terça-feira, 31 de março de 2020

Turma 61, 71, 81 e 91 - Ensino Religioso - Prof. Marcos Monteiro


Os cinco primeiros livros da Bíblia Cristã são formados pelo pentateuco judaico que significa os cinco primeiros rolos do Torá ou Lei Judaica. A autoria destes livros é atribuída a Moisés.  




Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.



Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Êxodo 20:4-17


Atividade da Turma 61 



Relacione os livros do Antigo Testamento da Bíblia. Responda: 

1) Quais são os livros do pentateuco que compõe a Bíblia? 
2) Quais são os livros considerados históricos?
3) Quais são os livros de Sabedoria?
4) Quais são os livros poéticos?  
5) Quais são os livros proféticos? 
6) Existe diferença no Antigo Testamento entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante? Quais? 



Atividade da Turma 71 
 
Pesquise a história de Abraão e seu filho Ismael e Isaque no Antigo Testamento. Explique o grau de parentesco na origem entre Ismael (árabes muçulmanos) e Jacó ou Israel (judeus), segundo a tradição judaico-islâmica. Cite dois ou mais versículos justificam o grau de parentesco. 

Atividade Turma 81 e 91

Leia o trecho do Livro de Êxodo acima: 

1) Quais os valores que são similares ao art. 5º da Constituição Federal? 

2) Quais aspectos da lei judaica no trecho acima que consideramos crimes segundo nossa legislação? 

3) Como devemos tratar os nosso pais ou responsáveis? Qual a promessa de Deus para os bons filhos? 

4) Quais os aspectos da santidade de Deus, conforme trecho do Êxodo? 

Turma 61, 71, 81 e 91 - História - Prof. Marcos Monteiro



Atividade de História - Turma 61 


Observe os detalhes da representação acima e descreva as atividades humanas e modo de vida durante o Paleolítico, diferenciando o papel do homem e da mulher. 



Observe os detalhes da representação acima e descreva as atividades humanas e modo de vida durante o Neolítico, diferenciando o papel do homem e da mulher. 

_________________________________________________________________________________

Atividade de História - Turma 71 


PESTE NEGRA: COMO UMA DAS MAIORES PRAGAS DO MUNDO CHEGOU AO FIM


Entre 1347 a 1351, a doença dizimou metade da população europeia. Entenda como ela foi erradicada

A peste negra, que teve origem no continente asiático, foi a mais letal das epidemias até os dias atuais. Apesar de haver uma convergência entre os dados sobre a quantidade letal de atingidos, estima-se que o número de vítimas fica em torno de 75 a 200 milhões de mortes.
A bactéria causadora, a Yersina pestis teve como origem a China ou a Ásia Central — a rota da seda —, viajou alojada nos intestinos das pulgas que parasitavam os ratos, animais que eram uma praga comum para a época e tinham em grande quantidade, vivendo nos porões das embarcações.

Assim que atracavam os navios no Mediterrâneo, os roedores espalhavam a doença pelos portos que chegavam.  Embora que no começo, a disseminação fosse contida, se mantendo apenas área costeira dos países, no momento que começou a ser propagada pelo ar, a enfermidade se espalhou extremamente rápido entre os humanos, e no pico da pandemia, dizia-se que não havia humanos vivos suficientes para enterrar os casos fatais.
Os sintomas incluíam: febre altíssima, vômitos, naúseas, tosse com sangue, dor de cabeça, cansaço extremo, calafrios e convulsão, além de matar muito depressa os contaminados.
Inclusive, na época não havia uma explicação para algo tão terrível que estava acontecendo no continente. A população do século 8 trazia teorias estranhas para explicar os acontecimentos sangrentos: alinhamento dos planetas que espalhavam as bactérias no ar, mendigos, ciganos, envenenamentos da água feito pelos judeus, eram algumas das justificativas colocadas para tentar entender o que se passava.
 

A Europa viveu um clima de pânico, pois parecia que aquele cenário de caos não teria fim. A teoria mais popular de como a peste bubônica terminou, foi a partir do momento que foi implementada melhoras na higiene e nas medidas públicas de saúde.
A primeira providência tomada foi a implementação das quarentenas. A população sadia passou a ficar dentro de suas casas, só saindo quando fosse extremamente necessário, enquanto os mais abastados e podiam bancar saiam das áreas mais povoadas e viviam em isolamento.
Com os europeus reclusos, outra coisa que auxiliou no quadro de propagação dessa mazela foram as melhorias dos hábitos de higiene pessoal e, ao invés de enterrarem os corpos, eles passaram a cremar os falecidos, entrando em menos contato ainda com a Yersina pestis.
Por último, mas não menos importante, na Idade média, as cidadelas não possuíam sistema de saneamento, eram muito sujam e isso ajudava a proliferação. Além das ruas, a água também era contaminada por dejetos humanos infectados.
A partir do momento que os municípios passaram a ser limpos corretamente e o saneamento e tratamento das águas foram implementados, foi a última e mais forte medida para que a enfermidade fosse extinta.
Levou mais de 200 anos até que a Europa conseguisse restabelecer seus habitantes para o número anterior a peste. Mas não foi a perda da civilização que ocorreu nesse período, a nação também perdeu muito em termos de trabalho, arte, cultura e economia.
Sobre a Peste Negra pesquise: 

1) Como as pessoas combateram a Peste Negra na época?
2) As formas de combate tinham alguma base científica?
3) Qual o nome científico da Peste Negra?
4) Existe a Peste Negra nos dias de hoje? Se existe, por que não é noticiado. 
_________________________________________________________________________________

Atividade de História - Turma 81 


As epidemias no Novo Mundo. 

Os primeiros emigrantes europeus ofereciam duas explicações principais para o declínio populacional dos nativos americanos. A primeira foram as práticas brutais dos conquistadores espanhóis como foi registado pelos próprios espanhóis, notavelmente pelo frade dominicano Bartolomé de Las Casas, cujos escritos retratam vividamente as atrocidades cometidas para com os nativos (em particular os Tainos) pelos espanhóis. A segunda explicação era uma aparente aprovação divina, segundo a qual Deus tinha removido os nativos como parte do seu plano divino com o objectivo de dar espaço para uma nova civilização cristã. 

Muitos nativos americanos viam os seus problemas em termos de causas sobrenaturais ou religiosas. Os acadêmicos acreditam agora que, entre vários factores, as doenças epidêmicas foram de longe a maior causa do declínio populacional dos nativos americanos. As doenças começaram a matar imensos números de americanos indígenas pouco depois de os europeus e africanos começarem a chegar ao novo mundo. Uma razão para o facto de o número de mortos ter sido subestimada é que, de acordo com a teoria geralmente aceite, as doenças chegaram antes da emigração europeia e mataram grande parte da população antes de observações europeias terem sido feitas. 

Muitos emigrantes europeus que chegaram após de as epidemias já terem morto números massivos de nativos assumiram que os nativos tinham sido sempre pequenos em número. A escala das epidemias ao longo dos anos foi enorme, matando milhões de pessoas-cerca de 90% da população nas áreas mais atingidas-e criando "a maior catástrofe humana da história, provavelmente excedendo mesmo o desastre da Peste Negra que matou um terço da população da Europa entre 1347 e 1351.


A doença mais devastadora foi a varíola, mas outras doenças mortais incluíram o tifo, o sarampo, a gripe, a peste bubónica, a papeira, a febre amarela e a tosse convulsa. América também tinham doenças endémicas, talvez incluindo um tipo de sífilis particularmente virulento, que cedo se tornou grave no Velho Mundo. (Esta transferência entre o Velho Mundo e o Novo Mundo foi parte de um fenómeno conhecido como "A Troca Colombiana" ou "A Grande Troca"). As doenças levadas para o novo mundo provaram ser excepcionalmente mortíferas.


As epidemias tiveram efeitos muito diferentes em diferentes partes da Américas. Os grupos mais vulneráveis foram aqueles que tinham populações relativamente mais baixas. Muitos grupos insulares foram totalmente aniquilados. Os caribes e os arawaks das caraíbas quase deixaram de existir, tal como os Beothuks da Terra Nova. Enquanto que as doenças se propagaram muito rapidamente nos impérios densamente povoados da América Central, as populações mais dispersas da América do Norte assistiram a um contágio mais lento.

Pesquise

1) Os espanhóis portugueses usaram as doenças como arma de guerra no processo de Conquista da América? 

_________________________________________________________________________________

Atividade de História - Turma 91


A charge representa o conflito social ocorrido na Revolta da Vacina. Pesquise: 

1) Quais as doenças ou epidemias que afetam o Rio de Janeiro à época?

2) Como a abordagem da autoridade sanitárias e como reagiu a população local?

3) Quem foi Osvaldo Cruz?

4) Qual a importância da Fundação Osvaldo Cruz para saúde pública na atualidade?

Pré II Manhã (antes prof Roberta) e Pré II Tarde- Professora Aline- de 23 à 27/03

EAD EMEF Nova Petrópolis

PRÉ II MANHÃ E PRÉ II TARDE- PROFESSORA ALINE
Atividade correspondente a semana de 23 à 27/03






1° -Recorte de jornais, revistas, encartes ou embalagens, 5 palavras que comecem com a mesma letra do seu nome. Cole todas organizadas numa folha.

===================================================================

2° -Desenhe frutas e objetos que comecem com a mesma letra do seu nome. Peça ajuda a alguém para escrever o nome do que foi desenhado.

========================================================================

3° -Um familiar deve escrever em um papel, o nome da criança e de mais dois colegas. Após, a criança deve pintar as letras que se repetem entre eles.

========================================================================

4° -Escreva seu nome bem grande numa folha e após, faça bolinhas pequenas de papel higiênico e cole em cima das linhas do seu nome.

========================================================================

 5° -Pergunte aos seus pais, como o seu nome foi escolhido e quem ajudou a pensar nele. Peça que escrevam essa história em uma folha.
========================================================================

*As atividades devem ser feitas no caderno de desenho, pra quem recebeu o material da SMED, ou em folha de ofício ou folha de caderno. Coloque seu nome em todas as atividades.

Pré II Manhã (antes prof Roberta) e Pré II Tarde- Professora Aline- de 18 à 20/03


EAD EMEF Nova Petrópolis










PRÉ II MANHÃ e PRÉ II TARDE-  PROFESSORA ALINE
Atividades correspondentes a semana de 18/03 à 20/03
 
1° Iniciem uma coleção de tampinhas de garrafas! Podem ser tampinhas de qualquer cor. Vão guardando em uma sacolinha e quando as aulas retornarem, faremos a contagem e separação por cores, além de outras várias atividades! Teremos premiações para quem tiver o maior número de tampinhas.

======================================================================

Faça um desenho da sua casa e das pessoas que estão na quarentena com você.
- Fique atento as cores(da casa e das pessoas).
- Fique atento ao tamanho das coisas (as pessoas não podem ser maiores do que as casas, um bebê não é maior d que a mãe, se tiver árvores, observe se são maiores ou menores do que as pessoas, a casa, o cachorro...).

======================================================================

Procure em sua casa, diferentes objetos em formato de CÍRCULO de vários tamanhos. Faça o contorno destes objetos (passe o lápis por fora). Pinte bem colorido.

======================================================================

*As atividades devem ser feitas no caderno de desenho, pra quem recebeu o material da SMED, ou em folha de ofício ou folha de caderno.

Turma 82 - História - Professora Suélen Andreis (02 e 03/04)



Turma 72 - História - Professora Suélen Andreis (30/03 e 02/04)



Turma 92 - História - Professora Suélen Andreis (03/04)



Turma 92 - História - Professora Suélen Andreis (20/03 ao dia 30/03)






Turma 92 - Educação Física - Professor Guilherme


Turma 92 - Educação Física - Professor Guilherme

Olá,  vamos dar uma olhada na história do voleibol. Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

Atividade de Educação física.

Professora: Guilherme Neto
Turma: 92
Atividades referentes ao período de:30/03/2020 à 03/04/2020.

Instruções:
A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.
Deve ser entregue na primeira aula de educação física, no retorno das aulas.

A História do Voleibol

O voleibol foi um esporte criado por um professor norte-americano de educação física, William G. Morgan. No final do século XIX, especificamente em 1895 e na cidade de Massachusets, o professor se tornou diretor da disciplina de educação física na ACM – Associação Cristã de Moços.
Logo ao receber o novo cargo, resolveu inovar os conceitos da instituição no que diz respeito aos esportes, trazendo novas modalidades para os seus alunos. De início, sua primeira ideia foi ensiná-los o basquetebol, que tinha ainda poucos anos de vida desde o seu surgimento.
Porém, Morgan notou que a prática do basquete exigia muito contato físico para aquele determinado público de alunos, que já eram adultos e grande parte deles, executivos e também associados da ACM.
Dessa forma, o correto seria criar uma nova modalidade, que não fosse de tanto contato físico como o basquetebol, mas que proporcionasse a interação entre um grande grupo de estudantes ao mesmo tempo. Foi assim que Morgan logo pensou no tênis e nos itens utilizados para a prática desse esporte: uma quadra, uma rede localizada ao meio, bolas e raquetes. Tirando alguns itens, ele pensou em reproduzir a ideia de manter a rede e passar a bola de um lado para o outro.
Ao invés da rede mais baixa, a rede do esporte criado por Morgan era mais alta, com 1,98m de altura, ficando logo acima da cabeça de um homem de tamanho médio. Agora, a necessidade era de uma bola. As primeiras tentativas de realizar uma partida de vôlei foram com simples bexigas, porém, elas eram muito leves e tornavam o jogo lento. Sendo assim, começaram a jogar as partidas com bolas de basquete, que por sua vez, já eram muito pesadas e dificultavam então a prática do vôlei.
Por conta disso, Morgan notou a necessidade de desenvolver uma bola específica para o jogo. A bola utilizada no esporte tinha revestimento em couro, câmera de ar na parte de dentro confeccionada em borracha e um tamanho médio.
Com a bola em mãos, uma quadra já delimitada e a rede no meio, o esporte estava pronto. O jogo foi inicialmente batizado como Mintonette, e Morgan contou com a ajuda de dois amigos para definir as primeiras 10 regras que caracterizariam o jogo, com um único objetivo principal: marcar pontos na área da quadra do adversário. Para isso, a bola de tamanho médio deveria tocar o solo dentro da área da quadra do adversário.
A primeira partida de “Mintonette” foi realizada em 1896, com grande aceitação por parte do público. A forma de movimentar a bola de um lado para o outro fez com que outro professor desse uma dica para Morgan, que logo acatou: o jogo deveria se chamar volley ball, por conta da ação de vôo da bola de um lado para o outro.
Desde essa época uma partida de vôlei poderia ocorrer tanto em ginásios e quadras fechadas como também nas praias e em parques. Nessa mesma fase, não tinha nenhum tipo de limitação sobre o número de integrantes em cada um dos times, sendo a grande preocupação do momento tornar a partida divertida, mantendo a bola sempre em movimento e de um lado para outro, o que misturava conceitos tanto do basquete como também do tênis.


Atividades:

1 – O esporte chamado voleibol foi criado por um professor brasileiro no ano de 1989.
            a)    Verdadeiro.
            b)      Falso.

2 – O voleibol, criado por um professor de educação física, foi inicialmente batizado por qual nome?
a)      Mintonette.
b)      Basquetebol.
c)      Bastonete.
d)      Tênis.
e)      Futebol.

3 – Em que ano foi criado o voleibol?
              a)      1989.
              b)      1800.
              c)      2015.
              d)      1930.
              e)      1895. 

Turma 91 - Educação Física - Professor Guilherme


Turma 91 - Educação Física - Professor Guilherme

Olá,  vamos dar uma olhada na história do voleibol. Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

Atividade de Educação física.

Professora: Guilherme Neto
Turma: 91
Atividades referentes ao período de:30/03/2020 à 03/04/2020.

Instruções:
A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.
Deve ser entregue na primeira aula de educação física, no retorno das aulas.


A História do Voleibol
O voleibol foi um esporte criado por um professor norte-americano de educação física, William G. Morgan. No final do século XIX, especificamente em 1895 e na cidade de Massachusets, o professor se tornou diretor da disciplina de educação física na ACM – Associação Cristã de Moços.
Logo ao receber o novo cargo, resolveu inovar os conceitos da instituição no que diz respeito aos esportes, trazendo novas modalidades para os seus alunos. De início, sua primeira ideia foi ensiná-los o basquetebol, que tinha ainda poucos anos de vida desde o seu surgimento.
Porém, Morgan notou que a prática do basquete exigia muito contato físico para aquele determinado público de alunos, que já eram adultos e grande parte deles, executivos e também associados da ACM.
Dessa forma, o correto seria criar uma nova modalidade, que não fosse de tanto contato físico como o basquetebol, mas que proporcionasse a interação entre um grande grupo de estudantes ao mesmo tempo. Foi assim que Morgan logo pensou no tênis e nos itens utilizados para a prática desse esporte: uma quadra, uma rede localizada ao meio, bolas e raquetes. Tirando alguns itens, ele pensou em reproduzir a ideia de manter a rede e passar a bola de um lado para o outro.
Ao invés da rede mais baixa, a rede do esporte criado por Morgan era mais alta, com 1,98m de altura, ficando logo acima da cabeça de um homem de tamanho médio. Agora, a necessidade era de uma bola. As primeiras tentativas de realizar uma partida de vôlei foram com simples bexigas, porém, elas eram muito leves e tornavam o jogo lento. Sendo assim, começaram a jogar as partidas com bolas de basquete, que por sua vez, já eram muito pesadas e dificultavam então a prática do vôlei.
Por conta disso, Morgan notou a necessidade de desenvolver uma bola específica para o jogo. A bola utilizada no esporte tinha revestimento em couro, câmera de ar na parte de dentro confeccionada em borracha e um tamanho médio.
Com a bola em mãos, uma quadra já delimitada e a rede no meio, o esporte estava pronto. O jogo foi inicialmente batizado como Mintonette, e Morgan contou com a ajuda de dois amigos para definir as primeiras 10 regras que caracterizariam o jogo, com um único objetivo principal: marcar pontos na área da quadra do adversário. Para isso, a bola de tamanho médio deveria tocar o solo dentro da área da quadra do adversário.
A primeira partida de “Mintonette” foi realizada em 1896, com grande aceitação por parte do público. A forma de movimentar a bola de um lado para o outro fez com que outro professor desse uma dica para Morgan, que logo acatou: o jogo deveria se chamar volley ball, por conta da ação de vôo da bola de um lado para o outro.
Desde essa época uma partida de vôlei poderia ocorrer tanto em ginásios e quadras fechadas como também nas praias e em parques. Nessa mesma fase, não tinha nenhum tipo de limitação sobre o número de integrantes em cada um dos times, sendo a grande preocupação do momento tornar a partida divertida, mantendo a bola sempre em movimento e de um lado para outro, o que misturava conceitos tanto do basquete como também do tênis.

Atividades:
1 – O esporte chamado voleibol foi criado por um professor brasileiro no ano de 1989.
            a)    Verdadeiro.
            b)      Falso.

2 – O voleibol, criado por um professor de educação física, foi inicialmente batizado por qual nome?
a)      Mintonette.
b)      Basquetebol.
c)      Bastonete.
d)      Tênis.
e)      Futebol.

3 – Em que ano foi criado o voleibol?
              a)      1989.
              b)      1800.
              c)      2015.
              d)      1930.
              e)      1895.