ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ROSENARA
16/11/20
até 20/11/20
NOME:________________________________________________TURMA:__
Semana da Consciência Negra
No Brasil, a data foi
instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o tema “História e
Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório nas escolas.
Em 2011, a data foi
oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Escolha em
referência à morte de Zumbi dos
Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.
A diversidade étnica do
povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da data em questão, no
entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano para refletirmos sobre
a situação da população negra no país até os dias atuais, pois é o segmento
populacional mais atingido pela violência
e pelas desigualdades sociais e econômicas.
Na disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que
iniciará com uma interpretação textual de uma música de um dos representantes
culturais que defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas
marcas das desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.
No dia 20 de Novembro
realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o horário será
divulgado no decorrer da semana.
Negro É Lindo
Jorge Ben Jor
QUESTÕES REFLEXIVAS:
1) A
música, composta por Jorge Ben em 1971, narra a exaltação da cultura negra. Por
que, na sua opinião, o autor achou necessário exaltar a cultura negra através
de uma canção?
2) É
perceptível a repetição do verso Negro é lindo. Na sua opinião, qual
motivo levou o autor a redizer esse verso no decorrer do texto?
3) A
música traz uma constante afirmação sobre a beleza do negro, sobre negro ser
amor, sobre negro ser amigo, sobre negro ser filho de Deus. Como você vê essa
constante afirmação? Por que Jorge Ben tem que afirmar essas informações em sua
canção?
4) A
produção musical representa uma conexão entre o negro e sua origem. Que origem
é essa? Por que devemos enaltecer essa origem?
5) A
expressão canjira, segundo os dicionários, refere-se ao filho homem. No
caso da obra de Jorge Ben, explique os versos:
Preto velho tem/Tanta canjira/Que todo o povo/De
Angola/Mandou preto velho/Chamar eu quero ver/Preto velho dizer[...]Negro é
lindo
6) A
música traz a importância de composições que falam do negro de forma positiva e
orgulhosa, pois a população afrodescendente sempre foi alvo de estereótipos
preconceituosos depreciativos. Que outras formas de expressão cultural podem
enaltecer o negro?
7) Em sua
opinião, como o negro é visto em nossa sociedade, nos aspectos sociais e
econômicos?
8) O que
pode ser feito para modificar, positivamente, a visão antiquada do negro na
sociedade brasileira?
9) Segundo
dados estatísticos, 51% da sociedade brasileira é negra. No entanto, as
oportunidades são ofertadas de forma desigual aos brancos. Qual sua opinião
sobre essa desigualdade?
10) Você já vivenciou/presenciou situações de
preconceito racial? Explique o que aconteceu e transforme essa ocorrência em
uma situação positiva, através de uma postura antirracista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.