quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Turma 92 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (28/09 a 02/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 26

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 92 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 28/09 a 02/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😉

 

Nesta semana, na atividade domiciliar de Ensino Religioso, continuaremos o estudo das concepções religiosas a respeito da vida e da morte.

 

Leia o texto abaixo (copie apenas o título do texto):

 

As diversas formas de entender a vida e a morte

As questões relacionadas à vida e à morte fazem parte do nosso cotidiano. Neste sentido, as diferentes religiões procuram explicar e auxiliar na compreensão da vida e morte.

A busca da sabedoria de bem viver existe em todos os povos, ela faz parte também das tradições religiosas. (...) Existem os que acreditam e pregam a reencarnação, a ressurreição, a transmigração de almas e a ancestralidade. Assim, há a crença de que a existência continua numa nova vida material ou apenas espiritual.

 

Hoje, vamos conhecer o que é reencarnação e ancestralidade:

Reencarnação, isto é, ter carne de novo, voltar à carne, voltar a viver. Para o Budismo, o Espiritismo e algumas outras religiões, a pessoa volta a viver num novo ser, podem reencarnar várias vezes até atingir a perfeição, quando então está livre deste ciclo.

Os espíritos nascem, morrem, reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento. Uma variante da reencarnação é a transmigração de almas, para o Hinduísmo, a alma transmigra, passa de um corpo ao outro, humano ou não.

Ancestralidade, para as religiões africanas, significa que o ser volta aos antepassados, aos ancestrais, “...cada criança que nasce é um ancestral que retorna, não no sentido de uma reencarnação cíclica, mas como uma continuidade instituída quando Oxalá criou o primeiro ser do barro e Olodumaré insuflou-lhe vida” (JÚNIOR SOUSA, 2001). Para a ancestralidade, quando alguém morre, seu espírito continua vinculado à família, ao clã, ajudando mesmo após a sua morte aqueles que ele ama.

 

Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 248-249.

  

Copie e responda a atividade abaixo:

 

1.  Em seu caderno, escreva um resumo sobre as duas formas de compreender a morte estudadas:

a)    Reencarnação 

b)    Ancestralidade

 

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