segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Turma 92-Ciências-Professora Andrea

 

Atividade domiciliar n.º33/Turma 92/ Ciências/Prof.ª Andrea.

Nome do aluno:

Período de:16/11 à 20/11/20

Datas das Aulas:16/11-17/11//20 (03 períodos)

Instruções

  • Copie no caderno de Ciências.

  • Ler as páginas do Livro de Ciências/Teláris/9ºano:178 a 185.

  • Assista aos vídeos indicados no final da atividade domiciliar.São complementos para a compreensão dos conteúdos. 

  • Atividade domiciliar 33:Radiação e suas aplicações/Radiações eletromagnéticas.

Radiações eletromagnéticas.

As ondas de radiação eletromagnética são a união de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo ou no ar, transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética.A radiação eletromagnética varia conforme a frequência da onda. A luz visível aos olhos humanos é uma radiação eletromagnética, assim como os raios x. A diferença entre essas duas formas de radiação está na faixa de frequência que o olho humano consegue visualizar, ou seja, os raios x têm faixa de frequência que fica fora do alcance da visão humana. Existem fontes naturais e artificiais de radiação eletromagnética.

  • O sol é uma fonte intensa de radiação que pode ter efeitos positivos e negativos sobre os seres vivos. Produz fluxos eletromagnéticos visíveis e invisíveis. Os raios ultravioleta do sol são invisíveis e causam queimaduras solares e câncer de pele.Um arco-íris é uma parte visível e inofensiva do efeito eletromagnético causado pelo Sol, pois os olhos humanos detectam os comprimentos de onda visíveis da luz como cores diferentes.

  • As fontes artificiais de radiação eletromagnética incluem raios-X, ondas de rádio e microondas,os telefones celulares,rádios e todos os radares.

A radiação eletromagnética é dividida em  dois tipos:

  • As variedades não ionizantes incluem radiação visível, radiação infravermelha e a maioria dos tipos de radiação de baixa energia, como rádio e microondas. A exposição excessiva a radiações não ionizantes pode causar queimaduras na pele, mas é pouco provável que cause mutação genética ou altere a estrutura celular.


  • A radiação ionizante, como a utilizada nos tratamentos contra o câncer, é constituída por  ondas de alta energia e pode realmente alterar o DNA. Embora isso possa ser usado para tratar doenças que afetam células como câncer, também pode causar danos celulares graves e possivelmente fatais, levando a defeitos de nascimento ou doença de radiação.

Devido a crescente prevalência de dispositivos eletromagnéticos,surgiu a ideia de aumento nos casos de doenças causadas por radiação, como o câncer. Até o momento, poucos estudos sugerem que a exposição a dispositivos domésticos é forte o suficiente para causar mutação genética ou câncer.

fonte de pesquisa:https://brasilescola.uol.com.br/fisica/radiacao-eletromagnetica.htm


Para saber mais sobre radiciação LEIA as páginas 178,179,180,181,182,183,184 3 185 do livro de Ciências/Telaris/9 ano.

Para a melhor compreensão do conteúdo:

  • Assista aos vídeos e façam suas anotações

https://www.youtube.com/watch?v=EuCQ7YdqHjE

https://www.youtube.com/watch?v=dkP21iaG0Ek


  •  Bons estudos!




Encaminhe suas dúvidas, de Segunda a Sexta, das 8h às 17h para meu whatsapp ou para o email:professora.andreaxavier@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.