segunda-feira, 30 de março de 2020

Turma 91 - Geografia - Professora Fernanda (30/03 a 03/04/2020)



Disciplina: Geografia  |   Turma: 91   |   Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 30/03 a 03/04/2020.
Conteúdo da atividade: Fases do sistema capitalista e processo de globalização.


ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividades em uma folha de caderno, a lápis ou à caneta; 
- Identificar a folha com nome, turma e data;
- A atividade deve ser entregue para a professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!


1ª parte: A atividade desta semana é uma continuação da atividade postada no blog na semana passada (23 a 27/03), sobre as FASES DO SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, que começamos a estudar nas aulas de Geografia. Então, a primeira coisa que você deve fazer é revisar a atividade anterior: releia os textos e a atividade.
2ª parte: O texto e as atividades abaixo foram retirados do livro didático utilizado pela escola (página 19, seção Fique por dentro) Leia o texto e, após a leitura, copie e responda as questões, em uma folha.




FIQUE POR DENTRO!

O pós-guerra e o processo de globalização
         Como foi visto, o processo de expansão do capitalismo teve início no século XVI, com as Grandes Navegações. Ao longo dos séculos, a integração econômica entre as diferentes regiões do globo foi aumentando gradualmente, à medida que os avanços tecnológicos aconteciam. 
         Porém, após a Segunda Guerra Mundial, o ritmo dos avanços tecnológicos se acentuou. Após a década de 1970, num intervalo de tempo muito curto, ocorreu a multiplicação das redes de computadores, comunicações por satélite, cabos de fibra ótica, aparelhos eletrônicos para transferência de informações em alta velocidade. Essas inovações aplicadas aos setores de transporte e de telecomunicações permitiu a intensificação dos fluxos de mercadorias, pessoas, capitais e informações. 
         O avanço tecnológico nos meios de transporte permitiu o aumento de velocidade dos fluxos de pessoas e mercadorias e, com isso, as distâncias parecem ter se encurtado. Essa fase de intensificação da integração econômica é denominada “mundialização” por alguns especialistas. Nessa visão, destaca-se a dimensão econômica do processo, ou seja, os fluxos comerciais e financeiros facilitados por avanços das telecomunicações e por leis que impõem poucas restrições à circulação de investimentos. 



          Outros especialistas chamam o processo de “globalização” e defendem que ele é mais amplo, que não se restringe aos aspectos econômicos e financeiros. Essa visão destaca os reflexos sociais e culturais do processo, sem desconsiderar as questões políticas e econômicas envolvidas. Portanto, a globalização poderia ser definida como uma forma em que a sociedade contemporânea se conecta e se relaciona, determinada pela lógica e pela velocidade do capitalismo atual. 


Atividades:
1. Interprete o mapa acima e explique como o avanço da tecnologia pode “encurtar as distâncias”. 

2. O processo de globalização apresenta tanto aspectos econômicos quanto aspectos culturais. Aponte e comente um dos reflexos culturais da globalização.

3. Um megaevento esportivo como a Copa do Mundo pode ser considerado uma “lição de globalização”. Lembre-se da última Copa do Mundo que você acompanhou e aponte dois fatos que confirmem essa afirmação.

Referência: Texto retirado da página 19 (capítulo 1) do livro didático Por dentro da Geografia - 9º ano. (livro utilizado pela escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.