Copiar no caderno de Artes
A Origem das Bandeiras
A origem das bandeiras remonta a Idade Média, quando os exércitos aliados, para não se confundirem uns com os outros, usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida. A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, organização, sociedade, clã, coroa ou reino.
As bandeiras na festa junina não estão lá por acaso. Elas começaram a ser usadas como forma de homenagear Santo Antônio, São José e São Pedro.
Elas eram em tamanho bem maior do que as que são vistas com frequência hoje em dia. Quando a tradição foi iniciada, as pessoas costumavam imprimir a imagem dos santos nessas bandeirinhas. Isso era feito através de um processo que usava água, já que nesta época não existia impressoras.
Além das bandeiras, os balões também estão presentes na decoração da festa junina. Segundo a simbologia, quando eles eram soltos ao ar, usando o ar quente, servia como forma de levar as mensagens e pedidos dos homens aos santos. Essa brincadeira passou a ser proibida em 1965 por causa do perigo de lesões que sofriam as pessoas além dos incêndios florestais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.