segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Turma 81 - Educação Física - Professor Guilherme


 

ATIVIDADES DOMICILIARES

Turma 81/82 - Educação Física - Professor Guilherme

 

Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

 

Atividade de Educação física.

 

Professor: Guilherme Neto

Turma: 81/82

Atividades referentes ao período de: 28/09/2020 à 02/10/2020.

 

Instruções:

A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.

DEVE SER ENTREGUE ATRAVÉS DA FOTO DO CADERNO POR WHATSAPP OU EMAIL.

 

Fundamentos do Futsal III

Chute

É o ato de bater na bola com os pés com determinado objetivo. Esse destino pode ser a retirada da bola de jogo, acertar outro jogador e, claro, fazer o gol. Esse mesmo objetivo pode ser executado com a cabeça (cabeçada) ou com outras partes do corpo (o peito, por exemplo). O chute defensivo (aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário) é feito de forma mais instintiva, portanto não exige muita técnica. Já o chute ofensivo (busca fazer o gol) requer percepção do posicionamento do goleiro adversário, noção de força, precisão e habilidade.

Pode ser, assim como o passe, feito com a parte interna no pé, com a externa (trivela), com o peito do pé, calcanhar e bico. Geralmente o chute é feito próximo à trave para dificultar a defesa do goleiro, mas outras técnicas, como chutar no “contra-pé” do goleiro, por cobertura ou colocado, também são importantes para uma boa finalização.

Cabeceio

É um fundamento defensivo e ofensivo que pode ser realizado entre os jogadores para três finalidades: defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. Ou seja, o treinamento deve prever essas situações. A trajetória pode ser em direção ao chão da quadra, para o alto ou em linha reta. O cabeceio é feito parado ou em movimento.

Antecipação

Fundamento que acontece quando o jogador ultrapassa o adversário de forma ofensiva e defensiva. Ele é realizado para roubar a bola, começar um ataque, um passe, desarmar o adversário, reposicionar a bola, etc.

Proteção de Bola: A proteção significa manter a bola em sua posse enquanto é marcado pelo adversário.

Habilidades do Goleiro

Para os goleiros, são necessárias algumas habilidades especiais.

Reflexo (rápida reação diante de um chute), posicionamento, saída do gol, dentre outros;

As defesas são executadas com qualquer parte do corpo, mas principalmente com as mãos e com os pés;

As mãos são mais exigidas em chutes de meia altura e mais altos;

Os pés para chutes rasteiros e fortes;

Existe também o “encaixe” onde se segura a bola com as mãos sem largar;

Já a defesa chamada “espalmada” é a intervenção a chutes mais no canto do gol e difíceis de serem seguradas, então usa-se as mãos para desviar a bola da direção do gol.

A escolha de qual será feita depende da velocidade e da força do chute, porém a mais segura é o encaixe, já que não dá oportunidade do adversário recuperar a posse de bola.

Posições do futsal

Basicamente, existem quatro posições no futsal: goleiro, alas, fixo e pivô. A tática de jogo é individual e cada equipe define a sua de acordo com seus objetivos, com os jogadores disponíveis e com o adversário.

Confira a seguir as características particulares das posições!

Goleiro

O goleiro costuma coordenar a equipe, já que devido à sua função ele permanece o jogo inteiro observando a quadra de frente.

Como já vimos, além de ter boas habilidades com as mãos, ele precisa também ser bom com os pés para as defesas rasteiras. Além disso, ele pode fazer o papel de goleiro linha quando a equipe estiver perdendo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.