terça-feira, 2 de junho de 2020

Turma: 82 Língua Portuguesa Prof°: Lucienne Flores Gross

Atividades domiciliares n°09/ Turma 82 / Língua Portuguesa/ Prof° Lucienne Flores
Período de: 1°/06 à 05/06/20
Instruções: Copiar o texto e as questões no caderno e responder!
Copiar e responder no caderno os exercícios de Sujeito e Predicado!


 Crônica: COBRANÇA
            
    Moacyr Scliar

      Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente".
  ― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.
   ― Claro que posso ― replicou ele.  ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.
 ― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...
 ― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.
        ― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...
        ― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz, até você saldar sua dívida.
        Neste momento começou a chuviscar.
        ― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar ficando doente.
        Ele riu, amargo:
        ― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.
        ― Posso lhe dar um guarda-chuva...
        ― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva.
        Ela agora estava irritada:
        ― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.
        ― Sou seu marido ― retrucou ele ― e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.
        Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.
                                                           Moacyr Sclair
Entendendo a crônica:

01 – Qual é o tema central do texto?
    

02 – Explique o que a personagem quis dizer com a seguinte frase: “Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta”.
     

03 – Acabe com isso, Aristides”. O que entendemos ao ler a expressão destacada?
      

04 – Você acha que o autor escolheu um bom título para o texto? Por quê?
      

05 – Por que o cobrador insistia na cobrança?
      

06 – “Aqui mora uma devedora inadimplente”. A frase apresentada pode ser definida como fato ou opinião?
      

07 – Que tipo de linguagem apresenta o texto lido?
      

08 – A quem se referem as expressões em destaque em cada frase a seguir?
a)   “Meu problema é lhe cobrar”.


b)   “Posso lhe dar um guarda-chuva”.


09 – A atitude do cobrador é gerada por qual fato ocorrido no texto?
     

10 – Quem são as personagens da crônica?
      

11 – Que elemento surpresa o cronista introduz na história?
      

12 – O texto traz um recurso de desdobramento dos papéis. Explique.

                      Exercícios de Sujeito e Predicado

1) Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.

a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b) Meu irmão e minha irmã estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na cons-
trução de embarcações e de casas.
d) Carlos e Ana reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em pequena parte do
território estadual.
g) Nós necessitamos de ajuda.
h) Poucos entenderam o plano.
i) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.

2) Separe o sujeito do predicado, identifique o núcleo do sujeito e clas-
sifique-o em simples, composto ou oculto.

a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
b) O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da 
indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolveram a agricultura.
d) Olhávamos as vitrinas.
e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao 
exterior.
f) Quem me ajudará?
g) Com saudades, saí à procura do amigo.
h) Os deputados votaram as reformas educacionais.
i) Deus, Deus, como esperei por Ti!

      
                              

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