segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Turma 81, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 

ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA ROSENARA

14/12/20 até 18/12/20

NOME:__________________________________________TURMA:__

Os navios e a vida

    Certa vez, um homem sábio foi às docas para observar os navios entrarem e saírem do porto. Percebeu um que, quando navio saía para o alto mar, todas as pessoas no cais festejavam e desejavam boa viagem. Enquanto isso, um outro navio entrou no porto e atracou. De maneira geral, foi ignorado pela multidão.

    O sábio dirigiu-se às pessoas, dizendo: “Você estão olhando as coisas ao contrário! Quando um navio parte, não se sabe o que virá pela frente, ou qual será o seu fim. Portanto, na verdade não há motivo para celebrar. Porém quando um navio entra no porto e chega ao lar em segurança, este é um motivo para fazê-los sentir alegria.”

    A vida é aquela viagem e nós somos o navio. Quando nasce uma criança, festejamos. Quando uma alma volta para casa, pranteamos. Porém se víssemos a vida na terra da mesma maneira que o sábio via o navio, talvez pudéssemos dizer: “O navio terminou sua jornada, enfrentou as tempestades da vida, e finalmente entrou no porto. E agora está seguro em casa…”

Midrash, Shemot Rabah

Questões

1.    Onde se passa a história?

2.    O que o homem sábio observou quando estava no porto?

3.    Qual foi a conclusão do homem sábio depois de suas observações?

4.    O que você acha importante na sua vida? O que você mais valorizou nesse ano turbulento (como um mar agitado)? Por quê?

5.     Faça uma ilustração da história:

MENSAGEM PARA VOCÊ:

Vivemos algo muito diferente no ano que passou: estávamos longe uns dos outros, aproximados, apenas, por meios tecnológicos. Não foi fácil para ninguém, mas aprendemos a valorizar o que não achávamos tão importante: estarmos perto daqueles que gostávamos. Que o Novo Ano traga de presente o nosso reencontro e que tudo o que aconteceu sirva de aprendizado para darmos valor ao que realmente importa.  Abraços virtuais, Professora Rosenara







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.