segunda-feira, 30 de março de 2020

Professora Lucienne Flores Gross Português Turma: 72

Gramática - Emprego do Mal e Mau


Complete com Mal ou Mau:

1) O vereador foi........ pela população.
2) Ficamos preocupados até passei...... quando ouvi a notícia.
3) Patrícia está com um...... incurável.
4) O balconista era um homem muito......humorado.
5) ......saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
6) Antônio fala.....o Português.
7) Não seja pessimista, nem todo político tem......caráter.
8) As forças do bem e do ....... vivem em eterno combate.
9) Sonia não sabe o.......que me fez.
10) O......está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.
11) Cristiano estava tão bravo que.....falou comigo.
12) Não creio que Jeferson seja um.....sujeito.
13) .......entrou no consultório, João foi tranquilizado pelo médico.
14) A luta contra o......humor é preciso nesse recinto.
15) A seleção brasileira jogou....essa partida.
16) O......de Peterson é que ele não toma uma atitude digna.
17) .....Ketlin chegou, Peter saiu.
18) Pedro é um homem muito.......
19) Daniel comportou-se......durante a reunião.
20) Camila sofreu um.....súbito.
21) Procure evitar o .....humor, Márcio.
22) A população sofre de um......que não tem cura, a inflação.
23)  Julia..... compreendia o que estava acontecendo naquele dia.
24) Aquele era um .....momento para uma conversa tão formal.
25) Carlos não era um..... profissional.


Complete com Onde ou Aonde:


1) .......aconteceu o acidente seu guarda?
2) Não entendo......Maria estava com a cabeça quando cometeu aquele crime?
3) Meninas,.....vocês querem chegar com essas atitudes delinquentes.
4) ......pensa que vais, Paulo José?
5) .....se situa o estado de Minas Gerais, alguém pode me explicar?
6) Dê .....você está falando, José?
7) ......nos levará tamanha discussão, Clarita?
8) Até ....vai sua rebeldia, menino?
9) Não sei..... me apresentar, nem a quem me dirigir para participar do ensaio.
10) .......acaba o limite e começam as desavenças.
11) Não sei.....ir estou perdida sem rumo certo.
12) Não sei ...... começar a procurar, pelas crianças que saíram para brincar.
13) .......está seu orgulho, Pedro?
14) Irei.....quer que eu vá, criança.
15).......Peter foi assim tão cedo?
16) .......você mora, Cristina?
17) Jorge visitará a cidade....... nasceu seu pai.
18) Vou........John for sem medo de errar por causa das minhas escolhas.
19) ......estão meus sapatos, mãe?
20) Moro.......não mora ninguém,......não vive ninguém.


Faça duas frases com cada tipo de Por que:

Por que:
Porque:
Porquê:
Por quê:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.