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Nome:
Turma: 82 Data: 14/09 – 16/09 |
1º Etapa: Nesta semana
vamos conhecer o quadro natural do continente americano. O Clima – As correntes
marítimas.
2º Momento:
- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.
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Conteúdos |
Páginas para leitura
– Livro didático |
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O continente
americano: Clima |
152 até 154 |
3º Momento: Fazer a leitura do texto.
Sugiro que assista o vídeo - https://youtu.be/RtnOcCNbvkw - Corrente de Humboldt.
Influência das correntes marítimas no clima
Porções
de água que se deslocam pelos oceanos, apresentando temperatura, salinidade,
pressão e velocidade próprias, as correntes marítimas distribuem o calor e
influem no clima. Resultam de diversos fatores, como ventos, movimento de
rotação da Terra, diferenças de salinidade e temperatura das águas e
conformação das bacias oceânicas.
As
correntes quentes formam-se nas áreas equatoriais e migram para as altas
latitudes, onde irradiam calor para o ar atmosférico. As correntes frias
formam-se nas áreas polares, migram para as baixas latitudes e provocam queda
da temperatura nas áreas litorâneas próximas.
As
correntes marítimas quentes elevam as temperaturas e a umidade do ar,
enquanto as correntes marítimas frias exercem efeito contrário. Em alguns
casos, as correntes marítimas contribuem para a formação de desertos.
A Corrente do Golfo (quente) é bastante importante para os climas da América do Norte. Formada no Golfo do México, ela ameniza as temperaturas dos climas frios da costa norte-americana até a costa da Noruega, no norte da Europa.
A
Corrente do Peru (fria), também denominada Corrente de Humboldt, atua na costa
oeste sul-americana e influencia a formação do deserto do Atacama. Por ser uma
corrente fria, atua diminuindo a evaporação das águas do oceano Pacífico na
região e, consequentemente, a umidade e a possibilidade de chuvas, tornando o
clima seco.
Vale
observar ainda que as principais áreas pesqueiras do mundo localizam-se em
locais de encontro entre correntes frias e quentes. Para compensar o movimento
das águas superficiais, as águas profundas são transportadas verticalmente para
cima – fenômenos conhecido como ressurgência - , trazendo sedimentos ricos em
nutrientes. A iluminação solar aumenta a atividade biológica, concentrando
plâncton (microrganismos animais e vegetais) e atraindo grande quantidade de
peixes.
4º Momento:
Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data;
ATENÇÃO:
Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma, me procure para
esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas
Responda às questões em seu caderno.
1. Observe o mapa e
preencha as lacunas com uma das palavras entre parênteses:
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a) De modo geral, as
correntes frias originam-se nas proximidades __________________. (Equador/zonas
polares). |
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b) De modo geral, as
correntes quentes originam-se nas proximidades ________________. (Equador/zonas
polares). |
2. Observe o mapa e indique a zona da Terra onde se originam as correntes marítimas, escrevendo nos parênteses os números correspondentes:
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( 1 ) Zona polar
Ártica ( 2 ) Zona temperada
do Norte ( 3 ) Zona tropical,
próximo ao Equador ( 4 ) Zona temperada
do Sul, próximo à zona polar Antártica. |
( ) Corrente da Califórnia ( ) Corrente Sul-Equatorial (do Pacífico) ( ) Corrente do Peru ( ) Corrente das Falkland ( ) Corrente do Brasil ( ) Corrente Sul-Equatorial (do Atlântico) ( ) Corrente das Guianas ( ) Corrente do Golfo ( ) Corrente do Labrador ( ) Corrente Norte-Equatorial |
3. Quais fatores são responsáveis pela formação de correntes marítimas?
4. Explique a circulação das correntes frias e quentes e cite um exemplo de cada uma.
5. Elabore uma frase utilizando as palavras: correntes marítimas, plâncton, ressurgência, áreas pesqueiras.
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Fonte:
Paula, Marcelo Moraes. Geografia espaço & interação : 8o ano : ensino fundamental
: anos finais / Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1.
ed. — São Paulo : FTD, 2018.




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