quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Turma 61 - Geografia - Professora Fernanda (28/09 a 02/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 26

Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 28/09 a 02/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😉

 

            Na atividade domiciliar de Geografia da Semana 24, aprendemos sobre as zonas térmicas (ou zonas climáticas) da Terra. Você lembra? Observe a figura abaixo:




Na atividade dessa semana, vamos aprender sobre as características das estações do ano em cada uma das zonas térmicas (ou zonas climáticas) da Terra.


Para começar, copie e leia o texto abaixo:


As estações do ano no dia a dia

As estações do ano se repetem todos os anos. Os povos antigos já as percebiam e regulavam suas atividades diárias em função delas: o plantio, a colheita, a época de se proteger do frio, etc. No entanto, as estações do ano não são bem definidas em todos os lugares da Terra, pois variam de acordo com a latitude.

Na zona tropical, por exemplo, onde está localizada a maior parte do território brasileiro, é mais difícil perceber as diferenças entre uma estação e outra. (...) Apenas nos estados brasileiros situados ao sul do Trópico de Capricórnio e em lugares com altitudes mais elevadas o inverno é mais frio.

Na zona temperada, as estações do ano são bem definidas: no inverno, as temperaturas são baixas e pode nevar em muitos lugares; no outono e na primavera, as temperaturas ficam amenas; e, no verão, elas costumam ser mais elevadas.

Nas zonas polares, as quatro estações do ano também não são bem definidas. As temperaturas são sempre baixas, geralmente inferiores a 0 °C.

Texto retirado do livro Expedições GeográficasReferência: ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: manual do professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018. p. 74-75.

 

Você sabia?

            Na órbita que da Terra ao redor do Sol, há quatro posições que indicam o início e o fim de cada estação. São os solstícios e os equinócios. Os solstícios marcam o início do inverno e do verão – em junho ou em dezembro, dependendo do Hemisfério – e os equinócios marcam o início do outono ou da primavera – em março ou em setembro, dependendo do Hemisfério.

 

Copie e responda as atividades abaixo:

 

1.    Em qual zona térmica da Terra as estações do ano costumam ser bem definidas?

2.    Por que é difícil perceber as diferenças entre as estações do ano na zona tropical?

3.    O dia 22 de setembro marcou o início da primavera no Hemisfério Sul (o hemisfério em que vivemos!). Isso significa que ocorreu o equinócio de primavera. No hemisfério norte, o equinócio marcou o início de qual estação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.