Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline KleinPeríodo que corresponde a atividade domiciliar: 15 a 19 de junho de 2020.
ATIVIDADE DO DIA 15/06/20
(segunda-feira)
Aula de Língua Portuguesa: Tonicidade das palavras
ORIENTAÇÕES:
- Para essa atividade, você precisa ter em mãos
o LIVRO DE PORTUGUÊS distribuído na escola;
- Abra o livro na página 35;
- Leia, com muita atenção e em voz
alta, a letra da canção “Cavalo Piancó” e, se for possível, ouça-a
acessando o link do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=0ebbrWYcTy4) ou baixando o áudio enviado pela professora no
grupo de Whatsapp da turma. Esta música é um pouco diferente do que estamos
acostumados aqui no Rio Grande do Sul, pois trata-se de uma canção infantil
típica do Estado do Piauí.
- Coloque a DATA desta atividade em seu caderno
de português;
- Ainda no caderno de português copie apenas o
título da canção e fonte (de onde ela foi tirada). Não é necessário copiar a
letra da música!
- Seguindo na página 35, copie e responda no
caderno de português a atividade onde diz: “Na letra de uma canção, o ritmo é
produzido pelas rimas...”
ATIVIDADE DO DIA 16/06/20
(terça-feira)
Aula de Língua Portuguesa: Tonicidade das palavras
ORIENTAÇÕES:
- Pegue o caderno de português e revise a
folhinha de explicação e as atividades sobre SÍLABA TÔNICA;
- Pegue o LIVRO DE PORTUGUÊS distribuído na
escola;
- Releia a letra da canção “Cavalo Piancó”, da
página 35, se necessário;
- Lembre-se que a leitura deve ser feita com
atenção e em voz alta;
- Coloque a DATA desta atividade em seu caderno
de português;
- Ainda no CADERNO DE PORTUGUÊS copie e
responda as atividades 2 e 3 da página 36.
- Para ajudar na interpretação, a professora
colocará algumas opções de respostas para a atividade 2. Escolha a opção
correta e copie-a para responder.
POSSÍVEIS RESPOSTAS PARA A ATIVIDADE 2:
a)
As palavras não fazem rima exata porque não tem
o mesmo número de silabas.
b)
As palavras não fazem rima exata porque a
sílaba pronunciada de modo mais forte é diferente em cada par.
c)
As palavras não fazem rima exata porque iniciam
com sílabas diferentes.
ATIVIDADE DO DIA 17/06/20
(quarta-feira)
Aula de Língua Portuguesa: Classificação quanto à tonicidade das
palavras
ORIENTAÇÕES:
- Coloque a DATA desta atividade em seu CADERNO
DE PORTUGUÊS;
- Copie a explicação sobre CLASSIFICAÇÃO QUANTO À TONICIDADE em seu caderno;
- A palavra “tonicidade” refere-se à sílaba
tônica das palavras, as quais já estudamos nas aulas presenciais;
- Abra o livro de português na página 36;
- Leia, com muita atenção e em voz alta,
copie e responda a atividade 4.
Explicação sobre:
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À
TONICIDADE
ü OXÍTONA: quando
a sílaba tônica é a ÚLTIMA.
EXEMPLO: he-rói
ü PAROXÍTONA: quando
a sílaba tônica é a PENÚLTIMA.
EXEMPLO: ni-nha-da
ü PROPAROXÍTONA: quando
a sílaba tônica é a ANTEPENÚLTIMA.
EXEMPLO: ló-gi-ca
DIA 18/06/20 (quinta-feira)
Hora-atividade da professora
ATIVIDADE DO DIA 19/06/20
(sexta-feira)
Aula de Ciências: Água
ORIENTAÇÕES:
- Nesta aula iremos começar a estudar a
respeito da água;
- Abra o livro de CIÊNCIAS na página 110
(Nossos hábitos de consumo e a “saúde” do planeta);
- Leia, com muita atenção e em voz alta, o
encarte que diz: “Quanta água estamos gastando?”
- Realize a experiência demonstrada na página
111 (Vamos investigar quanta água gastamos para lavar as mãos?). Peça para
alguém tirar fotos e/ou gravar enquanto você realiza a experiência. Envie este
material para o Whatsapp da professora;
- No CADERNO DE CIÊNCIAS coloque a data desta
atividade e o título do nosso estudo: Nossos
hábitos de consumo e a “saúde” do planeta.
- Não é necessário copiar os textos ou desenhos;
- Copie e responda, no caderno de Ciências, as
questões abaixo.
QUESTÕES:
1-
Na experiência que você
realizou, quanto de água utilizou para lavar as mãos? Responda colocando os
mililitros ou litros utilizados.
2-
Você acha que gastou bastante ou pouca água?
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