ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 23
Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 62 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que corresponde a
atividade domiciliar: 08 a 11/09/2020.
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ORIENTAÇÕES: - Realizar a atividade no caderno
de Ensino Religioso; - Registrar, no caderno, a data em que a
atividade está sendo realizada; - A atividade será vista pela professora na
volta das aulas presenciais. Bons estudos! 😊 |
Nas últimas atividades
domiciliares de Ensino Religioso, aprendemos que existem religiões que não possuem livros sagrados escritos e
transmitem os seus ensinamentos através da oralidade. Ou seja, por meio das
histórias contadas, da fala e da escuta. Na atividade desta semana,
conheceremos uma história contada pelos povos africanos de origem Iorubá, para explicar a origem dos seres
humanos.
Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):
Na
mitologia Iorubá, o Deus Supremo é Olorum, chamado também de Olodumaré, na
qualidade de criador de tudo o que existe. Olorum criou o mundo, todas as
águas, terras, todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e
animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o
homem.
Oxalá criou o homem a partir do ferro
e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra -
era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o
fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois
de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem
êxito.
Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida. (Texto adaptado do site: Santuário dos orixás.).
Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”.
Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 108.
Copie e responda as atividades abaixo:
1. Como os povos Iorubás explicam a origem do mundo e a origem da vida?
2. Quais são as divindades (seres divinos) mencionadas no mito de origem Iorubá?
3. A história contada no mito Iorubá fazem parte de alguma tradição religiosa brasileira? Responda com base nos seus conhecimentos sobre as crenças religiosas.

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