sábado, 27 de junho de 2020

Turma 61 - Geografia - Professora Fernanda (22 a 26/06/2020)

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 12
Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 22 a 26/06/2020.

ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais;
- Lembrete: a 2ª avaliação de Geografia, postada no blog na semana passada, deve ser entregue. Enviar a avaliação para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.
Bons estudos! J
Leia o texto abaixo: (copie somente o título do texto)
Orientação no espaço geográfico
Quando conhecemos um lugar, temos certo domínio sobre o espaço, conhecemos alguns pontos de referência e sabemos que direção tomar para chegar a um local. Em lugares desconhecidos, porém, é mais difícil nos orientarmos, e o risco de nos perdermos é maior. Se isso acontece onde há muitos pontos de referência, como nas grandes cidades, imagine o que pode acontecer se você estiver numa floresta, num deserto ou no alto-mar.
Desde tempos remotos, o ser humano descobriu que não era fácil deslocar-se em lugares com poucos pontos de referência. Esse desafio começou a ser vencido quando percebeu que era possível orientar-se pelos astros (Sol, Lua, estrelas, etc.). Observando o céu, as pessoas perceberam que o Sol aparece todas as manhãs aproximadamente na mesma direção do horizonte e se põe ao entardecer na direção oposta; que a Lua tem um percurso semelhante ao do Sol; e que mesmo estrelas e constelações, como a do Cruzeiro do Sul, são capazes de indicar o rumo a ser seguido.
Entretanto, a eficácia desse tipo de orientação, depende das condições do tempo e do lugar em que se encontra o viajante, o que deixou de ser um problema com o desenvolvimento de instrumentos mais precisos, como a bússola (...), muito usados durante o período das Grandes Navegações.
·         Os pontos cardeais e a Rosa dos Ventos
   Tomando como referência o nascer e o pôr do Sol, foram criados os chamados pontos cardeais – leste, oeste, norte e sul –, determinados da seguinte forma:
o   No horizonte, a direção em que o Sol nasce é o Leste (L) ou Este (E), também chamado de oriente, que quer dizer “nascente”.
o   No horizonte, a direção em que o Sol se põe é o Oeste (O), ou ocidente, que também quer dizer “poente”.
Conhecidos esses pontos, foram criados outros dois, o Norte (N), também chamado de setentrional ou boreal, e o Sul (S), também denominado meridional ou austral. (...) Podem existir outras direções entre os pontos cardeais. Por isso, foram criados mais 12 pontos. (...) Esses pontos complementares são os pontos colaterais e os pontos subcolaterais. Juntos, os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais formam a chamada rosa dos ventos. 
Referência: ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: manual do professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

Observe a imagem abaixo:
A imagem mostra uma rosa dos ventos, com todos os pontos mencionados no texto. Os pontos cardeais formam as direções principais (leste, oeste, norte e sul). Os pontos colaterais são os que ficam entre dois pontos cardeais (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste). Os pontos subcolaterais são aqueles que ficam entre um ponto cardeal e um ponto colateral.
O nome de cada ponto costuma ser identificado por uma sigla. Por exemplo: “N” é a sigla para o “norte”. “SE” é a sigla para “sudeste”. Preste bastante atenção na imagem e busque identificar cada um deles.

Copie e responda as atividades abaixo:
1.  Escolha cinco frases que você considera mais importantes para compreender o texto. Copie as cinco frases escolhidas. 
2.  O texto diz que: “quando conhecemos um lugar, temos certo domínio sobre o espaço, conhecemos alguns pontos de referência e sabemos que direção tomar para chegar a um local”. Quais são os pontos de referência que você observa no caminho da sua casa até a escola?
3.  Qual é a referência usada para a construção dos pontos cardeais? Explique a sua resposta.
4.   No seu caderno, faça o desenho de uma rosa dos ventos (não precisa ser igual a da imagem), com os pontos cardeais e os pontos colaterais. Escreva a sigla e o nome de cada ponto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.