sexta-feira, 19 de junho de 2020

Turma 71 - Geografia - Professora Fernanda (15 a 19/06/2020)


ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 11
Disciplina: Geografia | Turma: 71 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 15 a 19/06/2020.

2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA

Queridos/as alunos/as e prezados/as responsáveis, leiam atentamente as orientações abaixo:

- A atividade dessa semana é a segunda avaliação de Geografia, com valor de 20 pontos. Essa atividade, junto com a Autoavaliação (10 pontos), completa a nota do 1º trimestre;

- A atividade deve ser entregue até o dia 26 de junho, para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com;

- O trabalho deve ser identificado com o nome, a turma e a data;

- Você pode enviar o trabalho de duas formas: responder as questões por escrito, em uma folha de caderno, e tirar uma foto OU digitar e enviar o arquivo;

- Não esqueçam: a data final para a entrega da Autoavaliação, postada no blog na semana passada, é 19/06.

BOM TRABALHO! :)

              Esta atividade tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos estudados nas atividades domiciliares de Geografia. O valor de cada questão está indicado no enunciado. Para realizar a avaliação, você pode consultar as atividades já feitas e utilizar o livro didático para leitura. Responda as questões com calma e atenção.  


Responda as questões abaixo
(Não é necessário copiar as perguntas, apenas identifique o número da questão):

1. Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil. (2 pontos)

a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela


2. Em relação ao território de um país, o que é um LIMITE? (2 pontos)


3. Relembre e observe novamente o mapa abaixo:

a) No mapa, é possível observar a utilização de cinco cores diferentes, para representar partes do território brasileiro. Explique o que o mapa acima representa. (2 pontos)


4. Um dos textos estudados apresentava a seguinte frase: A contagem total da população é realizada a cada década pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio do recenseamento da população.” Dê dois exemplos de informações sobre a população pesquisadas pelo IBGE. (2 pontos)


5. Você aprendeu que o território brasileiro, ao longo da história, teve diferentes limites e fronteiras. O mapa do Brasil, como conhecemos hoje, foi sendo desenhado ao longo de um processo, marcado por disputas, conflitos e tratados (acordos), desde o Período Colonial (em que o Brasil era colônia de Portugal). Com base nessas informações, responda as questões abaixo:

a) O que significa dizer que o território brasileiro se formou a partir de um PROCESSO? (2 pontos)

b) Cite dois exemplos de tratados que fizeram parte do processo de formação do território brasileiro. (2 pontos)

c) O território do Rio Grande do Sul foi um importante ponto de disputas e conflitos. Com qual país Portugal disputou esse território? (2 pontos)


6. Complete as frases abaixo com as palavras do quadro: (4 pontos)

LITORAL      AÇÚCAR      CAFÉ      OURO


a)  No século XVI, a ocupação do território limitava-se ao __________. A principal atividade econômica desse período foi a produção de __________, destinada à exportação.

b)  Durante o século XVIII, a exploração das minas de __________ marcou a atividade econômica brasileira, principalmente na região de Minas Gerais.

c)  A produção de __________, no século XIX, foi muito importante para o processo de urbanização, na região sudeste do país. 


7.  A partir do que foi estudado sobre os povos indígenas, no livro didático, escreva como foi o contato entre esses povos e os portugueses, que chegaram ao território brasileiro em 1500. (2 pontos)

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