quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Turma 72 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (26 a 29/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 30

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 72 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 26 a 29/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😀


            Na atividade de Ensino Religioso desta semana, estudaremos exemplos de líderes de algumas religiões, como o Candomblé, a Umbanda e o Judaísmo. Para começar, revise o texto e a atividade da atividade anterior (Semana 29).

 

Leia os textos abaixo (não é preciso copiar):

 

Candomblé e Umbanda

O líder religioso no Candomblé é geralmente chamado de “pai de santo”, “mãe de santo” ou “zelador de santo”. Ele ou ela tem a função de chefe do terreiro, o responsável pelo culto religioso, pela administração do grupo e o zelo pela manutenção da ordem do terreiro.

A Umbanda, que iniciou no Rio de Janeiro entre 1920 e 1930, mistura crenças e rituais africanos com outros rituais. O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso, tanto no Candomblé como na Umbanda, tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.

Nessas tradições religiosas não existem nenhum documento escrito que descreva quem é a pessoa que deve exercer o papel de líder. Apenas é um direito adquirido, reconhecido e respeitado pelos seguidores da religião.


Judaísmo

O povo judeu segue, em sua maioria, a religião judaica. Essa religião tem como um dos seus principais líderes, Moisés. Esse líder religioso viveu no século XIII a.C. e é a figura mais destacada na história do povo de Israel. Seus seguidores acreditam que Moisés, quando criança, foi colocado no rio Nilo e salvo pela filha de um faraó e então cresceu e foi educado no Egito. Moisés, no Monte Sinai, recebeu de Deus a lei conhecida como Decálago (ou Dez Mandamentos), que auxiliou na organização da vida do povo hebreu antes de chegarem à Canaã, à “Terra Prometida”.

O líder espiritual dos judeus é conhecido como rabino. A palavra rabino serve para indicar aquele que ensina e auxilia na aplicação da lei judaica e possui a autoridade sobre a interpretação da Torá.

Os judeus creem na existência de um único Deus criador do universo. Seus seguidores acreditam que para chegar próximo a Deus deve-se estudar os ensinamentos do livro sagrado, a Torá, que ajuda aos fiéis a terem uma vida santa com a esperança da vinda de um Messias que trará consigo toda a paz, vivenciando a fé e a crença nesta esperança.

 

Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 22-26.

 

Copie e responda as atividades abaixo:

 

1.   Complete as frases com as palavras do quadro:

 

LIVRO SAGRADO           PAI DE SANTO          RABINO          ORALIDADE

 

a)  O líder religioso dos judeus é chamado de ____________.

b)  Na Umbanda e no Candomblé, a liderança religiosa costuma ser chamada de ____________.

c)  Na Umbanda e no Candomblé, as tradições religiosas são transmitidas pela ____________, ou seja, através da fala e da escuta.

d)  Os ensinamentos religiosos do Judaísmo são transmitidas através de um ____________, chamado Torá. 

 

2.   Qual são as funções dos líderes religiosos nas três religiões estudadas (Umbanda, Candomblé e Judaísmo)? .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.