Atividade domiciliar n.º24/Turma 92/ Ciências//Prof.ª Andrea.
Período de:14/09 à 16/09/20
Datas das Aulas:14/09/20 e 15/09/20 ( 03 períodos)
Instruções
Copie no caderno de Ciências, acesse o link e assista ao vídeo para auxiliar na compreensão do conteúdo.Link no final da atividade.
Atividade domiciliar 24: Estrutura da Matéria/Separação de Misturas.
Separação de Misturas Heterogêneas
Catação:Consiste em separar uma mistura formada por sólidos de tamanhos diferentes, ou sólidos não dissolvidos no líquido, utilizando as mãos, pinça, um pegador, etc, para fazer a retirada de um sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.
Levigação:A força da água arrasta o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar o cascalho do ouro.
Ventilação: A força do vento separa o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão de amendoim.
Flotação: Um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma decantação é realizada. Exemplo: adicionar água a areia e isopor.
Sifonação:Com uma mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc, é retirado o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.
Filtração: Separação por meio de um filtro de papel, que retém o componente sólido de uma mistura formada por um sólido e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a areia da água.
Filtração a vácuo:Serve para acelerar a velocidade da realização de uma filtração. Exemplo: separar areia da água ou uma mistura pastosa.
Decantação: O componente menos denso da mistura é posicionado em cima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água.
Separação com funil de bromo: é um equipamento específico com o qual é possível separar o líquido mais denso de uma mistura, após a realização de uma decantação dos mesmos. Exemplo: separar água e óleo.
Centrifugação: é um método que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a movimentos de translação em um equipamento denominado centrífuga
Separação magnética: Um ímã é utilizado para retirar o componente metálico presente em uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.
Dissolução fracionada: Um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos com o objetivo de dissolver apenas um deles. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia.
Coagulação: Adicionamos uma substância a uma mistura para unir componentes sólidos que estejam em suspensão em um líquido. Exemplo: adicionar sulfato de alumínio na água em uma estação de tratamento de água.
Floculação: é um método que complementa a coagulação, já que nele a mistura é agitada para favorecer a ação do coagulante.
Tamização: Utiliza-se um peneira para separar grãos sólidos de tamanho maior presentes em uma mistura.Exemplo: Peneirar a farinha de trigo.
Fonte pesquisada:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm
Copie e Leia o texto acima,assista aos vídeos e façam suas anotações. Bons estudos!
Acesse os links para complementar seus estudos:
https://www.youtube.com/watch?v=kj0DTbbvOlE
https://www.youtube.com/watch?v=MnQcNpW8W40
Encaminhe suas dúvidas, de Segunda a Sexta, das 8h às 17h para meu whatsapp ou para o email:professora.andreaxavier@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.