segunda-feira, 1 de junho de 2020

Turma 71, Língua Portuguesa, Professora Rosenara


 

ATIVIDADES DOMICILIARES DE O1/06/20 ATÉ 05/06/20

Copiar e responder as atividades no seu caderno (se quiser, pode imprimir).


PARA LEMBRAR:

                                    

Na imagem, observamos as ações ler, comprar, jogar, cantar, molhar, escovar e beber. Além de ações, os verbos podem expressar estado (ficar, ser, estar, permanecer) ou fenômenos da natureza (chover, amanhecer, anoitecer, nevar).

1) Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.

a)    Marcelo______bola com os amigos.

b)    A seleção brasileira______bem na última copa do mundo.

c)    Nós_____no time da escola.

d)    Eles_____bola ontem à noite.

e)    Eu_____o lixo no cesto.


2) Circule os verbos das frases abaixo:

a) Os meninos brincavam  com a bola.

b) Papai me chamou para  passear no parque.

c) Entrei, falei com o diretor.

d) Ao sentir a patadas, o lobo  correu.

e) Tu és forte, és corajoso e  conheces tudo.

f) A borboleta tem asas coloridas.


3) Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

a) Chovia muito. 

b) Ela era infeliz. 

c) Relampejou muito. 

d) As crianças brincavam. 

e) Ventava muito. 

f) Marta estava contente. 

g) O menino está triste. 

 

4) Indique os tempos verbais nas frases:

a) Papai gosta de verdura.

b) José ganhou uma bola.

c) Damião estudará a lição.

d) Marisa acordou cedo.

e) Os meninos jogarão basquete.

f) O garoto vende pipoca.

g) Eu venderei meu relógio.

h) Eu canto muito bem.

i) Eu vendi minha bicicleta.

 

 

5)  Escreva as frases, completando-as nos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:

a)    Ontem eu_____um lobo-do-mar. (conhecer)

b)    No mês passado, os alunos_____verbos. (estudar)

c)    Hoje_____um bonito dia. (estar)

d)    No próximo ano eu_____no ensino médio. (estar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.