quarta-feira, 17 de junho de 2020

Turma 62 - História - Professora Suélen (15/06 a 19/06)




Reinos africanos da antiguidade

O capítulo 6 do livro de História trata sobre o Egito antigo e o Reino de Cuxe. São essas duas civilizações que abordaremos nessa atividade.
Sendo assim, façam a leitura desse capítulo, que inicia na página 90 e vai até a 105.

Essas atividades são avaliativas. Sendo assim, você precisa me mostrá-las até o dia 25/06. Isso pode ocorrer de duas formas: você pode fazer as atividades no seu caderno e me enviar as fotos delas pelo whats ou entregá-las na escola.
Você deve copiar as atividades em uma folha se for entregar na escola ou copiar no seu caderno se for enviar as fotos para o meu whats.



Se puder, clique no link acima e observe os vários objetos que foram criados pelos egípcios na Antiguidade.
Esse é um passeio virtual pela exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade”. A exposição que você verá está no Centro Cultural do Banco do Brasil no estado de São Paulo.



Atividades


 1. Em qual continente está/estava localizado o Egito?

2. Observe o mapa da página 93 e responda as questões.

a.    Qual é o nome do rio que banha as terras do Egito?
b.   Preste atenção na legenda do mapa e cite o nome das duas cidades importantes mais importantes do Egito antigo.


3.  Leia a página 95 do seu livro de História e responda:

a.    Como uma pessoa se tornava escrava no Egito antigo?

b.    Quais trabalhos as pessoas escravizadas desempenhavam no Egito antigo?

c.   A sociedade no Egito antigo era hierarquizada, ou seja, havia poucos grupos sociais com muito poder e riquezas, e a maioria da população tinha uma vida bastante simples. Essa parte da população, que vivia de forma bastante simples e que era maioria, eram os camponeses (ou felás). Eles trabalhavam nas plantações e na criação de animais e eram pessoas livres, ou seja, não eram escravizados.
No seu livro, na página 95, está escrito que os camponeses viviam em regime de servidão coletiva. Isso quer dizer que eles eram livres, mas não completamente livres. Leia essa página e explique o que significava viver em regime de servidão coletiva.

4. Leia a página 97 e responda:

a.    Quem era o faraó?

b.    Quem auxiliava o faraó a governar o Egito antigo?

c.    Cite o nome de duas mulheres faraós do Egito antigo.

5. Na página 98 do seu livro, você encontrará informações sobre a religiosidade do egípcios antigos. Sendo assim, leia essa página e responda as questões.

a. O que era a mumificação?

b. Por que os egípcios antigos consideravam importante conservar o corpo dos mortos?

6. Os egípcios criaram um sofisticado sistema de escrita. Existiam três formas de escrita no Egito antigo e elas eram utilizadas em diferentes situações. Leia a página 101 e faça o que se pede.

a.    Cite o nome das três escritas egípcias.

b.    Qual dessas escritas era utilizada dentro dos templos, das pirâmides e dos túmulos?




BOM TRABALHO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.