quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Nome:                                                        Turma: 92                       Data: 21/09 – 25/09

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos estudar a Europa.

2º Momento:

- Utilize dicionário.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Europa - população

120 e 121

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

 Discriminada, a mão de obra estrangeira é essencial

É cada vez mais numerosa a parcela dos trabalhadores europeus que, assustados com o desemprego, veem os imigrantes como culpados por sua insegurança econômica e social. Uma pesquisa realizada no início de 2006 constatou que 3 em cada 10 franceses admite ser “ao menos um pouco” racista. Cegos pelo preconceito, esses europeus não percebem que a presença da mão de obra estrangeira – inclusive em proporções muito maiores do que a atual – é essencial para impedir que, nos próximos anos, a economia desses países entre em colapso por falta de braços para o trabalho.

A Europa é um continente em rápido envelhecimento. Isso ocorre porque, de um lado, a expectativa de vida é cada vez mais alta, e, por outro, o número médio de filhos por casal vem caindo sem cessar. Morrem mais pessoas do que nascem. A queda das taxas de fertilidade está elevando a proporção de idosos entre os europeus nas próximas décadas. Na Itália, por exemplo, a média de idade deverá subir dos atuais 41 anos para 53 – doze anos a mais – até 2050. Na metade do século, a população da Espanha pode ser 22% menor do que agora, e a da Holanda, 10% menor. No total, 34 países terão um declínio populacional até 2050.

O único fator capaz de reverter essa tendência é a entrada maciça de estrangeiros. Os imigrantes são, na média, mais jovens do que os europeus nativos, e têm mais filhos – em parte, pela pouca idade, mas também porque geralmente vêm de países com taxas de fertilidade mais altas. Caberá a eles sustentar a vida econômica nesses países quando os europeus se retirarem, em números cada vez maiores, para desfrutar de sua confortável aposentadoria.

Os especialistas calculam que, para manter estável a atual proporção entre as pessoas que trabalham e as que vivem de pensões, a Europa precisará de 3 milhões de novos imigrantes por ano – o dobro da quantidade atual de trabalhadores recém-chegados, legais ou ilegais. O que muitos veem como um problema é, na realidade, uma solução.

Fonte: FUSER, Igor. Geopolítica: o mundo em conflito. 3. ed. São Paulo: Salesiana, 2010. p. 78-79.

Fonte: Paula, Marcelo Moraes. Geografia espaço & interação : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.


4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data;

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas

 1) Após a leitura do texto, escreva, em forma de tópicos, sobre o trabalho imigrante na Europa.

 

2) Escreva uma frase sobre a situação da mão de obra estrangeira na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.