais de três línguas podemos refletir
sobre o fato de que muitos negros têm que fazer um esforço extraordinário para
conseguir o seu lugar na sociedade. Por que tal esforço extraordinário?
6) Em
certo momento da canção, Luedji diz Je suis ici,ainda
que eu não queira mais. Por que você
acha que o eu-lírico não quis mais estar onde estava? Será que isso pode ser
reflexo dos ataques racistas que o negro sofre no Brasil? Desenvolva sua
resposta.
7)
E a palavra amor
cadê?
O verso acima denota o que,
basicamente, falta às pessoas para uma sociedade mais justa: amor, empatia,
diálogo. De que forma as três palavras citadas podem transformar a
sociedade brasileira?
8) O que
pode ser feito para modificar, de forma positiva, a visão antiquada que se tem
sobre o negro na sociedade brasileira?
9) Você
já vivenciou/presenciou situações de preconceito racial? Explique o que
aconteceu e transforme essa ocorrência em uma situação positiva, através de uma
postura antirracista.
10) Reflita e escreva sobre
a afirmação: “Ainda que brancos também amarguem elevados índices de
desigualdade social, a situação é bem pior para os negros em todos os campos da
vida: acesso a saúde, exposição à violência urbana, desemprego, déficit de
moradia, chances educacionais, etc.” (https://www.geledes.org.br/do-racismo-ao-antirracismo-racista-desafios-para-a-educacao/)

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