terça-feira, 27 de outubro de 2020

Turma 92 - Geografia - Prof. Evandro - 26/10 - 29/10.

 

Nome:                                                        Turma: 92                       Data: 26/10 – 29/10

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos estudar o Relevo a hidrografia do continente europeu.

2º Momento:
- Utilize dicionário.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Europa – Aspectos naturais

99 até 103 - 108 até 110

Europa: Relevo e hidrografia - leitura do texto

O que em primeiro lugar se nota no relevo da Europa á a presença de elevadas cadeias montanhosas numa posição geográfica de certa continuidade. São os dobramentos alpinos do sul, formados por terrenos de pouca resistência geológica, em consequência da deriva continental, na era terciária (Cenozoica).

Os Alpes do Sul encontram-se entre a Franca, a Suíça, a Áustria, o sul da Alemanha e o norte da Itália. São altas montanhas nevadas, uma delas é o monte Branco — ponto mais elevado da Europa ocidental, com 4.807 metros —, localizado entre a Franca e a Itália.

Observe que, ao sul dos Alpes e acompanhando toda a extensão da Península Itálica, temos os montes Apeninos, apresentando altitudes geralmente inferiores a 2.000 metros. As suas maiores elevações encontram-se na porção centro-norte do território. Os Apeninos abrigam vulcões como o Etna e o Vesúvio.

Os Alpes Dinaricos ocupam uma vasta região relativamente paralela à linha costeira do mar Adriático. São uma continuação dos Alpes, que caracterizam as terras da Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Macedônia, Grécia, Servia e Montenegro.

Entre a Bulgária, a Grécia e a Turquia europeia temos os montes Balcãs, que suavizam suas altitudes em direção ao mar de Marmara. São eles que dão nome a península.

Contornando toda a Planície Húngara e separados da cordilheira dos Alpes e dos Alpes Dinaricos pelo rio Danúbio, temos os montes Cárpatos. Estes caracterizam principalmente os territórios da Hungria, Romênia, Eslováquia e República Tcheca.

Entre os mares Negro e Cáspio, está a Cadeia do Cáucaso. Trata-se de uma expressiva elevação montanhosa, onde o grande destaque é o monte Elbrus com 5.643 metros, o mais alto de toda a Europa. E nesse terreno montanhoso que se encontram a Armênia, o Azerbaijão, a Ge6rgia e a fronteira da Federação Russa.

Voltando para o oeste podemos ver, na fronteira entre Espanha e Franca, os montes Pireneus.

Ao norte, estão os Alpes Escandinavos — montanhas de terrenos muito antigos e desgastados.

Alias, o norte europeu é dominado pelo Escudo Escandinavo. São os maciços antigos que aparecem, predominantemente em forma de planaltos, espalhados pelo território europeu.

A maior parte do continente é constituída de bacias sedimentares. São baixos planaltos e extensas planícies que se ampliam do oeste em direção ao leste. A mais vasta planície europeia é a Planície Russa, que domina praticamente todo o território da Federação.

A utilização dos rios e dos lagos

            Há, em algumas porções do território europeu, grande utilização dos rios e dos lagos como vias de circulação, em virtude do barateamento do custo operacional desse transporte.

            O progresso rápido experimentado por certas regiões europeias criou, por outro lado, problemas muito sérios às aguas continentais, em virtude do despejo de detritos industriais.

            No entanto, medidas saneadoras tomadas por alguns países não apenas puderam recuperar, como procuram manter os níveis satisfatórios de qualidade dessas águas, havendo até a sua utilização para o lazer das populações.

 



4º Momento: Atividades

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo da turma(WhatsApp), me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

 

1. Observe atentamente o mapa (consulte o da página 100) para completar as informações:

a) A planície Germano-polonesa situa-se na parte _________________ da Europa, ao sul da península _________________, e é banhada pelo mar _____________________.

b) A meseta Espanhola situa-se na península _______________ e separa-se do restante do continente europeu pelos ____________________.

c) Na península Escandinava situa-se a cordilheira conhecida como __________________; a oeste da península fica o mar ___________________________.

d) A planície Húngara é uma região baixa cercada de altas montanhas: a oeste estão os Alpes; a sudoeste aparecem os _____________________; ao norte, as montanhas dos ________________________; e ao sul, as elevações dos __________________.

e) Om montes _______________________ localizam-se ao sul dos Alpes Dináricos na península ____________________ entre os mares ____________ e ______________.

f) Os Apeninos atravessam de norte a sul a ___________________, que é banhada pelos mares _________________e _________________, nomes locais do mar __________________.

Utilize as palavras-chave para completar as informações:

da Noruega – Pireneus – Ibérica – central – Báltico – Escandinava – Alpes Escandinavos – Mediterrâneo – Balcãs – Pindos – Adriático – Jônico – Cárpatos – Alpes Dináricos – Egeu – Balcânica – Tirreno – península Itálica.

2. observe atentamente o mapa, compare com o planisfério de referência e procure associar as colunas:

 

1) Suécia

(     ) maciço Central

2) Alemanha

(     ) montes Pindos

3) Grécia

(     ) Alpes Escandinavos

4) Espanha

(     ) planície Germano-polonesa

5) França

(     ) Pireneus

 

3. Classifique o relevo europeu, preenchendo a tabela seguinte:

Acidente de relevo

Denominação

Planícies: áreas baixas em relação às áreas vizinhas, planas e que sofrem processo de sedimentação

 

Maciços da Era Primária: antigas montanhas reduzidas a planaltos

 

Montanhas: áreas de dobramentos modernos, bastante elevadas.

 

 

4. Consulte o mapa da página 102 e complete as informações:

a) Dois grandes rios atravessam a península Ibérica e desaguam no oceano Atlânticos. São os rios _______________ e ___________________.

b) Atravessando a península Ibérica, mas desaguando no mar Mediterrâneo, temos o rio _______________________.

c) O rio Ural complementa os limites da Europa com a Ásia e desemboca no _________________________.

d) Os rios Oder e Vístula deságuam no _________________________, e o rio Dnieper despeja suas água no ___________________________.

e) Um grande rio europeu, que atravessa inúmeros países e desemboca no mar Negro, é o _________________________, mas os rios Pó e Tibre, respectivamente, despejam suas águas no _________________e no mar _______________________.

f) O rio Reno e seu afluente, o Ruhr, desembocam no mar ____________________, trecho mais abrigado e manos profundo do oceano ___________________.

Utilize as palavras-chave para completar as informações:

Ebro – Tejo – mar Báltico – Danúbio – mar Negro – Mediterrâneo – do Norte – Douro – mar Cáspio – Adriático – Atlântico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.