quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Turma 82 - História - Professora Suélen (21/09 a 25/09)

 


Ø  Leia o resumo abaixo. Se puder, copie o resumo, já que iremos tratar desses assuntos nas próximas atividades.

Ø  Leia a página 174 do seu livro de História, copie em seu caderno as questões e as responda. Envie fotos das atividades respondidas para o whats da professora. ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO.

 

SEGUNDO REINADO (1840-1899)

Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por D. Pedro II. Esse período iniciou em 1840, quando Pedro de Alcântara, aos quinze anos de idade, foi coroado imperador do Brasil. O fim do Segundo Reinado ocorreu em 1899, quando houve a Proclamação da República.

 

Resumo Segundo Reinado (1840-1899)

 

·    >      A coroação de D. Pedro II ocorreu por meio do Golpe da Maioridade, em 1840 e deu início ao Segundo Reinado. (Página 152 do nosso livro de História.).

 

·       >   Os dois partidos que controlavam a política brasileira eram o Partido Liberal e o Partido Conservador. (Páginas 164 e 165 do livro de História.).

 

·   >    O sistema político brasileiro ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”. (Página 165 do nosso livro de História.).

 

·   Na economia, as exportações (vendas para o exterior) de café cresceram muito. O café tornou-se o principal produto de exportação. As províncias que mais cultivavam o café foram Rio de Janeiro e São Paulo. Para aumentar as lavouras de café, muitas terras indígenas foram invadidas. Nesse período, surgiram cidades e estradas de ferro foram construídas para transportar o café até os portos.

 

·  >   O cafeicultores (que eram grandes proprietários de terras) tornaram-se influentes na sociedade brasileira, ampliando seu poder político e das suas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

·    Mesmo havendo pressões da Inglaterra para acabar com a escravidão e substituir o trabalho escravo pelo assalariado, a abolição da escravidão demorou a ocorrer. A escravidão foi abolida graças aos movimentos populares, à resistência e à organização das próprias pessoas escravizadas e a algumas iniciativas políticas. A Lei Áurea, que pôs fim a escravidão só foi assinada em 1888. (Páginas 185, 186 e 187 do livro de História.).

 

·  >   A elite brasileira, os negociantes de escravizados e parte da sociedade não tinham interesse em acabar com a escravidão, já que lucravam com ela.

 

·  > Em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós, foi proibido o tráfico de africanos escravizados para o Brasil. Mesmo assim, continuou havendo a escravização de africanos e seus descentes no Brasil. Além disso, aumentou o tráfico de escravizados dentro do país (tráfico interno). Para substituir, aos poucos, o trabalho escravo pelo assalariado, imigrantes alemães, italianos, espanhóis e de outras partes do mundo foram trazidos ao Brasil. Muitos desses imigrantes tornaram-se “escravos por dívidas”. (Páginas 170, 171, 172 do livro de História.).

 

·     >    O desenvolvimento de indústrias no Brasil foi estimulado por uma série de condições. Entre elas: a) investimentos feitos pelos cafeicultores, b) tarifas que aumentavam o preço dos produtos importados, levando os consumidores a procurar mercadorias nacionais. (Página 173 do livro de História.).

 

·     >   O Brasil envolveu-se na Guerra do Paraguai (1864-1870). (Páginas 182, 183 e 184 do livro de História.).

 

 

1.  Leia a página 174 e faça as questões.


A. O Que foi a Lei de Terras?


B. Por que a Lei de Terras favoreceu os ricos fazendeiros e prejudicou os mais pobres e os indígenas?


C. O que o decreto de 1845 determinou com relação aos povos indígenas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.