ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 26
Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 82 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que
corresponde a atividade domiciliar: 28/09 a
02/10/2020.
ORIENTAÇÕES: - Realizar a atividade no
caderno de Ensino Religioso; - Registrar, no caderno, a
data em que a atividade está sendo realizada; - Enviar uma foto da
atividade para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.
Bons estudos! 😉 |
Nas últimas atividades domiciliares de Ensino Religioso, aprendemos
sobre as doutrinas religiosas e destacamos as crenças dos povos indígenas, os
habitantes nativos do território brasileiro. Na atividade dessa semana,
estudaremos a relação das crenças religiosas dos indígenas com a natureza.
Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):
Onde o templo é a natureza
Muitas organizações religiosas compartilham sobre a opinião de que a terra é um bem comum, indispensável e, portanto, um dom sagrado. Os indígenas em geral sempre procuraram relembrar os antepassados e reviver suas histórias, assim como cuidar da natureza, dádiva da Mãe Terra. Para eles, lugar sagrado é o local onde se vive. Portanto, as matas, os rios, as montanhas, a terra e tudo que nela habita fazem parte de um todo entendido como sagrado e por isso merece adoração, respeito e preservação.
Lugar
sagrado para os indígenas Guarani Nãndewa
Para o povo indígena Guarani
Nãndewa, o lugar considerado sagrado é chamado de Tekowa, ou seja, o território onde vive-se a maneira de ser Guarani
(...).
Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 74-75.
Copie
e responda as atividades abaixo:
1. Por que a natureza é compreendida como um lugar sagrado para os indígenas?
2. Quais características das crenças indígenas são mencionadas no texto? Cite dois exemplos.
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