terça-feira, 27 de outubro de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 26/10 - 29/10.

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 26/10 – 29/10

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos conhecer a vegetação do continente americano.

 2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Vegetação

155 e 156

3º Momento:  Fazer a leitura do texto.


Importância das formações vegetais

 

A bióloga e ambientalista Nurit Bensusan escreveu um livro no qual faz provocações ao leitor, a começar pelo título. A seguir, veja a capa e leia um trecho da obra.

Responda às questões de 1 a 3.


Até pouco tempo atrás as florestas eram vistas como um obstáculo ao desenvolvimento econômico. Alguns grupos de pessoas, como muitos dos grandes produtores agrícolas, ainda pensam dessa forma, porém, hoje sabemos que as florestas e outras formações vegetais preservadas têm grande importância ambiental, econômica e social.

Além da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, existem outros tipos de florestas em todo o mundo que vêm sendo bastante devastadas.

 

O que é um ecossistema e um bioma           

Quando se fala em ecossistemas e biomas, tratamos de conjuntos. Embora distintos nos seus elementos e abrangência, podem se sobrepor, interceder e se completar. 

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, ele mentos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais. Estes componentes interagem através das transferências de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.

Como são definidos pela rede de interações entre organismos, e entre os organismos e seu ambiente, ecossistemas podem ter qualquer tamanho. [...]

 O bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Em outras palavras, ele pode ser definido como uma grande área de vida formada por um complexo de ecossistemas com características homogêneas.

Muitas vezes, o termo “bioma” é utilizado como sinônimo de “ecossistema”, mas, diferente do ecossistema, à classificação de bioma interessa mais o meio físico (a fisionomia da área, principalmente da vegetação) que as interações que nele ocorrem. O perfil do local e a dimensão também importam na classificação: um ecossistema qualquer só será considerado um bioma se suas dimensões forem de grande escala. [...]

Fonte: O ECO. O que é um ecossistema e um bioma.

 

Ecossistemas e interações na natureza 

Os seres vivos estabelecem complexas interações com a água, o clima, o solo, o relevo, a atmosfera e a vegetação. Essas interações, em diferentes escalas, formam uma grande variedade de ecossistemas no planeta Terra.

   Um ecossistema pode ser entendido como a combinação, a coexistência e a interação de elementos bióticos (seres vivos) e abióticos (rochas, solo, clima etc.). O tamanho de um ecossistema pode variar bastante, desde um vaso com uma única planta até uma floresta ou o fundo de um rio, por exemplo.             

Como todas as espécies animais e vegetais necessitam de quantidades específicas de calor, luz, água e nutrientes para desenvolver o ciclo da vida, esses elementos – isolados ou combinados – são importantes fatores que diferenciam um ecossistema de outro.             Temperaturas muito baixas, por exemplo, limitam o crescimento de alguns tipos de plantas e animais, que só sobrevivem em condições de temperatura mais elevadas. A presença de luz é outro exemplo de fator determinante para definir as espécies de um ecossistema, pois influencia o comportamento e a distribuição dos seres vivos e também suas características.

Diversas espécies animais contribuem para a reprodução das plantas, possibilitando a formação e a manutenção das matas.

 



4º momento: Atividades - Registrar no caderno.

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

 1. Quais formações vegetais foram citadas pela autora?

2. De acordo com o texto, qual é a importância das florestas?

3. Como você responderia às duas últimas perguntas feitas pela autora no final do trecho transcrito?

4. Considerando a cobertura vegetal original das "florestas temperadas e boreais", em qual continente a devastação foi maior?

5. Diferencie bioma e ecossistema.

6. Com base no exemplo da ilustração, explique a importância dos animais para a preservação da floresta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.