quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Turma 62 - História - Professora Suélen (21/09 a 25/09)

 


Ø  Leia o texto abaixo. 

Os assuntos “crise do Império Romano”, “início da Idade Média” e “feudalismo” estão no capítulo 12 do seu livro de História, que começa na página 192.

 

>  Depois copie, em seu caderno, e responda as questões:

1.    O que era o feudo?

2.    Por que as pessoas passaram a viver em feudos na Europa central?

3.    Quem eram os senhores feudais?

 

>  Envie as fotos das questões respondidas para o whats da professora. Coloque data e o seu nome nas páginas do caderno.

 

CRISE DO IMPÉRIO ROMANO

 

A crise do Império Romano iniciou no século 3 (III) e teve várias causas. O império era vasto, com domínios na Europa, norte da África e partes da Ásia, e os imperadores romanos passaram a ter dificuldades em proteger as fronteiras desse imenso território. Para cuidar das fronteiras eram necessários exércitos, funcionários, conservar estradas e muros de proteção. Isso custava muito caro.

A diminuição das guerras e, consequentemente, do número de escravizados fez com que diminuísse a produção de alimentos. Com menos alimentos produzidos, eles passaram a ser mais caros que antes. Como não era toda a população que podia pagar por eles, esse aumento gerou a fome de muitas pessoas.

 

 

IDADE MÉDIA E FEUDALISMO

 

Justo nesse momento de crise do Império, os povos germânicos começaram a invadir o território romano e tiveram êxito, já que as fronteiras estavam enfraquecidas. A capital do Império, Roma, foi atacada e dominada por Odoacro, rei dos hérulos, em 476 d.C. Esse evento marca o final do Império Romano do Ocidente e também o início da Idade Média.

Antes mesmo da queda de Roma, já havia povos germânicos vivendo no Império, mas de forma amigável aos governantes romanos. Após 476 d. C. essa relação acabou e eles passaram a atacar as populações romanas.

Em busca de proteção contra os ataques, os romanos passaram a viver no meio rural (nos feudos) e não mais nas cidades. Os germânicos já tinham o costume de viver em pequenos povoados afastados das grandes cidades. Após a queda de Roma, romanos e germânicos começaram a viver em reinos pequenos. As cidades e o comércio perderam a importância que tinham.

Esses reinos eram formados por vários feudos. Os feudos eram grandes propriedades de terra onde as pessoas viviam e cultivavam alimentos para seu consumo. Os feudos eram cercados por muralhas. Como a maioria da população passou a viver dessa forma dizemos que houve a ruralização da sociedade e o sistema que o regia era o feudalismo. Conceito de feudalismo: sistema político, econômico e social que vigorou na Europa Central, durante a Idade Média.

A riqueza agora provinha da posse de terras, ou seja, de feudos. Os reis possuíam vários feudos e com isso tinham poder local, de pequeno alcance. Como existiam vários reinos (cada um governado por seu rei), o poder estava descentralizado. Todo o dono de feudo chama-se senhor feudal. Todos os reis eram senhores feudais, mas só alguns senhores feudais eram reis!

Possuir feudos e doá-los passou a ser uma forma de poder, só quem tinha esse poder eram os nobres. Quem possuía muitos feudos doava alguns para outros nobres. O que “doava” ganhava em troca a fidelidade militar e o título de senhor suserano. Já quem o recebia tinha o direito de desfrutar das plantações e do trabalho dos servos que estavam nele, recebia o título de vassalo e devia serviços militares ao seu suserano.

Observe a representação de um feudo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.