ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 11
Disciplina: Geografia
| Turma: 71 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a
atividade domiciliar: 15 a 19/06/2020.
2ª
ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA
Queridos/as
alunos/as e prezados/as responsáveis, leiam atentamente as orientações
abaixo:
-
A atividade dessa semana é a segunda avaliação de Geografia, com valor de 20
pontos. Essa atividade, junto com a Autoavaliação (10 pontos),
completa a nota do 1º trimestre;
-
A atividade deve ser entregue até o dia 26 de junho,
para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com;
- O trabalho deve ser
identificado com o nome, a turma e a data;
-
Você pode enviar o trabalho de duas formas: responder as questões por
escrito, em uma folha de caderno, e tirar uma foto OU digitar e
enviar o arquivo;
- Não esqueçam: a data final para a entrega da Autoavaliação, postada
no blog na semana passada, é 19/06.
BOM
TRABALHO! :)
|
Esta
atividade tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos estudados nas
atividades domiciliares de Geografia. O valor de cada questão está indicado no
enunciado. Para realizar a avaliação, você pode consultar as atividades já
feitas e utilizar o livro didático para leitura. Responda as questões com calma
e atenção.
Responda as questões abaixo
(Não é
necessário copiar as perguntas, apenas identifique o número da questão):
1. Com extensão territorial de 8.514.876
quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do
subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam
fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa
que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o
Brasil. (2 pontos)
a) Argentina e
Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e
Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e
Venezuela
2. Em relação ao território de um país, o que é um LIMITE? (2 pontos)
3. Relembre e observe novamente o mapa abaixo:
a) No mapa, é possível observar a
utilização de cinco cores diferentes, para representar partes do território
brasileiro. Explique o que o mapa acima representa. (2 pontos)
4. Um dos textos estudados apresentava a
seguinte frase: “A contagem total da
população é realizada a cada década pelo IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), por meio do recenseamento da população.” Dê dois exemplos de informações
sobre a população pesquisadas pelo IBGE. (2 pontos)
5. Você
aprendeu que o território brasileiro, ao longo da história, teve diferentes
limites e fronteiras. O mapa do Brasil, como conhecemos hoje, foi sendo
desenhado ao longo de um processo, marcado por disputas, conflitos e tratados
(acordos), desde o Período Colonial (em que o Brasil era colônia de Portugal).
Com base nessas informações, responda as questões abaixo:
a) O
que significa dizer que o território brasileiro se formou a partir de um
PROCESSO? (2 pontos)
b) Cite
dois exemplos de tratados que fizeram parte do processo de formação do
território brasileiro. (2 pontos)
c) O
território do Rio Grande do Sul foi um importante ponto de disputas e
conflitos. Com qual país Portugal disputou esse território? (2 pontos)
6. Complete as frases abaixo com as palavras do
quadro: (4 pontos)
LITORAL AÇÚCAR CAFÉ OURO
|
a) No século XVI, a ocupação do
território limitava-se ao __________. A principal atividade econômica desse
período foi a produção de __________, destinada à exportação.
b) Durante o século XVIII, a exploração
das minas de __________ marcou a atividade econômica brasileira, principalmente
na região de Minas Gerais.
c) A
produção de __________, no século XIX, foi muito importante para o processo de urbanização,
na região sudeste do país.
7. A partir do que foi estudado sobre os povos
indígenas, no livro didático, escreva como
foi o contato entre esses povos e os portugueses, que chegaram ao território
brasileiro em 1500. (2 pontos)
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