ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 22
Disciplina: Geografia | Turma: 81 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que corresponde a
atividade domiciliar: 31/08 a 04/09/2020.
ORIENTAÇÕES: - Realizar a atividade no caderno de Geografia; - Registrar, no caderno, a data em que a atividade está
sendo realizada; - A atividade será vista pela professora na volta das
aulas presenciais. Bons estudos! 😊 |
Na última atividade de
Geografia, estudamos as teorias que explicam o povoamento do continente americano,
também chamadas de teorias migratórias. A partir dessa semana, estudaremos características físicas e naturais da
América, como o relevo, a hidrografia, o clima, a vegetação e os
recursos minerais. Para começar, vamos relembrar o significado dos termos
citados acima.
Copie e leia o
texto abaixo:
Conceitos importantes para estudar as características físicas e naturais da América
· Relevo: são as formas da superfície terrestre. Essas formas podem ser montanhas, planaltos, planícies e depressões.
· Hidrografia: é o estudo das águas do planeta. Ou seja, os rios, os lagos, os mares e os oceanos.
· Clima: são as características do tempo do tempo atmosférico que se repetem por um longo período de tempo em uma região, que incluem as temperaturas e a quantidade de chuva.
· Vegetação: é o conjunto de plantas existentes em uma região, o que também pode ser chamado de cobertura do solo.
É importante observar que os aspectos físicos/naturais de uma região estão relacionados entre si. Por exemplo: existe relação entre o clima e o tipo de vegetação de uma região. Também é importante observar que as características do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia influenciam nas condições de vida humana e nas atividades que podem ser desenvolvidas. Por exemplo: quais aspectos naturais de uma região propiciam a ocupação humana? Quais são as características físicas que permitem o desenvolvimento da agricultura em uma região?
Observe o mapa abaixo (clique no mapa se quiser ampliá-lo). Preste atenção nas cores e na legenda:
Copie e responda as atividades abaixo:
1. No mapa do relevo, o que as cores utilizadas representam?
2. Qual é o nome (está escrito no mapa) da região de maior altitude da América? Essa região está localizada na América do Sul, Central ou do Norte?
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