quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Turma 61 - Geografia - Professora Fernanda (26 a 29/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 30

Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 26 a 29/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😀


Para começar a atividade de Geografia desta semana, revise a atividade da semana anterior (Semana 29) e relembre o que você aprendeu. Escreva os significados dos termos abaixo:

·         Tempo atmosférico

·         Atmosfera


Na atividade desta semana, continuaremos o estudo do tempo atmosférico, com o objetivo de identificar as relações entre os movimentos da Terra, a circulação da atmosfera e o tempo atmosférico.

 

Copie e leia o texto abaixo:

 

Entende-se por circulação atmosférica a movimentação do ar atmosférico. A circulação atmosférica ocorre em razão da diferença de luz solar recebida pela Terra ao longo de sua extensão. As regiões que se localizam mais próximas da Linha do Equador recebem mais luz solar e, por isso, tornam-se mais aquecidas. Enquanto nas regiões polares, a quantidade de luz solar recebida é menor e o aquecimento também. Desse modo, para que haja um maior equilíbrio, acontecem muitas trocas de massas de ar entre as regiões mais quentes e as mais frias.

A movimentação das massas de ar só é possível graças às diferenças de pressão atmosférica (por causa da ação da gravidade, a atmosfera exerce pressão sobre qualquer objeto ou corpo na superfície terrestre). O ar frio é mais pesado e, por isso, tende a descer e provocar uma pressão maior, enquanto o ar quente tende a subir e diminuir a pressão da atmosfera. Como a descida do ar frio e a subida do ar quente acontecem ao mesmo tempo, observa-se uma movimentação constante e circular dessas massas, que é responsável pelos ventos e pelas variações do tempo atmosférico, como as diferenças de temperatura e as chuvas.

 

A figura abaixo mostra a circulação de ar atmosférico. As setas, em várias direções, representam esse movimento do ar em relação à superfície da Terra:



Copie e responda a atividade abaixo:

 

1.    Explique o que é a circulação geral da atmosfera.

2.    A figura acima mostra diversas setas, em várias direções da superfície terrestre. O que as setas representam?

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