quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Turma 72 - Geografia - Prof. Evandro - 21/09 - 25/09

 

Nome:                                                        Turma: 72                      Data: 21/09 – 25/09

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana, vamos trabalhar com os impactos causados no solo.

2º Momento:

Páginas do livro didático para LEITURA.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

-----------------------------------------------------------

--------------------------------------------------

3º momento:  Leitura do texto.

Observe a fotografia abaixo. Ela retrata uma área do município de Manoel Viana, localizado no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, onde, nas últimas décadas, vem ocorrendo um processo chamado arenização dos solos.

Na região dos Pampas, porção sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, a retirada descontrolada da vegetação natural para a prática da pecuária e de lavouras monocultoras, principalmente de soja, vem provocando a exposição excessiva dos solos arenosos daquela região aos processos erosivos.


O processo de arenização ocorre em terrenos de solo arenoso quando o escoamento da água das chuvas em solo sem cobertura vegetal adequada cria voçorocas, que, por sua vez, com o passar do tempo, também são expandidas pela ação erosiva dos ventos.

A ação humana contribui para agravar o processo de arenização. Práticas inadequadas de manejo de solos, como o cultivo de lavouras sem maiores cuidados em solos que já possuem baixa fertilidade, agravam ainda mais a resistência do solo, intensificando a ação dos processos erosivos.

O crescimento do número de terrenos com arenização é preocupante para os agricultores locais, pois representa a diminuição das áreas agricultáveis (terreno que pode ser preparado para o cultivo de lavouras). Além disso, a expansão dos areais pode causar prejuízos muito maiores em um futuro não muito distante, caso não seja contida o mais breve possível.

Atualmente, existem duas principais propostas de combate à arenização. Uma delas propõe que a melhor medida a ser tomada seria o desenvolvimento da silvicultura, ou seja, plantação de eucaliptos, nas áreas afetadas. A segunda proposta, contrária ao cultivo de eucalipto, defende que a solução estaria na valorização da pequena propriedade rural e nas atividades agropecuárias por elas desenvolvidas em concordância com ações de preservação do meio ambiente.

___________________

Paula, Marcelo Moraes Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.

 4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data;

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

Atividades

1. Explique com suas palavras o que é arenização dos solos.

2. A ação humana tem contribuído para agravar o processo de arenização. Explique algumas práticas inadequadas desta ação.

3. De que maneira é possível combater a arenização?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.