ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 12
Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que
corresponde a atividade domiciliar: 22 a 26/06/2020.
ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a data em que a
atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na
volta das aulas presenciais;
- Lembrete: a 2ª avaliação de Geografia,
postada no blog na semana passada, deve ser entregue. Enviar a avaliação para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.
Bons estudos! J
|
Leia o
texto abaixo: (copie somente o título do texto)
Orientação
no espaço geográfico
Quando conhecemos um lugar, temos certo domínio sobre o
espaço, conhecemos alguns pontos de referência e sabemos que direção tomar para
chegar a um local. Em lugares desconhecidos, porém, é mais difícil nos
orientarmos, e o risco de nos perdermos é maior. Se isso acontece onde há
muitos pontos de referência, como nas grandes cidades, imagine o que pode
acontecer se você estiver numa floresta, num deserto ou no alto-mar.
Desde tempos remotos, o ser humano descobriu que não era
fácil deslocar-se em lugares com poucos pontos de referência. Esse desafio
começou a ser vencido quando percebeu que era possível orientar-se pelos astros
(Sol, Lua, estrelas, etc.). Observando o céu, as pessoas perceberam que o Sol
aparece todas as manhãs aproximadamente na mesma direção do horizonte e se põe
ao entardecer na direção oposta; que a Lua tem um percurso semelhante ao do
Sol; e que mesmo estrelas e constelações, como a do Cruzeiro do Sul, são
capazes de indicar o rumo a ser seguido.
Entretanto, a eficácia desse tipo de orientação, depende
das condições do tempo e do lugar em que se encontra o viajante, o que deixou
de ser um problema com o desenvolvimento de instrumentos mais precisos, como a
bússola (...), muito usados durante o período das Grandes Navegações.
·
Os
pontos cardeais e a Rosa dos Ventos
Tomando como referência o nascer e o pôr do Sol, foram
criados os chamados pontos cardeais
– leste, oeste, norte e sul –, determinados da seguinte forma:
o
No horizonte, a direção em que o Sol nasce é
o Leste (L) ou Este (E), também
chamado de oriente, que quer dizer “nascente”.
o
No horizonte, a direção em que o Sol se põe é
o Oeste (O), ou ocidente, que também
quer dizer “poente”.
Conhecidos esses pontos, foram criados outros dois, o Norte (N), também chamado de
setentrional ou boreal, e o Sul (S),
também denominado meridional ou austral. (...) Podem existir outras direções
entre os pontos cardeais. Por isso, foram criados mais 12 pontos. (...) Esses
pontos complementares são os pontos
colaterais e os pontos subcolaterais.
Juntos, os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais formam a chamada rosa dos ventos.
Referência: ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: manual do
professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
Observe a imagem abaixo:
A imagem mostra uma rosa dos ventos, com todos os pontos
mencionados no texto. Os pontos cardeais formam as direções principais (leste, oeste,
norte e sul). Os pontos colaterais são os que ficam entre dois pontos cardeais
(nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste). Os pontos subcolaterais são aqueles
que ficam entre um ponto cardeal e um ponto colateral.
O nome de cada ponto costuma ser identificado por uma
sigla. Por exemplo: “N” é a sigla para o “norte”. “SE” é a sigla para “sudeste”.
Preste bastante atenção na imagem e busque identificar cada um deles.
Copie
e responda as atividades abaixo:
1. Escolha cinco frases que
você considera mais importantes para compreender o texto. Copie as cinco frases
escolhidas.
2. O texto diz que: “quando conhecemos um
lugar, temos certo domínio sobre o espaço, conhecemos alguns pontos de
referência e sabemos que direção tomar para chegar a um local”. Quais são os
pontos de referência que você observa no caminho da sua casa até a escola?
3. Qual é a referência usada para a construção
dos pontos cardeais? Explique a sua resposta.
4. No seu caderno, faça o desenho de uma
rosa dos ventos (não precisa ser igual a da imagem), com os pontos cardeais e
os pontos colaterais. Escreva a sigla e o nome de cada ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.