quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Turma 71 - Geografia - Professora Fernanda (26 a 29/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 30

Disciplina: Geografia | Turma: 71 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 26 a 29/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😀


Copie e leia o texto abaixo:

Na última atividade de Geografia, estudamos características do espaço rural brasileiro. Em geral, os espaços rurais tem como características a menor concentração de habitantes e a realização de atividades como a agricultura e a pecuária.

            Na atividade desta semana, estudaremos características do espaço urbano brasileiro. O espaço urbano, em geral, tem como características uma maior concentração de habitantes e o desenvolvimento de atividades econômicas como a indústria, o comércio e outros serviços.

 

Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):

 

Industrialização e urbanização no Brasil

Atualmente, 85% dos brasileiros vivem nas cidades. Isso significa que a população brasileira é predominantemente urbana. Desde 1940, tem havido um aumento da população urbana brasileira.

Essa mudança nas características da população brasileira foi resultado, sobretudo, dos processos de industrialização (criação de indústrias) e urbanização (crescimento das cidades) do país. A intensificação das atividades industriais passou a ocorrer a partir da metade do século XX (lê-se 20) e trouxe significativas alterações no modo de vida das pessoas.

Até o final do século XIX (lê-se 19), a atividade industrial no Brasil era pouco expressiva, resumindo-se às indústrias de bens de consumo não duráveis, como fábricas de tecidos, roupas, fumo e bebidas. Esse setor da economia começou a ganhar força ao longo do século XX, por meio de uma série de medidas governamentais. Entre essas medidas estão, principalmente, o estímulo à criação de indústrias de base (refinarias de petróleo e siderúrgicas), de bens de consumo duráveis (indústria de automóveis, eletrodomésticos, móveis, etc.), além de investimentos em setores de infraestrutura, como transporte e energia.

 

Principais características da urbanização brasileira

A atividade industrial, de certa forma, impulsionou o processo de urbanização, à medida que estimulou a mecanização (uso de máquinas) no campo. Essa mecanização, entre outros fatores, provocou a vinda de um grande número de pessoas que vivia nas áreas rurais para as áreas urbanas (chamada êxodo rural), à procura de empregos na atividade industrial, acesso mais facilitado ao comércio e a serviços de educação, além de saúde e lazer.

 

O crescimento das cidades e os problemas urbanos

Para atender às crescentes necessidades da população urbana, é necessário investir em diferentes áreas, como em redes de transporte, saneamento básico, educação e construção de escolas, postos de saúde e segurança pública. Quando esses investimentos públicos não são realizados, identificamos uma série de problemas que, em áreas densamente povoadas, atingem grandes proporções.

Veja alguns desses problemas a seguir:

·   Atualmente, as atividades econômicas da área urbana não conseguem absorver o número de pessoas desempregadas que vivem nas cidades.

·   Segundo o IBGE, em 2015, cerca de 10% da população economicamente ativa (entre 18 e 60 anos), tanto da área urbana quanto rural do país, estavam desempregadas.

·  Nessas condições, muitas pessoas tornam-se trabalhadores informais (...), que trabalham sem carteira assinada e direitos trabalhistas, como férias e décimo terceiro salário.

·    A má distribuição de renda no país, que gera um alto índice de pobreza, associado ao lento e burocrático sistema judiciário e de segurança pública, vem aumentando a criminalidade no espaço urbano.

·  O aumento do número de veículos em circulação nas grandes cidades causa congestionamentos em vias de trânsito intenso.

·    A precariedade na distribuição de água potável e no tratamento de esgoto, ou seja, a falta de saneamento básico, implica diretamente na saúde da população em muitos centros urbanos do país.

 

Referência: CAMARGO, Neiva Torrezani. Vontade de saber : geografia : 7º ano : ensino fundamental : anos finais. 1 ed.. São Paulo: Quinteto, 2018. p. 56-61.

 

Copie e responda as atividades abaixo:


1.    Faça um resumo com as informações que você considerou mais importantes no texto.

2.    Por que o processo de industrialização é uma das causas do êxodo rural (saída das pessoas do campo para as cidades)?

3.    No município em que você vive, existem problemas urbanos como os que foram citados no texto? Quais? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.