segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 14/09 - 16/09

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 14/09 – 16/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos conhecer o quadro natural do continente americano. O Clima – As correntes marítimas.

2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

O continente americano: Clima

152 até 154

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Sugiro que assista o vídeo - https://youtu.be/RtnOcCNbvkw - Corrente de Humboldt.

 

Influência das correntes marítimas no clima

Porções de água que se deslocam pelos oceanos, apresentando temperatura, salinidade, pressão e velocidade próprias, as correntes marítimas distribuem o calor e influem no clima. Resultam de diversos fatores, como ventos, movimento de rotação da Terra, diferenças de salinidade e temperatura das águas e conformação das bacias oceânicas.

As correntes quentes formam-se nas áreas equatoriais e migram para as altas latitudes, onde irradiam calor para o ar atmosférico. As correntes frias formam-se nas áreas polares, migram para as baixas latitudes e provocam queda da temperatura nas áreas litorâneas próximas.

As correntes marítimas quentes elevam as temperaturas e a umidade do ar, enquanto as correntes marítimas frias exercem efeito contrário. Em alguns casos, as correntes marítimas contribuem para a formação de desertos.

A Corrente do Golfo (quente) é bastante importante para os climas da América do Norte. Formada no Golfo do México, ela ameniza as temperaturas dos climas frios da costa norte-americana até a costa da Noruega, no norte da Europa.

A Corrente do Peru (fria), também denominada Corrente de Humboldt, atua na costa oeste sul-americana e influencia a formação do deserto do Atacama. Por ser uma corrente fria, atua diminuindo a evaporação das águas do oceano Pacífico na região e, consequentemente, a umidade e a possibilidade de chuvas, tornando o clima seco.

Vale observar ainda que as principais áreas pesqueiras do mundo localizam-se em locais de encontro entre correntes frias e quentes. Para compensar o movimento das águas superficiais, as águas profundas são transportadas verticalmente para cima – fenômenos conhecido como ressurgência - , trazendo sedimentos ricos em nutrientes. A iluminação solar aumenta a atividade biológica, concentrando plâncton (microrganismos animais e vegetais) e atraindo grande quantidade de peixes.

4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data;

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma, me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas

 Responda às questões em seu caderno.

1. Observe o mapa e preencha as lacunas com uma das palavras entre parênteses:

a) De modo geral, as correntes frias originam-se nas proximidades __________________.

(Equador/zonas polares).

b) De modo geral, as correntes quentes originam-se nas proximidades ________________.

(Equador/zonas polares).

 2. Observe o mapa e indique a zona da Terra onde se originam as correntes marítimas, escrevendo nos parênteses os números correspondentes:

( 1 ) Zona polar Ártica

( 2 ) Zona temperada do Norte

( 3 ) Zona tropical, próximo ao Equador

( 4 ) Zona temperada do Sul, próximo à zona polar Antártica.

(   ) Corrente da Califórnia

(   ) Corrente Sul-Equatorial (do Pacífico)

(   ) Corrente do Peru

(   ) Corrente das Falkland

(   ) Corrente do Brasil

(   ) Corrente Sul-Equatorial (do Atlântico)

(   ) Corrente das Guianas

(   ) Corrente do Golfo

(   ) Corrente do Labrador

(   ) Corrente Norte-Equatorial

 3. Quais fatores são responsáveis pela formação de correntes marítimas?

 4. Explique a circulação das correntes frias e quentes e cite um exemplo de cada uma.

 5. Elabore uma frase utilizando as palavras: correntes marítimas, plâncton, ressurgência, áreas pesqueiras.

 

 

____________________________

Fonte: Paula, Marcelo Moraes. Geografia espaço & interação : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.


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