quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Turma 92 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (26 a 29/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 30

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 92 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 26 a 29/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😀


Nas atividades anteriores de Ensino Religioso, estudamos diferentes ideias de imortalidade que fazem parte das tradições religiosas, como a ressurreição, a reencarnação e a ancestralidade.

            Na atividade desta semana, estudaremos o sentido de vida e morte, a partir de uma lenda da tradição indígena, a Lenda da Mandioca.

 

Leia o texto a seguir (não é preciso copiar):

 

A Lenda da Mandioca

Conta a lenda que uma índia tupi deu à luz a uma menina que chamava de Mani. Vivia feliz brincando pela aldeia. Todos amavam muito Mani, pois ela transmitia felicidade por onde passava.

Porém, um dia, Mani adoeceu e toda aldeia ficou preocupada e triste. O pajé foi chamado e realizou diversos rituais de cura e rezas para salvá-la. Mas, nada adiantou e a menina morreu.

Os pais de Mani decidiram enterrar o corpo da menina dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume cultural do povo indígena tupi. Os pais regaram o local onde a menina tinha sido enterrada com muitas lágrimas e água.

Após alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro. Em homenagem à filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta.

Os indígenas passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da indiazinha) e oca (habitação indígena).

(SUAPESQUISA. COM - Adaptado)

Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 258.

 

Copie e responda as atividades abaixo:

1.    Em seu caderno, escreva o título e um resumo da Lenda da Mandioca.

2.    Segundo a lenda, a morte de Mani significou um fim ou uma transformação? Explique a sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.