segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Turma 81, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA ROSENARA

16/11/20 até 20/11/20

NOME:________________________________________________TURMA:__

Semana da Consciência Negra

            No Brasil, a data foi instituída no ano de 2003, em documento que oficializou o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório nas escolas.

            Em 2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Escolha em referência à morte  de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

            A diversidade étnica do povo brasileiro não permite ignorarmos a importância da data em questão, no entanto o tema deve ser debatido nos demais dias do ano para refletirmos sobre a situação da população negra no país até os dias atuais, pois é o segmento populacional mais atingido pela violência  e pelas desigualdades sociais e econômicas.

Na disciplina de Língua Portuguesa, realizaremos uma atividade que iniciará com uma interpretação textual de uma música de um dos representantes culturais que defendem o orgulho negro para refletirmos sobre as profundas marcas das desigualdades raciais, desenhadas ao longo da história brasileira.

            No dia 20 de Novembro realizaremos um debate sobre o tema em reunião no Meet; o horário será divulgado no decorrer da semana.

 


Negro É Lindo

Jorge Ben Jor

Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho Deus
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho de Deus


 

            QUESTÕES REFLEXIVAS:

1)    A música, composta por Jorge Ben em 1971, narra a exaltação da cultura negra. Por que, na sua opinião, o autor achou necessário exaltar a cultura negra através de uma canção?

2)    É perceptível a repetição do verso Negro é lindo. Na sua opinião, qual motivo levou o autor a redizer esse verso no decorrer do texto?

3)    A música traz uma constante afirmação sobre a beleza do negro, sobre negro ser amor, sobre negro ser amigo, sobre negro ser filho de Deus. Como você vê essa constante afirmação? Por que Jorge Ben tem que afirmar essas informações em sua canção?

4)    A produção musical representa uma conexão entre o negro e sua origem. Que origem é essa? Por que devemos enaltecer essa origem?

5)    A expressão canjira, segundo os dicionários, refere-se ao filho homem. No caso da obra de Jorge Ben, explique os versos:

 Preto velho tem/Tanta canjira/Que todo o povo/De Angola/Mandou preto velho/Chamar eu quero ver/Preto velho dizer[...]Negro é lindo

6)    A música traz a importância de composições que falam do negro de forma positiva e orgulhosa, pois a população afrodescendente sempre foi alvo de estereótipos preconceituosos depreciativos. Que outras formas de expressão cultural podem enaltecer o negro?

7)    Em sua opinião, como o negro é visto em nossa sociedade, nos aspectos sociais e econômicos?

8)    O que pode ser feito para modificar, positivamente, a visão antiquada do negro na sociedade brasileira?

9)    Segundo dados estatísticos, 51% da sociedade brasileira é negra. No entanto, as oportunidades são ofertadas de forma desigual aos brancos. Qual sua opinião sobre essa desigualdade?

10)  Você já vivenciou/presenciou situações de preconceito racial? Explique o que aconteceu e transforme essa ocorrência em uma situação positiva, através de uma postura antirracista.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.