terça-feira, 23 de junho de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 22/06 - 26/06

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 22/06 – 26/06

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos trabalhar a América Anglo-Saxônica.

2º Momento:
- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.
Conteúdos
Páginas para leitura – Livro didático
América Anglo-Saxônica
160 - 166

América Anglo-Saxônica

            O processo de colonização inglesa na América do Norte teve início no século XVII. Ali, os ingleses fundaram, no litoral do Atlântico, Treze Colônias que mais tarde dariam origem aos Estados Unidos. Também os franceses se instalaram no continente norte-americano, mas o predomínio inglês fez com que essa parte da América recebesse o nome de América Anglo-Saxônica.

Leia este texto
América Anglo-Saxônica
Você sabia que a América Anglo-Saxônica se difere da Latina principalmente pela influência do idioma adotado?

O continente americano possui um território de grandes proporções, sendo comumente subdividido em três partes, a América do Norte, a América Central e a América do Sul, sendo que esta divisão respeita a questão da localização das porções de terras.
No entanto, existem também divisões no continente americano que obedecem a critérios culturais ou históricos, como os traços da ocupação histórica destes.
Assim, no continente americano pode-se falar em uma divisão entre América Latina e América Anglo-Saxônica, os quais possuem processos de ocupação diferenciados, os quais deixaram marcas culturais distintas, principalmente quanto ao idioma falado.
Essa subdivisão tem como base aspectos histórico-culturais, no entanto, ainda assim existia uma grande diversidade cultural já anterior ao processo de colonização, já que em toda América já existiam agrupamentos tradicionais, indígenas, que ocupavam as terras.

América Anglo-Saxônica: território, característica e contexto geral
A definição da América Anglo-Saxônica é uma oposição a existência da América Latina, sendo que os países latinos são aqueles onde os idiomas falados são, primordialmente, as línguas românicas, ou seja, derivadas do latim, sendo elas o espanhol, o português e o francês
Isso ocorre porque são regiões colonizadas predominantemente pela Espanha e por Portugal. Diferentemente da América Latina, os países anglo-saxônicos são apenas dois, os Estados Unidos e o Canadá.
Os referidos países têm em comum um passado histórico marcado pela presença dos ingleses, possuindo o idioma comum – inglês – e laços históricos, culturais, étnicos relativos ao período de colonização do Reino Unido.
O principal idioma falado em ambos os países é a língua inglesa, ou seja, um idioma de origem anglo-saxônica ou germânica, o que denota o nome dado ao grupo destes países. Apesar de idioma predominante, o inglês não é o único, sendo comum também o espanhol e o francês, os quais são idiomas latinos, ou de origem no latim.

Idioma oficial do Canadá

No Canadá são considerados como idiomas oficiais o inglês e o francês, sendo o último predominante na província de Quebec, sendo também falado com menor expressividade em outras províncias canadenses.

Idioma oficial dos Estados Unidos

Embora seja predominante nos Estados Unidos, o país não apresenta formalmente uma língua oficial, sendo constituído por uma ampla variedade de idiomas falados, inclusive pela expressividade de estrangeiros que vivem naquelas terras. Ainda assim, a língua inglesa tem destaque junto aos estadunidenses.
Deste modo, a divisão por idioma entre América Latina e América Anglo-Saxônica é um formalismo que na prática acaba se deparando com uma realidade multicultural.

Subdivisão polêmica
As duas Américas – Latina e Anglo-Saxônica – acabam enfrentando muitas desigualdades em sua composição e desenvolvimento. Os dois países anglo-saxônicos da América são também os mais ricos, os únicos considerados como desenvolvidos no continente americano.
Assim, nota-se que a subdivisão se mantém também por questões econômicas, não meramente pelo passado compartilhado. Os critérios de subdivisão entre latinos e anglo-saxônicos também não encontra terreno fértil quando o assunto é diversidade étnica, já que há uma ampla variedade de agrupamentos humanos no continente europeu, o que não justificaria sua divisão em apenas dois grupos distintos, num deles os dois países mais ricos, no outro, todos os demais países pouco desenvolvidos ou em processo de emergência econômica.
Neste sentido, a permanência dessa divisão parece cumprir mais um papel ideológico do que simplesmente histórico.
Há uma discussão acalorada quanto ao modo de ocupação dos países da América Latina e da América Anglo-Saxônica e, embora não haja consenso quanto a isso, entende-se que predominantemente as terras dos países latinos foram utilizadas para colônias de exploração, ou seja, aquelas das quais se retiram os recursos primários, enviando-os aos países colonizadores para serem manufaturados ou abastecerem aquele mercado.
Já nos países anglo-saxônicos da América, entende-se que houve exploração, mas que nestes países foram predominantes as colônias de povoamento, nas quais era empregado o trabalho familiar livre e assalariado, estando estas assentadas na pequena e média propriedade policultura (variedade produtiva, diversificação) e na produção voltada para o abastecimento do mercado interno.
Assim, não teriam estas sofrido tanto com a exploração de seus recursos naturais quanto as colônias latino-americanas.




3º Momento: Atividades – Registrar no caderno.
1) Complete as lacunas utilizando as palavras-chave:
a) A América Anglo-Saxônica é formada pelo ________________ e pelos ______________________.
b) Podemos afirmar que a América Anglo-Saxônica localiza-se nos hemisférios _______________________.
c) Verificamos que o único paralelo que atravessa a América Anglo-Saxônica ao norte é o __________________ e que a maior parte de suas terras está situada na zona ____________________.
d) A América Anglo-Saxônica está separada do continente asiático pelo _______________________.
e) Os oceanos que banham a América Anglo-Saxônica são: o ____________, a leste; o _______________ a oeste; e o _____________________ ao norte.

A capital do Canadá é a cidade de _________________.
PALAVRAS-CHAVE:
Círculo polar Ártico – Estreito de Bering – Temperada do Norte – norte e ocidental – Estados Unidos – Atlântico – Canadá – Pacífico – Glacial Ártico – Ottawa.

2) A América   Anglo-Saxônica   é   bastante extensa e ocupa um pouco mais de 19 milhões de    quilômetros    quadrados.    Observe    sua posição no mapa ao lado. Com base no mapa, assinale as  afirmações  verdadeiras  (V)  e  as falsas (F) sobre a América Anglo-Saxônica.
Lembre-se: leia o mapa.
a) (      ) Ela   é   formada   pelos   dois   países setentrionais: Canadá e Estados Unidos.
b) (    ) Os dois países que a formam são banhados por dois oceanos, algo que não ocorre em  todos os países da América Latina.
c) (     ) Ela é cortada pelo Círculo polar Ártico e tem climas muito frios no extremo norte.
d) (     ) Seus países são mais extensos e em menor número do que os da América Latina.

3) Que povos europeus ocupavam as áreas hoje correspondentes à América Anglo-Saxônica?


4) Que povos europeus ocupavam as áreas hoje correspondentes à América Latina?


5) O que os países da América Anglo-Saxônica têm em comum?


6) Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

7) Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.