terça-feira, 9 de junho de 2020

Turma 92 - História - Professora Suélen (08/06)




Atividade de avaliação



> Leia o texto abaixo. Depois busque em seu caderno as anotações da atividade anterior e releia as páginas 70 a 80 do livro de História. 


> Feito isso, assista ao vídeo abaixo. É um vídeo curto, tem desenhos e facilitará a sua compreensão sobre a Primeira Guerra Mundial.


> Depois copie as questões abaixo em uma folha para entregar. Você deve entregar essas questões respondidas na escola até o dia 19/06. Não esqueça de colocar seu nome completo, data e turma!

Horário para entrega de atividades na escola: 9h às 11h ou 14h às 15h. Esse horário foi estabelecido para evitar aglomerações. 





Imperialismo


O Imperialismo do século 19 consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.

Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início após o processo de industrialização de suas economias. A industrialização gerou uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados.

Ao mesmo tempo, a industrialização também exigia uma integração econômica nunca vista antes. O capital gerado pela indústria, isto é, toda a riqueza do processo de produção – desde maquinários até produtos para consumo –, precisava de crédito e de sustentação financeira. Os setores do capital financeiro (bancos e bolsas de valores) passaram a se integrar com o setor das indústrias, criando assim maneiras de estruturar a complexidade da economia mundial integrada.

O processo de expansão foi marcado por várias tensões e guerras. A África, por exemplo, teve seu território divido nesta época entre as nações europeias, num evento denominado Conferência de Berlim. Essa divisão caracterizou-se pela completa arbitrariedade, povos inteiros foram desagregados com a nova divisão territorial, enquanto alguns se mesclaram com outros que eram seus rivais históricos. A Inglaterra, nessa época, ficou conhecida como o grande Império “onde o Sol não se põe”, exatamente por conta de sua vasta expansão, que integrava grandes países, como a Índia e a Austrália.

Não muito diferente do colonialismo dos séculos 15 e 16, que utilizou como desculpa a cristianizar outros povos; o neocolonialismo (imperialismo) do século 19 usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia para o mundo. O Imperialismo chegou ao seu ponto máximo no início do século XX, quando as tensões nacionalistas se tornaram mais fortes. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é fruto direto desse processo de disputa por territórios nos continentes africano e asiático.








https://www.youtube.com/watch?v=ZfZAle8CVgg

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - Resumo Desenhado



Questões 



1. O que foi a corrida armamentista? 

2. Qual a relação entre a industrialização, a partilha dos territórios africanos e a primeira guerra mundial?

3. Como o nacionalismo foi utilizado para levar as pessoas a irem para as lutas armadas?

4. O que foi o revanchismo francês?

5. Quais países formaram a Tríplice Aliança e quais países formaram a Tríplice Entente?

6. Por que o assassinato de Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austríaco) é considerado o estopim para que se iniciasse a Primeira Guerra Mundial?

7. Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial em 1917?

8. Como a intervenção dos Estados Unidos influenciou para o fim da Guerra? Explique.

9. O que foi o Tratado de Versalhes? O que o Tratado de Versalhes determinava para a Alemanha? Como ficou a Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.