quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Turma 61 - Geografia - Professora Fernanda (08 a 11/09/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 23

Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 08 a 11/09/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.


Bons estudos! 😊


Na última atividade, estudamos o movimento de rotação da Terra. Na atividade desta semana, estudaremos outro movimento realizado pelo Planeta Terra: a translação.

 

Para começar, assista o vídeo animado indicado abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q

 

Observação: Clique no link acima para acessar o vídeo. Se você não puder assistir, tudo bem! Faça as atividades com base no texto fornecido pela professora.


Copie e leia o texto abaixo:

 

O movimento de translação

Ao mesmo tempo que o planeta Terra realiza o movimento de rotação, ele também realiza o movimento de translação, que é o deslocamento da Terra ao redor do Sol, Pesquisadores calcularam que o movimento de translação dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, que correspondem a um ano do nosso calendário.

Como o movimento de translação da Terra não ocorre em exatos 365 dias, a cada 4 anos tem-se 1 dia a mais. Para corrigir essa diferença, esse dia é acrescentado ao calendário no dia 29 de fevereiro. É o chamado ano bissexto, com 366 dias.

 

As estações do ano

Você já deve ter ouvido falar nas estações do ano. Durante o ano há meses que são mais frios ou mais quentes que outros.

            Durante o movimento de translação, a Terra tem diferentes posições em relação ao Sol, mantendo, ao longo desse percurso, a inclinação constante do eixo de rotação. Essa inclinação do eixo, associada à forma do planeta, favorece uma distribuição irregular (diferente) de raios solares e calor sobre a superfície da Terra entre os hemisférios norte e sul.

            Essas condições dão origem às estações do ano: inverno, primavera, verão e outono. Cada uma delas tem duração de 3 meses e ocorre de maneira inversa nos hemisférios norte e sul. Por exemplo, se é outono no hemisfério norte, é primavera no hemisfério sul. 

Referência do texto: RIBEIRO, Wagner Costa. Por dentro da Geografia, 6º ano : ensino fundamental, anos finais. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 50.


Observe as ilustrações abaixo:


A imagem ilustra o movimento de translação da Terra. Preste atenção na luz solar que o planeta recebe ao longo da translação e tente identificar qual parte do planeta está recebendo mais ou menos luz solar em cada parte da ilustração:


Fonte: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/movimento-de-translacao.htm>.


 

A imagem abaixo ilustra e explica a mudança das estações do ano a partir do movimento de translação:


Copie e responda as atividades abaixo:

 

1.  O que você aprendeu sobre o movimento de translação da Terra? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.

 

2.  Quais diferenças você consegue perceber ao longo das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera), no lugar em que mora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.