segunda-feira, 1 de junho de 2020

Turma 91-Matemática-Profª Andrea (01/06 à 05/06)


Atividades domiciliares n.º09/Turma 91/ Matemática/Prof.ª Andrea.
Período de:01/06 à 05/06
Datas das Aulas:01/06-02/06-03/06 e 05/06
Instruções:
  • Copiar e resolver no caderno de Matemática.
  • Acesse os links e assista aos vídeos para auxiliar na compreensão do conteúdo. Ao final de cada conteúdo está o link de vídeo referente.

REVISÃO: Copie no caderno de Matemática
Matemática Potências com expoente Fracionário:










Observe o exemplo acima:³√81,observe que o número 81 não está na forma de potência, logo devemos transformá-lo em ³√34.Como fazemos isso? Simplesmente fatoramos o número 81 e depois escrevemos o resultado em forma de potência:









Assista ao vídeo do Canal Futura “Potências com expoente fracionário-9 ano”:https://www.youtube.com/watch?v=oHFKPLi-8IY&list=PL9kCZuM_-qEd9e7Lo3EMqX-r-K23L6Tez&index=8&t=0s



Propriedade dos Radicais:












Na atividade domiciliar n.06(27/04 à 30/4) está detalhada cada umas das propriedades.

Assista aos vídeos:
Canal Futura: Propriedade dos Radicais-Matemática-9 ano:


Operações com Radicais
Adição e Subtração de Radicais:
Quando temos Radicais semelhantes(aqueles que tem o mesmo radicando e índice),em uma adição ou subtração, podemos reduzi-los a um único radical. Para tal somamos ou subtraímos os fatores externos destes Radicais.
Exemplo:

³√3 +5 ³√3 + 11 ³√3 =(1+5+11) ³√3=17 ³√3
Quando não aparece fator externo na frente de um Radical, escrevemos o número 1.

Na subtração fazemos o mesmo, só que diminuímos os fatores externos no lugar de somar.

Assista ao Vídeo: Canal Futura-Adição e subtração de Radicais-Matemática-9ano:

Multiplicação e Divisão:
Multiplicamos ou dividimos os Radicais que tem o mesmo índice:

³√6 . ³√3= ³√18
5√8 . 5√4= 5√32=2

Quando o resultado da Multiplicação ou divisão der um radical que possua raiz exata, escreva o resultado.

Na divisão é realizada a mesma operação, desde que os índices sejam iguais.

Quando o Radical possuir fator externo, multiplicamos ou dividimos fator externo com fator externo e radicando com radicando:75 . 29=(7.2)5.9= 1445

Assista ao Vídeo: Canal Futura-Multiplicação e Divisão de Radicais-Matemática-9ano:

Racionalização:
Raízes inexatas são números irracionais:³√3,√3,√2,√7 são alguns exemplos de raízes inexatas. Quando uma fração possuí uma raiz inexata em seu denominador, devemos racionalizar.
Como faremos isso? Multiplicando o numerador e o denominador desta fração pela raiz que está no denominador.















Assista ao vídeo: Canal Futura-Racionalização-Matemática-9 ano:

A atividade domiciliar desta semana tem o objetivo de revisar os conteúdos que estudamos até agora. Copie em seu caderno, assista aos vídeos e anote suas dúvidas.
Copie e resolva em seu caderno de matemática, os exercícios do livro: Matemática/9º ano/ Bianchini
Página:52- exercício 22
Página 55- exercícios26 e 29
Página 58- exercício 41
Encaminhe suas dúvidas para meu whatsapp, messenger ou e-mail:
professora.andreaxavier@gmail.com

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