segunda-feira, 30 de março de 2020

2ª Atividade domiciliar de Língua Portuguesa, 9º ano, Professora Rosenara


REGISTRO DE ATIVIDADES DOMICILIARES
(30/03/2020 à 03/04/2020)


ESCOLA:    Municipal de Ensino Fundamental Nova Petrópolis  

PÚBLICO ALVO: 9º ano


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Período que corresponde a atividade domiciliar

30/03/2020 à 03/04/2020

Objeto(s) do conhecimento

Leitura e interpretação textual – texto informativo;
Linguagem regional;
Produção textual.

Objetivo(s) da atividade domiciliar

Ler e interpretar texto informativo; perceber e identificar expressões regionais da língua portuguesa; produzir texto (cartaz) com informações pertinentes ao objeto do conhecimento proposto.






https://saude.rs.gov.br/upload/recortes/202003/16134617_133650_GDO.jpeg                                       
Os dois cartazes fazem parte da campanha do Governo do Estado do Rio  Grande do Sul e ANVISA para a higienização das mãos como prevenção do coronavírus.    
As imagens foram inspiradas em campanhas conhecidas.

Veja o exemplo:




A linguagem utilizada nos cartazes contra o coronavírus é uma linguagem diferente, uma linguagem regional, nosso famoso “gauchês”.
Abaixo, temos alguns exemplos desse tipo de linguagem:
Amargo: equivalente a chimarrão
Baita: grande, crescido
Barbaridade: expressão típica, usada como interjeição de espanto. “Mas que barbaridade”
Cusco: cachorro
Peleia: briga
Tchê: expressão típica
Tri: prefixo utilizado pelo gaúcho para reforçar algo, “tri legal”, “tri bom”


A PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A SEMANA CONSISTIRÁ EM CONFECCIONAR CARTAZES (pode ser em folha de ofício ou folha de caderno) PARA A CAMPANHA CONTRA O CORONAVÍRUS. OS CARTAZES DEVERÃO TER OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
a) Utilizar expressões gaúchas para deixar os cartazes mais autênticos;
b) Fazer 1 cartaz para cada faixa etária:
·        Crianças de 0 até 12 anos;
·        Adolescentes de 13 até 18 anos;
·        Adultos de 19 até 59 anos;
·        Idosos a partir de 60 anos.
c) Utilizar desenhos e ilustrações;
d) Inventar 1 cartaz com expressões de outro estado brasileiro, explicando o significado da expressão e o motivo que inspirou a fazê-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.