terça-feira, 22 de setembro de 2020

Turma 81, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADES DOMICILIARES DE LÍNGUA PORTUGUESA

21/09/20 até 25/09/20

 

1) Leia o texto abaixo:

Quanto vai restar da floresta?

No fim do ano passado, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma previsão que deixou muita gente de cabelo em pé: quase metade da Amazônia poderia sumir nos próximos 20 anos, devido a um projeto de asfaltar estradas, canalizar rios e construir linhas de força e tubulações de gás na floresta. O governo, que é responsável pela preservação da Amazônia e pelas obras, acusou os cientistas de terem errado a conta e estarem fazendo tempestade em copo d’água.

Você deve estar pensando, no final das contas, se a floresta está em perigo. A resposta é: se nada for feito, está.

Fonte: Cláudio Ângelo, Folha de São Paulo, São Paulo, 10/02/2001.

No texto, o autor está se dirigindo:

a) Aos cientistas.

b) Ao governo.

c) A um amigo.

d) Ao leitor.

 

2) Você deve ter ouvido falar que, além da Amazônia, o Pantanal tem sofrido ações dos seres humanos que podem ter resultados irreversíveis para todo o planeta Terra. Qual sua opinião sobre o assunto?

3) Pelo texto acima é perceptível que governantes daquela época e da atualidade demonstram não dar muita importância sobre a gravidade do assunto referente à destruição da natureza. Escreva frases de protesto para governantes e demais pessoas que não se importam com a aniquilação das riquezas naturais do Brasil?

4) Segundo o texto, já se passaram quase 10 anos da previsão feita no final de 2000 (a data do texto é 10/02/2001). Nessa perspectiva, em 10 anos não existirá mais a Amazônia que conhecemos hoje. Você acredita nisso ou acha tratar-se de uma ideia pessimista? Explique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.