quarta-feira, 24 de junho de 2020

Turma 92 - História - Professora Suélen (22/06 a 26/06)

> Atividades de avaliação!




Após a Primeira Guerra Mundial, a Europa estava devastada. Além da reconstrução das cidades, foi preciso retomar a produção econômica, criar empregos e pagar dívidas. A situação dos trabalhadores era bastante difícil e as reivindicações deles incomodavam boa parte das elites. Alguns representantes das elites eram favoráveis à formação de regimes autoritários, que, acreditavam, seriam capazes de impor mais controle sobre os trabalhadores e controlar a crise econômica.

Pesquise no seu livro (páginas 104, 105, 106, 107 e 108) e/ou na internet sobre os regimes totalitários que foram implantados na Itália (fascismo) e na Alemanha (nazismo) e responda as seguintes questões. Mesmo que você não tenha acesso à internet para fazer a pesquisa, irá conseguir responder todas as questões utilizando seu livro de História. 

Essas atividades são avaliativas, portanto, você deve copiar e responder no seu caderno as questões abaixo e enviar para o whats da professora até o dia 09/07.



1.    Como estava a situação econômica da Itália e da Alemanha quando surgiram as ideias favoráveis aos regimes totalitários? Mínimo 4 linhas.





2.    Observe as imagens abaixo. As duas são propagandas elaboradas pelos governos totalitários. Como os líderes dos regimes totalitários são mostrados nas propagandas? Qual era a importância da propaganda nos regimes totalitários? Responda essas questões com base na leitura do livro (e/ou na pesquisa que você realizou na internet) e com base no que você observa nas imagens. Mínimo 6 linhas.



 Benito Mussolini (Itália)




Adolf Hitler (Alemanha)







3.    A doutrina nazista pregava a “superioridade ariana” e a “pureza alemã”.

a. Essas duas ideias estavam erradas. Explique, com suas palavras, porque essas ideias estavam e estão erradas. Mínimo 6 linhas.
b.    Quais pessoas foram perseguidas pelo Estado nazista? Mínimo 3 linhas.



4.    Tanto na Itália fascista quanto na Alemanha nazista, a educação era uma prioridade para o governo. Qual era o papel da educação escolar para a difusão das doutrinas fascista e nazista? Mínimo 5 linhas.



5.    Tanto os fascistas quanto os nazistas defendiam a submissão do individuo à autoridade do Estado. Em sua opinião, o que acontece com os direitos do cidadão e com as liberdades individuais nos regimes totalitários? (questão retirada do livro). Mínimo 6 linhas.


Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.