segunda-feira, 15 de junho de 2020

Turmas 51 e 52 - Língua Portuguesa e Ciências - Profª Aline Klein


Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline Klein
Período que corresponde a atividade domiciliar15 a 19 de junho de 2020.



ATIVIDADE DO DIA 15/06/20 (segunda-feira)

Aula de Língua Portuguesa: Tonicidade das palavras

ORIENTAÇÕES:

- Para essa atividade, você precisa ter em mãos o LIVRO DE PORTUGUÊS distribuído na escola;
- Abra o livro na página 35;
- Leia, com muita atenção e em voz alta, a letra da canção “Cavalo Piancó” e, se for possível, ouça-a acessando o link do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=0ebbrWYcTy4) ou baixando o áudio enviado pela professora no grupo de Whatsapp da turma. Esta música é um pouco diferente do que estamos acostumados aqui no Rio Grande do Sul, pois trata-se de uma canção infantil típica do Estado do Piauí.
- Coloque a DATA desta atividade em seu caderno de português;
- Ainda no caderno de português copie apenas o título da canção e fonte (de onde ela foi tirada). Não é necessário copiar a letra da música!
- Seguindo na página 35, copie e responda no caderno de português a atividade onde diz: “Na letra de uma canção, o ritmo é produzido pelas rimas...”


ATIVIDADE DO DIA 16/06/20 (terça-feira)

Aula de Língua Portuguesa: Tonicidade das palavras

ORIENTAÇÕES:

- Pegue o caderno de português e revise a folhinha de explicação e as atividades sobre SÍLABA TÔNICA;
- Pegue o LIVRO DE PORTUGUÊS distribuído na escola;
- Releia a letra da canção “Cavalo Piancó”, da página 35, se necessário;
- Lembre-se que a leitura deve ser feita com atenção e em voz alta;
- Coloque a DATA desta atividade em seu caderno de português;
- Ainda no CADERNO DE PORTUGUÊS copie e responda as atividades 2 e 3 da página 36.
- Para ajudar na interpretação, a professora colocará algumas opções de respostas para a atividade 2. Escolha a opção correta e copie-a para responder.

POSSÍVEIS RESPOSTAS PARA A ATIVIDADE 2:
a)     As palavras não fazem rima exata porque não tem o mesmo número de silabas.
b)     As palavras não fazem rima exata porque a sílaba pronunciada de modo mais forte é diferente em cada par.
c)     As palavras não fazem rima exata porque iniciam com sílabas diferentes.


ATIVIDADE DO DIA 17/06/20 (quarta-feira)

Aula de Língua Portuguesa: Classificação quanto à tonicidade das palavras

ORIENTAÇÕES:

- Coloque a DATA desta atividade em seu CADERNO DE PORTUGUÊS;
- Copie a explicação sobre CLASSIFICAÇÃO QUANTO À TONICIDADE em seu caderno;
- A palavra “tonicidade” refere-se à sílaba tônica das palavras, as quais já estudamos nas aulas presenciais;
- Abra o livro de português na página 36;
- Leia, com muita atenção e em voz alta, copie e responda a atividade 4.


Explicação sobre:

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À TONICIDADE

ü  OXÍTONA: quando a sílaba tônica é a ÚLTIMA.
EXEMPLO: he-rói

ü  PAROXÍTONA: quando a sílaba tônica é a PENÚLTIMA.
EXEMPLO: ni-nha-da

ü  PROPAROXÍTONA: quando a sílaba tônica é a ANTEPENÚLTIMA.
EXEMPLO: -gi-ca


DIA 18/06/20 (quinta-feira)
Hora-atividade da professora

ATIVIDADE DO DIA 19/06/20 (sexta-feira)

Aula de Ciências: Água

ORIENTAÇÕES:

- Nesta aula iremos começar a estudar a respeito da água;
- Abra o livro de CIÊNCIAS na página 110 (Nossos hábitos de consumo e a “saúde” do planeta);
- Leia, com muita atenção e em voz alta, o encarte que diz: “Quanta água estamos gastando?”
- Realize a experiência demonstrada na página 111 (Vamos investigar quanta água gastamos para lavar as mãos?). Peça para alguém tirar fotos e/ou gravar enquanto você realiza a experiência. Envie este material para o Whatsapp da professora; 
- No CADERNO DE CIÊNCIAS coloque a data desta atividade e o título do nosso estudo: Nossos hábitos de consumo e a “saúde” do planeta.
- Não é necessário copiar os textos ou desenhos;
- Copie e responda, no caderno de Ciências, as questões abaixo.

QUESTÕES:

1-     Na experiência que você realizou, quanto de água utilizou para lavar as mãos? Responda colocando os mililitros ou litros utilizados.
2-      Você acha que gastou bastante ou pouca água?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.