quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Turma 62 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (08 a 11/09/2020)

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 23

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 62 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 08 a 11/09/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.


Bons estudos! 😊


Nas últimas atividades domiciliares de Ensino Religioso, aprendemos que existem religiões que não possuem livros sagrados escritos e transmitem os seus ensinamentos através da oralidade. Ou seja, por meio das histórias contadas, da fala e da escuta. Na atividade desta semana, conheceremos uma história contada pelos povos africanos de origem Iorubá, para explicar a origem dos seres humanos. 

 

Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):

 

Na mitologia Iorubá, o Deus Supremo é Olorum, chamado também de Olodumaré, na qualidade de criador de tudo o que existe. Olorum criou o mundo, todas as águas, terras, todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.

Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.

Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida. (Texto adaptado do site: Santuário dos orixás.).              

Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. 

Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 108. 

  

Copie e responda as atividades abaixo:

1.    Como os povos Iorubás explicam a origem do mundo e a origem da vida?

2.    Quais são as divindades (seres divinos) mencionadas no mito de origem Iorubá?

3.   A história contada no mito Iorubá fazem parte de alguma tradição religiosa brasileira? Responda com base nos seus conhecimentos sobre as crenças religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.