REGISTRO DE ATIVIDADES DOMICILIARES
(30/03/2020 à 03/04/2020)
ESCOLA: Municipal de Ensino Fundamental Nova
Petrópolis
PÚBLICO ALVO: 9º ano
|
|
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
|
|
Período
que corresponde a atividade domiciliar
|
30/03/2020
à 03/04/2020
|
Objeto(s)
do conhecimento
|
Leitura e
interpretação textual – texto informativo;
Linguagem
regional;
Produção
textual.
|
Objetivo(s)
da atividade domiciliar
|
Ler e
interpretar texto informativo; perceber e identificar expressões regionais da
língua portuguesa; produzir texto (cartaz) com informações pertinentes ao
objeto do conhecimento proposto.
|
Os dois cartazes fazem parte da
campanha do Governo do Estado do Rio
Grande do Sul e ANVISA para a higienização das mãos como prevenção do
coronavírus.
As imagens foram inspiradas em
campanhas conhecidas.
Veja o exemplo:
A linguagem utilizada nos cartazes contra o coronavírus é uma
linguagem diferente, uma linguagem regional, nosso famoso “gauchês”.
Abaixo, temos alguns exemplos desse tipo de linguagem:
Amargo: equivalente a
chimarrão
Baita: grande, crescido
Barbaridade: expressão típica,
usada como interjeição de espanto. “Mas que barbaridade”
Cusco: cachorro
Peleia: briga
Tchê: expressão típica
Tri: prefixo utilizado pelo
gaúcho para reforçar algo, “tri legal”, “tri bom”
A PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA
A SEMANA CONSISTIRÁ EM CONFECCIONAR CARTAZES (pode ser em folha de ofício ou
folha de caderno) PARA A CAMPANHA CONTRA O CORONAVÍRUS. OS CARTAZES DEVERÃO TER
OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
a) Utilizar expressões gaúchas
para deixar os cartazes mais autênticos;
b) Fazer 1 cartaz para cada
faixa etária:
·
Crianças de 0 até 12 anos;
·
Adolescentes de 13 até 18 anos;
·
Adultos de 19 até 59 anos;
·
Idosos a partir de 60 anos.
c) Utilizar desenhos e
ilustrações;
d) Inventar 1 cartaz com expressões
de outro estado brasileiro, explicando o significado da expressão e o motivo
que inspirou a fazê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.