segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 28/09 - 02/10

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 28/09 – 02/10

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos trabalhar com interações com mapas e seus elementos.

 2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Clima

152

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Temperaturas nos mapas

            Mapas que representam elementos do clima, como temperatura, são importantes instrumentos no estudo da dinâmica climática. As diferentes temperaturas podem ser representadas por cores frias e cores quentes e também pela variação de tonalidade das  cores.

Cores frias

São aquelas que vão do violeta ao verde na Rosa cromática. [...].

Verde: lembra umidade. Veja que num mapa de vegetação o verde- -escuro mostra as maiores densidades. Em mapas de relevo, o verde aparece colorindo regiões mais baixas.

Azul: é uma cor que lembra o ar e a água. Cria também a sensação de pureza, simplicidade, frescura e calma. É usada nos mapas para representar elementos hidrográficos, tais como oceanos, rios, lagos, mangues, chuva, além de outros.

Violeta: lembra delicadeza (quando em tons claros) e silêncio. Nos mapas, aparece associada à representação de elementos hidrográficos e térmicos, tais como: temperaturas muito baixas (por isso pode aparecer representando região muito elevada em mapas de relevo), climas frios, vegetação de várzea (pela associação com umidade elevada).

Cores quentes

São aquelas que vão do amarelo ao vermelho na Rosa cromática. [...].

Amarelo: é a mais alegre das três cores primárias. Lembra luz, vida, ação e poder. Por sua proximidade ao verde é a mais fria das chamadas cores quentes. Nos mapas, o amarelo aparece associado a temperaturas quentes, climas áridos, vegetação herbácea, baixas densidades, baixas altitudes.

Laranja: lembra dinamismo, prosperidade, luz do sol, alegria [...], ouro, riqueza. Também causa sensação de avanço do ambiente. Em mapas políticos, é uma das cinco cores usuais, juntamente com amarelo, rosa, lilás e verde, geralmente em tons suaves. Pode aparecer também em representações de densidades, entre o amarelo e o vermelho. Pode ser vista ainda representando climas áridos em alguns mapas.

Vermelho: é uma cor fortemente associada ao amor, alegria [...]. Lembra ainda atividade, calor, fogo, poder e guerra. Misturada com o branco vai dar o rosa, que é tênue, delicado [...]. Quando o vermelho é misturado ao violeta faz surgir a cor púrpura (que lembra realeza, dignidade, nobreza, domínio, justiça, pompa, riqueza). Em mapas, o vermelho aparece muito na representação da temperatura, zonas térmicas e fortes densidades populacionais. [...]

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. p. 180-183.



4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data;

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

Atividades

1. As diferentes tonalidades usadas nos mapas representam que fenômeno?

2. Como as cores quentes e frias foram usadas?

3. Quais são as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul no mapa 1? E no mapa 2?

4. Em que zona térmica são registradas as maiores médias de temperatura? Por que isso ocorre?

5. Observe o círculo de cores e, com base nele, responda às questões.

a) Que cor você utilizaria para representar em um mapa os climas equatorial e tropical? Por quê?

b) Agora, imagine que você deverá representar as elevadas altitudes do relevo em um mapa. Qual cor do círculo de cores você utilizaria? Por quê?

6. Observe as áreas onde ocorrem as temperaturas mais baixas no inverno e no verão. A que tipos principais de clima essas áreas estão associadas? (se achar necessário, consulte o mapa da página 152).

7. As temperaturas mais altas no verão e no inverno na zona tropical estão associadas a que tipos de climas? (se achar necessário, consulte o mapa da página 152).

 

 

___________________

 

Fonte: Paula, Marcelo Moraes: Geografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.






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